Rotinas Acadêmicas para Discentes
Acesso rápido
- Afastamento por motivo de saúde – recuperação de trabalhos escolares
- Alteração de Matrícula Fora do Prazo
- Aproveitamento de Créditos
- Atividade Acadêmica Internacional
- Defesa Fechada
- Desligamento
- Docência Voluntária
- Licença maternidade
- Mudança de Nível
- Prorrogação do prazo para defesa
- Trancamento de matrícula
- Emissão de Carteirinha Institucional
Orientações: Para solicitar a recuperação de trabalhos escolares devido a afastamento por motivo de saúde, o discente deverá preencher o formulário abaixo, assiná-lo e coletar a assinatura do orientador e do coordenador do programa. Também é necessário anexar atestado médico, contendo o período do afastamento.
Formulário: Requerimento Padrão PRPG
Após o devido preenchimento e assinaturas, deverá enviar o formulário por meio do link abaixo.
Registrar solicitação: Recuperação de trabalhos escolares
Documentação a ser anexada: Anexar atestado médico (contendo Nº do CID e período de afastamento) ao requerimento, em um único arquivo PDF.
Orientações: Para solicitar a licença maternidade, a discente deverá preencher o formulário abaixo, assiná-lo e coletar a assinatura do orientador e do coordenador do programa. É necessário anexar atestado médico, contendo o período da licença e a data inicial do afastamento.
Formulário: Requerimento Padrão PRPG
Após o devido preenchimento e assinaturas, deverá enviar o formulário por meio do link abaixo.
Registrar solicitação: Licença maternidade
Documentação a ser anexada: Anexar atestado médico contendo o período de afastamento ao requerimento, em um único arquivo PDF.
Orientações: Para solicitar a prorrogação do prazo para defesa, o discente deverá preencher o formulário abaixo, assiná-lo e coletar a assinatura do orientador e parecer do Colegiado/Coordenador do Programa. A documentação deverá ser enviada, no mínimo, 30 dias antes da data final para defesa.
Em função do “Período de emergência em saúde pública ocasionado pelo Covid-19”, a PRPG definiu que os discentes ingressantes até 2021/2 poderão solicitar até 9 meses de prorrogação do prazo para defesa, considerando a aprovação do pedido pelo colegiado do programa.
Formulário: Requerimento Padrão PRPG
Após o devido preenchimento e assinaturas, deverá enviar o formulário por meio do link abaixo.
Registrar solicitação: Prorrogação do prazo para defesa
A tramitação pós-defesa será realizada por email (Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.), e o discente deverá enviar por email a declaração de trâmites (anexo II), contendo as assinaturas da Secretaria Integrada e da Biblioteca.
Orientações adicionais: Entrega de Trâmites Pós-Defesa
Orientações: Para solicitar a inclusão ou exclusão de disciplinas, o discente deverá preencher o formulário abaixo, assiná-lo e coletar a assinatura do orientador e coordenador do seu programa. O discente deverá incluir uma justificativa, no próprio formulário, para sua solicitação.
Formulário: Alteração de Matrícula Fora do Prazo
Normatização: Portaria PRPG nº 1271/2021
Após o devido preenchimento e assinaturas, deverá enviar o formulário por meio do link abaixo.
Registrar solicitação: Alteração de matrícula fora do prazo
Documentação a ser anexada ao formulário:
- Afastamento por motivo de saúde: Anexar atestado médico contendo Nº do CID e período de afastamento.
- Alteração de disciplina condensada: Anexar documento comprobatório do cancelamento ou alteração da data da disciplina.
- Erros do sistema SIGAA: Anexar relato dos fatos a serem verificados pela auditoria da DGTI.
Orientações: Para solicitar o trancamento de matrícula, o discente deverá preencher o formulário abaixo, assiná-lo e coletar a assinatura do orientador e parecer do Colegiado/Coordenador do Programa. Além disso, o discente deverá anexar uma declaração de nada consta emitida pela Biblioteca da UFLA. A validade do trancamento é de UM período letivo e será contabilizado no prazo de conclusão do discente, salvo no caso descrito no Art. 31, § 3º do Regulamento Geral da Pós-Graduação. Não há prazo para entrega da solicitação.
Formulário: Requerimento Padrão PRPG
Após o devido preenchimento e assinaturas, deverá enviar o formulário por meio do link abaixo.
Registrar solicitação: Trancamento de matrícula
Documentação a ser anexada: Declaração de Nada Consta emitida pela Biblioteca/UFLA.
Normatização: https://prpg.ufla.br/discentes/form/2-uncategorised/6-trancamento-de-matricula
Orientações: Para solicitar o desligamento do curso, o discente deverá preencher o formulário abaixo, assiná-lo e coletar a assinatura do Orientador, e anexar a declaração de nada consta emitida pela Biblioteca da UFLA. Após preenchimento e assinaturas, a documentação deverá ser entregue na SECRETARIA INTEGRADA (SI). A SI deverá cadastrar um memorando no SIPAC para a PRPG (unidade 12.39) informando o desligamento e anexar o formulário do discente digitalizado e a declaração de nada consta emitida pela Biblioteca. Não há prazo para entrega da solicitação.
Formulário: Formulário de Desligamento
Orientações: Para solicitar o aproveitamento de créditos, o discente deverá preencher o formulário abaixo (requerimento) e seguir as orientações descritas no próprio formulário. Após preenchimento e assinaturas, a documentação deverá ser entregue na Secretaria Integrada e posteriormente encaminhada à DRCA.
Formulário: Aproveitamento de Créditos - Requerimento
Formulário: Aproveitamento de Créditos – Emissão de Parecer do Professor Responsável
Orientações: O estudante de Pós-Graduação da UFLA que for realizar parte de seus estudos em outro país (estágio, pós-graduação sanduíche, titulação simultânea, etc) deve se matricular na disciplina "Atividade Acadêmica Internacional", seguindo as seguintes orientações:
Acesse: Diretoria de Relações Internacionais - Atividade Acadêmica Internacional
Orientações: Os pedidos de docência voluntária deverão ser encaminhados à Pró-Reitoria de Graduação.
Orientações: Para solicitar Mudança de Nível, prevista em Edital próprio do Programa, o discente deverá preencher o formulário abaixo e anexar os documentos exigidos pelo edital. A documentação deverá ser entregue na Secretaria Integrada ou conforme orientações do Edital.
Normatização: Regulamento Geral da Pós-graduação (Arts. 67-70)
Formulário: Mudança de Nível
Orientações: Defesa Fechada