Rotinas Acadêmicas - Secretárias e Docentes
Acesso Rápido
- Bolsas
- Cadastro de atas de defesa/qualificação no SIPAC
- Correção de notas
- Credenciamento/Descredenciamento de Docentes
- Criação de Disciplinas
- Desligamento de Discentes
- Marcação de Defesas
- Modelos de Atas
- Treinamento de Docentes
- Orientações: Para solicitar o Credenciamento/Descredenciamento de Docentes, o Programa deverá seguir as orientações abaixo.
- Documento: Resolução CEPE n° 018/2022
- Orientações: Para solicitar a criação de disciplina, o Programa deve encaminhar à PRPG o formulário abaixo, devidamente preenchido, assinado e acompanhado da respectiva ementa. As solicitações deverão obedecer ao prazo estabelecido no Calendário Acadêmico.
As ementas devem estar assinadas pelo docente responsável da disciplina, pela Chefia de Departamento e pelo Diretor da Unidade Acadêmica.
- Formulário: Criação de disciplinas(PDF); Criação de disciplinas(WORD)
- Modelo: Ementa de Disciplina
- Modelo: Ementa de Disciplina - Projetos e Atividades (seminários, qualificação, etc.)
- Modelo: Ementa de Disciplina (para disciplinas em Inglês)
- Para solicitar a Alteração de Estrutura Curricular, consultar a Portaria PRPG nº 969/2021.
- Orientações: Para o Programa solicitar o desligamento de discente, deverá cadastrar um memorando no SIPAC para a PRPG (unidade 12.39) informando o desligamento e anexar a declaração de nada consta emitida pela Biblioteca. O nada consta pode ser solicitado pela própria Secretaria Integrada ou pela Coordenação do Programa. Não há prazo para entrega da solicitação.
- Observação: Quando o desligamento for a pedido do discente, deverá ser preenchida a declaração de desistência, conforme modelo abaixo.
- Formulário: Desligamento de Discentes
- Orientações: As defesas deverão ser cadastradas no SIGAA pelo Orientador com no mínimo 15 dias de antecedência, e deverá ser aprovada pela Coordenação do Programa. Após o cadastro da banca no SIGAA, a PRPG realizará a conferência da composição da banca e providenciará a emissão da Portaria.
- Composição da banca:
- Mestrado: Deve ser composta por 3 membros, sendo obrigatório um membro externo à UFLA. Além disso, a banca deverá conter dois suplentes, sendo, pelo menos um, externo à instituição. Mínimo de participantes exigidos: 5 docentes/pesquisadores.
- Doutorado: Deve ser composta por 5 membros, sendo obrigatório um membro externo à UFLA e um membro externo ao Programa. Além disso, a banca deverá conter dois suplentes, sendo, pelo menos um, externo à instituição. Mínimo de participantes exigidos: 7 docentes/pesquisadores.
- Para afastamentos posteriores a 24/08/2016: Acessar o site da PROGEPE
- Orientações: Portaria PRPG Nº 406/2021
As atas deverão ser cadastradas no menu de processos no SIPAC, conforme o documento enviado pela COP/DPO sobre o Procedimento Operacional Padrão para cadastro de processos, enviado junto ao Memorando Circular Nº 350/2020.
Ao cadastrar o processo no SIPAC, insira os seguintes dados:
- Assunto do processo: 200 - Pós - graduação
- Assunto detalhado: Ata de defesa de TESE/DISSERTAÇÃO, do discente XXXXX, matrícula XXXXX, do PPG XXXX, realizada em XX/XX/XXXX.
Após esse procedimento, é necessário inserir um documento no processo.
Tipo do documento: ATA
-> Anexar documento digital
-> Adicionar assinantes (membros que fazem parte da UFLA)
-> Inserir documento. O documento deverá conter, em um mesmo arquivo:
- Ata de defesa/qualificação preenchida, mas sem assinatura;
- E-mail com o “de acordo” enviado pelo membro externo
-> Adicionar interessado: discente que defendeu a tese/dissertação
-> Unidade de destino: 12.38.08 - Diretoria de Registro e Controle Acadêmico
-> Confirmar.
Procedimento Operacional Padrão: Cadastro de Processos