Ingresso

A UFLA, por meio da PRPG publicará, segundo calendário acadêmico, edital estabelecendo as normas do processo seletivo e o número de vagas ofertadas pelos programas nos termos da legislação vigente.

Para inscrever-se no processo de seleção o candidato deverá apresentar os documentos exigidos pela PRPG nos termos definidos em Edital.

A não-apresentação, nos prazos estabelecidos, de qualquer documento solicitado implicará em cancelamento da inscrição em processo seletivo no qual o candidato esteja inscrito.

Os candidatos inscritos ao processo seletivo serão submetidos à seleção nos termos definidos pelo regulamento dos Programas de Pós-Graduação em que eles se inscreveram.

Mestrado

A critério dos colegiados dos Programas de Pós-Graduação poderão ser admitidos, como discentes, os candidatos portadores de diplomas de graduação que atendam aos critérios de seleção estabelecidos pelos colegiados.

Nos casos em que a estrutura curricular cursada pelo discente durante o curso de graduação não servir de fundamento para o Programa pleiteado, o discente, a critério do colegiado do Programa, poderá cursar disciplinas de graduação para fins de nivelamento, sem direito a crédito.

Doutorado

Para admissão no doutorado, será exigido, no ato da matrícula, documento de comprovação de obtenção do título de Mestre em curso reconhecido pela CAPES.

Por proposta fundamentada pelo colegiado do programa, a Coordenadoria dos Programas de Pós-Graduação poderá dispensar essa exigência, desde que o candidato tenha participado por, no mínimo um ano em programas de iniciação científica, rendimento acadêmico na graduação igual ou superior a 80%, domínio de língua estrangeira e aprovação em processo seletivo para o curso de doutorado regulamentado pelos colegiados dos programas.

A referida exigência poderá ser também dispensada para os casos em que o discente tenha sido aprovado em processo seletivo para a mudança de nível nos termos previstos.

Doutorado Modalidade Titulação Simultânea

O programa de Dupla Titulação é fruto da parceria entre a UFLA e o Lancaster Environment Centre da Lancaster University (LANCS) – Reino Unido e consiste na orientação conjunta de estudantes brasileiros e ingleses em nível de Doutorado por parte de pesquisadores de ambas as instituições. Os estudantes envolvidos no programa desenvolvem obrigatoriamente um ano de seu doutoramento na instituição parceira estrangeira, sendo considerado oficialmente estudante de ambas instituições. A emissão do diploma de doutoramento é reconhecida pelas duas instituições.

Transferência

Os Programas de Pós-Graduação poderão, mediante a aprovação do colegiado, admitir a transferência de discentes de pós-graduação regularmente matriculados em programas (reconhecidos pela CAPES) ofertados pela UFLA e por outras IES nacionais e estrangeiras que tenham áreas de concentração ou linhas de pesquisa correlatas.

A solicitação de transferência pelo candidato deverá ser realizada no prazo estabelecido pelo calendário acadêmico mediante a apresentação da documentação exigida pela PRPG e pela DRCA.

A transferência estará condicionada à existência de disponibilidade de orientação e à aprovação em processo seletivo, cujos critérios serão definidos pelos colegiados dos PPGSS.

O número de vagas para transferência deverá ser definido pelo colegiado do programa, segundo critérios definidos por ele para esse fim.

Acesse a página dos programas de pós-graduação