Rotinas Acadêmicas para Discentes
Acesso rápido
- Acesso ao SEI
- Alteração de Matrícula Fora do Prazo
- Aproveitamento de Créditos
- Atividade Acadêmica Internacional
- Atividade Acadêmica Nacional
- Defesa Fechada
- Desistência do curso
- Docência Voluntária
- Emissão de Carteirinha Institucional
- Interposição de recurso para o Conselho de Pós-graduação
- Licença maternidade
- Mudança de Nível
- Prorrogação do prazo para defesa
- Recuperação de trabalhos escolares
- Prazos de Defesa - CONSULTAR HISTÓRICO SIGAA
- Trâmites pós-defesa
- Trancamento de matrícula
Orientações: Para solicitar a recuperação de trabalhos escolares devido a afastamento por motivo de saúde, o discente deverá preencher o formulário abaixo, assiná-lo e coletar a assinatura do orientador e do coordenador do programa. Também é necessário anexar atestado médico, contendo o período do afastamento.
Após o devido preenchimento e assinaturas, o formulário deve ser enviado por meio do módulo de peticionamento do SEI (Usuário externo e discentes), conforme as seguintes etapas: 1) Abrir processo do tipo “Pós-graduação: recuperação de trabalhos escolares”; 2) Fazer upload do documento principal “Requerimento Padrão”, contendo assinaturas do orientador e coordenação; 3) Fazer upload do documento essencial “Atestado médico”; 4) clicar em "Peticionar".
Formulário: Requerimento Padrão PRPG
Documentação exigida no processo: Anexar Requerimento Padrão e atestado médico (contendo Nº do CID e período de afastamento).
Orientações: Para solicitar a licença maternidade, a discente deverá preencher o formulário abaixo, assiná-lo e coletar a assinatura do orientador e do coordenador do programa. É necessário anexar atestado médico, contendo o período da licença e a data inicial do afastamento.
Após o devido preenchimento e assinaturas, o formulário deve ser enviado por meio do módulo de peticionamento do SEI (Usuário externo e discentes), conforme as seguintes etapas: 1) Abrir processo do tipo “Pós-graduação: licença maternidade”; 2) Fazer upload do documento principal “Requerimento Padrão - licença maternidade”, contendo assinaturas do orientador e coordenação; 3) Fazer upload do documento essencial “Atestado médico”; 4) clicar em "Peticionar".
Formulário: Requerimento Padrão PRPG
Documentação exigida no processo: Anexar Requerimento Padrão e atestado médico contendo o período de afastamento ao requerimento.
Obs.1: O formulário de licença maternidade é exclusivo para fins de registro interno na UFLA. Para orientações sobre bolsas, clique aqui ou entre em contato com a PRPG.
Obs.2: A licença maternidade concede à discente o direito de realização das atividades em regime diferenciado, devendo ser acordado diretamente com o docente responsável pela disciplina. Em caso de impossibilidade de cumprimento das atividades, a discente deverá solicitar, além da licença maternidade, o trancamento do período letivo.
Orientações: Para solicitar a prorrogação do prazo para defesa, o discente deverá preencher o formulário abaixo, assiná-lo e coletar a assinatura do orientador e parecer do Colegiado/Coordenador do Programa. A documentação deverá ser enviada, no mínimo, 30 dias antes da data final para defesa.
As datas das reuniões da Câmara de Assessoramento, responsável pela análise dos pedidos, será informada aos Programas mensalmente, conforme agendamento realizado pelos seus membros. Após o devido preenchimento e assinaturas, o formulário deverá ser enviado por meio do link abaixo - Registrar Solicitação. Os pedidos de prorrogação NÃO devem ser enviados pelo SEI.
Formulário: Requerimento Padrão PRPG
Registrar solicitação: Prorrogação do prazo para defesa
Resultado do Pedido: O discente deverá consultar o Boletim Interno após a reunião da Câmara.
A tramitação pós-defesa será realizada por email (This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.), e o discente deverá enviar por email a declaração de trâmites (anexo II), contendo as assinaturas da Secretaria Integrada e da Biblioteca.
Orientações adicionais: Entrega de Trâmites Pós-Defesa
Orientações: Para solicitar a inclusão ou exclusão de disciplinas, o discente deverá preencher o formulário abaixo, assiná-lo e coletar a assinatura do orientador e coordenador do seu programa. O discente deverá incluir uma justificativa, no próprio formulário, para sua solicitação. Poderão ser anexados documentos comprobatórios, desde que estejam em um único arquivo, junto com o formulário. Após o devido preenchimento e assinaturas, deverá enviar o formulário por meio do link abaixo - Registrar Solicitação. Os pedidos de alteração de matrícula NÃO devem ser enviados pelo SEI.
IMPORTANTE: Para solicitações de inclusão de disciplina, o discente deverá obrigatoriamente anexar ao formulário um documento que comprove a anuência do docente responsável pela disciplina.
Normatização: Portaria PRPG nº 591/2022
Formulário: Alteração de Matrícula Fora do Prazo
Registrar solicitação: Alteração de matrícula fora do prazo
Resultado do Pedido: O discente deverá consultar o Boletim Interno após a reunião da Câmara.
Orientações: Para solicitar o trancamento de matrícula, o discente deverá preencher o formulário abaixo, assiná-lo e coletar a assinatura do orientador e parecer do Colegiado/Coordenador do Programa. Além disso, o discente deverá anexar uma declaração de nada consta emitida pela Biblioteca da UFLA. A validade do trancamento é de UM período letivo e será contabilizado no prazo de conclusão do discente, salvo no caso descrito no Art. 31, § 3º do Regulamento Geral da Pós-Graduação. Após o devido preenchimento e assinaturas, o formulário deverá ser enviado por meio do link abaixo - Registrar Solicitação. Os pedidos de trancamento NÃO devem ser enviados pelo SEI.
Normatização: Art. 31 do Regulamento Geral
Formulário: Requerimento Padrão PRPG
Registrar solicitação: Trancamento de matrícula
Documentação a ser anexada: Declaração de Nada Consta emitida pela Biblioteca/UFLA
Resultado do Pedido: O discente deverá consultar o Boletim Interno após a reunião da Câmara.
Orientações: Para solicitar o desligamento do curso, o discente deverá preencher o formulário abaixo, assiná-lo e coletar a assinatura do Orientador e solicitar a declaração de nada consta na Biblioteca da UFLA. Após preenchimento e assinaturas, a documentação deverá ser enviada pelo SEI para SECRETARIA INTEGRADA (SI). Não há prazo para entrega da solicitação. O discente deverá acessar o módulo de peticionamento do SEI (Usuário externo e discentes) e seguir as etapas: 1) Abrir um processo do tipo “Pós-graduação: Desligamento de discente”; 2) Fazer upload do documento externo obrigatório "declaração de desistência", assinado pelo orientador ”; 3) Fazer upload do documento externo obrigatório “nada consta da Biblioteca Universitária” 4) Clicar em "Peticionar".
Formulário: Declaração de desistência
Documentação a ser anexada: Declaração de Nada Consta emitida pela Biblioteca/UFLA
Orientações para DISCENTES:
Normatização: Art. 43 a 49, do Regulamento Geral da Pós-graduação.
Solicitação: Para solicitar o aproveitamento de créditos, o discente deverá acessar o módulo de peticionamento do SEI (Usuário externo e discentes) e seguir as etapas: 1) Abrir um processo do tipo “Pós-graduação: Aproveitamento de créditos”; 2) Preencher (editar e salvar) o modelo de documento obrigatório “Pós-grad.: Formulário de aproveitamento de créditos”; 3) Fazer upload do documento externo obrigatório “Histórico Escolar” (referente à comprovação do componente curricular); 4) Fazer upload de documento(s) externo(s) opcional(is), por exemplo “Parecer do orientador”, "Ementa de disciplina", etc. Caso haja necessidade de apresentar vários documentos, eles deverão ser compilados em arquivo único; 5) Clicar em "Peticionar".
Obs.: O discente deve verificar as orientações do colegiado do seu programa a respeito dos documentos exigidos para o aproveitamento.
Para preenchimento do formulário de aproveitamento de créditos no SEI, seguir as orientações abaixo:
- Na coluna COMPONENTE CURRICULAR CURSADO NA INSTITUIÇÃO DE ORIGEM: Deverá ser informado o Código e Denominação do componente curricular cursado na Instituição de Origem, como consta no Histórico Escolar (caso o componente curricular não possua código, este campo pode ser deixado em branco); a carga horária e o Conceito obtido, também de acordo com o histórico escolar; o ANO/PERÍODO que foi cursado o componente curricular.
- Na coluna NOME DO COMPONENTE CURRICULAR A SER DISPENSADO NA UFLA: Deverá ser informado o Código e Denominação do componente curricular da UFLA que deverá ser lançado no histórico do requerente; a carga horária e a Nota obtida/correspondente, de acordo com o Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação.
- Todo pedido de aproveitamento (independente se o componente curricular foi cursado na UFLA ou em outra instituição) deve ser acompanhado do Histórico Escolar.
- O documento externo opcional “Parecer orientador” deverá seguir as normas do Colegiado do programa. Além do parecer do orientador, o programa poderá definir outras exigências específicas. Portanto, o discente deve sempre consultar as orientações do seu programa.
Orientações para Secretarias Integradas e Coordenadores:
Após receber o pedido de aproveitamento de créditos pelo SEI, a coordenação deverá avaliar e emitir parecer sobre a solicitação de aproveitamento através do preenchimento do Documento SEI “Pós-grad.: Aproveitamento: Parecer Colegiado”. O documento deverá ser assinado pelo Coordenador do Programa.
Os pedidos de aproveitamento deferidos pela coordenação deverão ser lançados no SIGAA pela SI. Após o lançamento no SIGAA, o processo deve ser remetido à DRCA para conferência e arquivamento na pasta do aluno (necessário para trâmites de conclusão de curso posteriormente).
Obs.: Poderá ser emitido parecer para vários componentes curriculares de um mesmo discente em um único parecer, desde que seja feita a descrição de cada item (nome do componentes e demais informações).
O discente de pós-graduação da UFLA, formalmente aceito por instituição estrangeira, para realização de atividades de pesquisa e/ou de treinamento no exterior e o discente de pós-graduação de instituição de ensino superior estrangeira, formalmente aceito pelo seu supervisor/orientador e pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) para realização de atividades de pesquisa e/ou de treinamento na UFLA, devem solicitar a matrícula em Atividade Acadêmica Internacional (AAI). Para mais informações, acesse os links abaixo.
Normatização: Resolução PRPG n° 084/2022
Acesse: Diretoria de Relações Internacionais - Atividade Acadêmica Internacional
Normatização: Resolução Normativa CEPE nº 079/2024
Para mais informações sobre cronograma e pedidos de docência voluntária, acessar Pró-Reitoria de Graduação.
Emissão de certificado para pós-doutorandos: Para disciplinas de pós-graduação ministradas por pesquisadores de pós-doutorado, o envio do relatório de atividades para a PRPG deverá seguir o previsto nos Art. 17 e 18 da Resolução Normativa CEPE n° 079/2024. O envio da documentação deverá ser realizado via processo no SEI.
Orientações: Para solicitar Mudança de Nível, prevista em Edital próprio do Programa, o discente deverá preencher o formulário abaixo e anexar os documentos exigidos pelo edital. A documentação deverá ser entregue na Secretaria Integrada ou conforme orientações do Edital.
Normatização: Regulamento Geral da Pós-graduação (Arts. 67-70)
Formulário: Mudança de Nível
Orientações: Defesa Fechada
Orientações: Para realizar a interposição de recurso para o Conselho de Pós-graduação, o requerente deverá preencher o formulário abaixo, solicitar as assinaturas do orientador e do coordenador do programa. Após assinaturas, o requerente deverá acessar o módulo de peticionamento do SEI e cadastrar um processo do tipo "Ensino: Pós-graduação: recurso para Conselho" e anexar o formulário ao processo. O processo será encaminhado diretamente para a PRPG e será incluído na pauta da reunião subsequente do Conselho.
Documentação necessária:
I. formulário de interposição de recurso ao Conselho de Pós-Graduação, devidamente preenchido e assinado pelo orientador e pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação;
II. histórico escolar;
III. cópia da ata da reunião do Colegiado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGSS) em que foi discutida a solicitação; e
IV. demais documentos comprobatórios necessários para fundamentar a solicitação.
Normatização: Portaria Normativa PRPG n° 001/2023
Formulário: Recurso para Conselho
Resultado do Pedido: O discente deverá consultar o Boletim Interno após a reunião do Conselho.
O discente de pós-graduação da UFLA, formalmente aceito por outra IES brasileira, para realização de atividades de pesquisa e/ou de treinamento e o discente de pós-graduação de outra IES brasileira, formalmente aceito pelo seu orientador/supervisor e pelo colegiado do programa para realização de atividades acadêmicas na UFLA, devem solicitar a matrícula em Atividade Acadêmica Nacional (AAN).
Normatização: Resolução PRPG n° 084/2022