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Rotinas Acadêmicas para Discentes

Atenção! Todos os requerimentos devem ser digitados. Os formulários on-line devem ser acessados pelo e-mail institucional da UFLA.

Acesso rápido


 Recuperação de trabalhos escolares

A recuperação de trabalhos escolares é a possibilidade de solicitar nova oportunidade para execução de atividade avaliativa que, eventualmente, tenha sido perdida pelo discente, por ausências em atividades letivas, sendo assegurado o abono de faltas no período. As ausências passíveis de concessão de recuperação de trabalhos escolares podem ser consultadas no art. 3º da Resolução PRPG nº 036, de 22 de setembro de 2025.

Orientações: Para solicitar a recuperação de trabalhos escolares, o discente deverá preencher o formulário abaixo, assiná-lo e coletar a assinatura do orientador e do coordenador do programa. Também é necessário anexar atestado médico, contendo o período do afastamento. 

Após o devido preenchimento e assinaturas, o formulário deve ser enviado por meio do módulo de peticionamento do SEI (Usuário externo e discentes), conforme as seguintes etapas: 1) Abrir processo do tipo “Pós-graduação: recuperação de trabalhos escolares”; 2) Fazer upload do documento principal “Requerimento Padrão”, contendo assinaturas do orientador e coordenação; 3) Fazer upload do documento essencial “Atestado médico”; 4) clicar em "Peticionar".

NormatizaçãoResolução PRPG n° 036/2025

Formulário: Requerimento Padrão PRPG

Documentação exigida no processo: Anexar Requerimento Padrão e atestado médico (contendo Nº do CID e período de afastamento).

Licença maternidade, paternidade, adoção ou guarda judicial

Orientações: Para solicitar a licença em virtude de parto, de nascimento de filho, de adoção ou de obtenção de guarda judicial para fins de adoção, o/a discente deverá preencher o formulário abaixo, assiná-lo e coletar as assinaturas do orientador e do coordenador do programa. Para enviar o pedido, também é necessário anexar documento comprobatório (conforme caso específico). 

Após o devido preenchimento e assinaturas, o formulário deve ser enviado por meio do módulo de peticionamento do SEI (Usuário externo e discentes), conforme as seguintes etapas: 1) Abrir processo do tipo “Pós-graduação: licença maternidade/paternidade”; 2) Fazer upload do documento principal “Requerimento licença maternidade/paternidade”, contendo assinaturas do orientador e coordenação; 3) Fazer upload do documento essencial (atestado médico; certidão de nascimento; certidão de adoção ou documento comprobatório da obtenção de guarda judicial); 4) clicar em "Peticionar".

Normatização: Resolução PRPG n° 26/2025, retificada pela Portaria PRPG n° 924/2025

Formulário: Requerimento Licença maternidade/paternidade

Documentação exigida no processo: 

  • Requerimento Licença maternidade/paternidade (todos os casos).
  • Licença maternidade: atestado médico com período e data de início do afastamento. 
  • Licença paternidade: certidão de nascimento.
  • Licença por adoção ou guarda judicial: certidão de adoção ou documento de obtenção de guarda judicial para fins de adoção.

Informações complementares: A licença poderá ser solicitada com ou sem trancamento do período letivo.

1) Em caso de impossibilidade de cumprimento das atividades, o(a) discente deverá solicitar o trancamento do período letivo.

 2) Caso opte pela continuidade do curso durante o período de afastamento, a(o) discente poderá:

  • Solicitar regime especial para cursar componentes curriculares, conforme disposto em normativa específica.
  • Matricular-se opcionalmente em componente curricular específico voltado à temática da maternidade, para manter o vínculo institucional.

Obs.: O pedido de licença maternidade/paternidade é exclusivo para fins de registro interno na UFLA. Para orientações sobre bolsasclique aqui ou entre em contato com a PRPG. 

Prorrogação do prazo para defesa

Orientações: Para solicitar a prorrogação do prazo para defesa, o discente deverá preencher o formulário abaixo, assiná-lo e coletar a assinatura do orientador e parecer do Colegiado/Coordenador do Programa. A documentação deverá ser enviada, no mínimo, 30 dias antes da data final para defesa.

As datas das reuniões da Câmara de Assessoramento, responsável pela análise dos pedidos, será informada aos Programas mensalmente, conforme agendamento realizado pelos seus membros. Após o devido preenchimento e assinaturas, o formulário deverá ser enviado por meio do link abaixo -  Registrar Solicitação. Os pedidos de prorrogação NÃO devem ser enviados pelo SEI.

Formulário: Requerimento Padrão PRPG

Registrar solicitação: Prorrogação do prazo para defesa

Resultado do Pedido: O discente deverá consultar o Boletim Interno após a reunião da Câmara.

Trâmites Pós-Defesa

A tramitação pós-defesa será realizada por email (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), e o discente deverá enviar por email a declaração de trâmites (anexo II), contendo as assinaturas da Secretaria Integrada e da Biblioteca. 

Orientações adicionais: Entrega de Trâmites Pós-Defesa

Alteração de Matrícula Fora do Prazo

Orientações: Para solicitar a inclusão ou exclusão de disciplinas, o discente deverá preencher o formulário abaixo, assiná-lo e coletar a assinatura do orientador e coordenador do seu programa. O discente deverá incluir uma justificativa, no próprio formulário, para sua solicitação. Poderão ser anexados documentos comprobatórios, desde que estejam em um único arquivo, junto com o formulário. Após o devido preenchimento e assinaturas, deverá enviar o formulário por meio do link abaixo - Registrar Solicitação. Os pedidos de alteração de matrícula NÃO devem ser enviados pelo SEI.

IMPORTANTE: Para solicitações de inclusão de disciplina, o discente deverá obrigatoriamente anexar ao formulário um documento que comprove a anuência do docente responsável pela disciplina.

NormatizaçãoPortaria PRPG nº 591/2022

FormulárioAlteração de Matrícula Fora do Prazo

Registrar solicitação: Alteração de matrícula fora do prazo

Resultado do Pedido: O discente deverá consultar o Boletim Interno após a reunião da Câmara.

Trancamento de matrícula

Orientações: Para solicitar o trancamento de matrícula, o discente deverá preencher o formulário abaixo, assiná-lo e coletar a assinatura do orientador e parecer do Colegiado/Coordenador do Programa. Além disso, o discente deverá anexar uma declaração de nada consta emitida pela Biblioteca da UFLA. A validade do trancamento é de UM período letivo e será contabilizado no prazo de conclusão do discente, salvo no caso descrito no Art. 31, § 3º do Regulamento Geral da Pós-Graduação. Após o devido preenchimento e assinaturas, o formulário deverá ser enviado por meio do link abaixo - Registrar Solicitação. Os pedidos de trancamento NÃO devem ser enviados pelo SEI.

Normatização: Art. 31 do Regulamento Geral

Formulário: Requerimento Padrão PRPG

Registrar solicitação: Trancamento de matrícula

Documentação a ser anexada: Declaração de Nada Consta emitida pela Biblioteca/UFLA

Resultado do Pedido: O discente deverá consultar o Boletim Interno após a reunião da Câmara.

Desistência do curso

Orientações: Para solicitar o desligamento do curso, o discente deverá preencher o formulário abaixo, assiná-lo e coletar a assinatura do Orientador e solicitar a declaração de nada consta na Biblioteca da UFLA. Após preenchimento e assinaturas, a documentação deverá ser enviada pelo SEI para SECRETARIA INTEGRADA (SI).  Não há prazo para entrega da solicitação. O discente deverá acessar o módulo de peticionamento do SEI (Usuário externo e discentes) e seguir as etapas: 1) Abrir um processo do tipo “Pós-graduação: Desligamento de discente”; 2) Fazer upload do documento externo obrigatório "declaração de desistência", assinado pelo orientador ”; 3) Fazer upload do documento externo obrigatório “nada consta da Biblioteca Universitária” 4) Clicar em "Peticionar".

Formulário: Declaração de desistência

Documentação a ser anexada: Declaração de Nada Consta emitida pela Biblioteca/UFLA

Aproveitamento de Créditos

Orientações para DISCENTES:

Normatização: Art. 43 a 49, do Regulamento Geral da Pós-graduação.

Solicitação: Para solicitar o aproveitamento de créditos, o discente deverá acessar o módulo de peticionamento do SEI (Usuário externo e discentes) e seguir as etapas: 1) Abrir um processo do tipo “Pós-graduação: Aproveitamento de créditos”; 2) Preencher (editar e salvar) o modelo de documento obrigatório “Pós-grad.: Formulário de aproveitamento de créditos”; 3) Fazer upload do documento externo obrigatório “Histórico Escolar” (referente à comprovação do componente curricular); 4) Fazer upload de documento(s) externo(s) opcional(is), por exemplo “Parecer do orientador”, "Ementa de disciplina", etc. Caso haja necessidade de apresentar vários documentos, eles deverão ser compilados em arquivo único; 5) Clicar em "Peticionar".

Obs.: O discente deve verificar as orientações do colegiado do seu programa a respeito dos documentos exigidos para o aproveitamento.

Para preenchimento do formulário de aproveitamento de créditos no SEI, seguir as orientações abaixo:

  • Na coluna COMPONENTE CURRICULAR CURSADO NA INSTITUIÇÃO DE ORIGEM: Deverá ser informado o Código e Denominação do componente curricular cursado na Instituição de Origem, como consta no Histórico Escolar (caso o componente curricular não possua código, este campo pode ser deixado em branco); a carga horária e o Conceito obtido, também de acordo com o histórico escolar; o ANO/PERÍODO que foi cursado o componente curricular.
  • Na coluna NOME DO COMPONENTE CURRICULAR A SER DISPENSADO NA UFLA: Deverá ser informado o Código e Denominação do componente curricular da UFLA que deverá ser lançado no histórico do requerente; a carga horária e a nota obtida. Nos casos em que o componente curricular da instituição de origem tiver sido avaliado por conceito, o campo referente à nota deve ser deixado em branco, ficando a conversão sob responsabilidade do colegiado, a ser registrada no parecer.
  • Todo pedido de aproveitamento (independente se o componente curricular foi cursado na UFLA ou em outra instituição) deve ser acompanhado do Histórico Escolar.
  • O documento externo opcional “Parecer orientador” deverá seguir as normas do Colegiado do programa. Além do parecer do orientador, o programa poderá definir outras exigências específicas. Portanto, o discente deve sempre consultar as orientações do seu programa.

Orientações para Secretarias Integradas e Coordenadores:

Após receber o pedido de aproveitamento de créditos pelo SEI, a coordenação deverá avaliar e emitir parecer sobre a solicitação de aproveitamento através do preenchimento do Documento SEI “Pós-grad.: Aproveitamento: Parecer Colegiado”. O documento deverá ser assinado pelo Coordenador do Programa.

Os pedidos de aproveitamento deferidos pela coordenação deverão ser lançados no SIGAA pela SI. Após o lançamento no SIGAA, o processo deve ser remetido à DRCA para conferência e arquivamento na pasta do aluno (necessário para trâmites de conclusão de curso posteriormente).

Obs.: Poderá ser emitido parecer para vários componentes curriculares de um mesmo discente em um único parecer, desde que seja feita a descrição de cada item (nome do componentes e demais informações).

Atividade Acadêmica Internacional

O discente de pós-graduação da UFLA, formalmente aceito por instituição estrangeira, para realização de atividades de pesquisa e/ou de treinamento no exterior e o discente de pós-graduação de instituição de ensino superior estrangeira, formalmente aceito pelo seu supervisor/orientador e pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) para realização de atividades de pesquisa e/ou de treinamento na UFLA, devem solicitar a matrícula em  Atividade Acadêmica Internacional (AAI). Para mais informações, acesse os links abaixo.

Normatização: Resolução PRPG n° 084/2022

Acesse: Diretoria de Relações Internacionais - Atividade Acadêmica Internacional

Docência Voluntária

Normatização: Resolução Normativa CEPE nº 079/2024

Para mais informações sobre cronograma e pedidos de docência voluntária, acessar Pró-Reitoria de Graduação.

Emissão de certificado para pós-doutorandos: Para disciplinas de pós-graduação ministradas por pesquisadores de pós-doutorado, o envio do relatório de atividades para a PRPG deverá seguir o previsto nos Art. 17 e 18 da Resolução Normativa CEPE n° 079/2024. O envio da documentação deverá ser realizado via processo no SEI.

Mudança de Nível

Orientações: Para solicitar Mudança de Nível, prevista em Edital próprio do Programa, o discente deverá preencher o formulário abaixo e anexar os documentos exigidos pelo edital. A documentação deverá ser entregue na Secretaria Integrada ou conforme orientações do Edital.

Normatização: Regulamento Geral da Pós-graduação (Arts. 67-70)

FormulárioMudança de Nível

Defesa Fechada

Orientações: Defesa Fechada

 Interposição de Recurso para o Conselho

Orientações: Para realizar a interposição de recurso para o Conselho de Pós-graduação, o requerente deverá preencher o formulário abaixo, solicitar as assinaturas do orientador e do coordenador do programa. Após assinaturas, o requerente deverá acessar o módulo de peticionamento do SEI e cadastrar um processo do tipo "Ensino: Pós-graduação: recurso para Conselho" e anexar o formulário ao processo. O processo será encaminhado diretamente para a PRPG e será incluído na pauta da reunião subsequente do Conselho. 

Documentação necessária:

I. formulário de interposição de recurso ao Conselho de Pós-Graduação, devidamente preenchido e assinado pelo orientador e pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação;
II. histórico escolar;
III. cópia da ata da reunião do Colegiado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGSS) em que foi discutida a solicitação; e
IV. demais documentos comprobatórios necessários para fundamentar a solicitação.

Normatização: Portaria Normativa PRPG n° 001/2023

Formulário: Recurso para Conselho

Resultado do Pedido: O discente deverá consultar o Boletim Interno após a reunião do Conselho.

 Atividade Acadêmica Nacional

O discente de pós-graduação da UFLA, formalmente aceito por outra IES brasileira,  para realização de atividades de pesquisa e/ou de treinamento e o discente de pós-graduação de outra IES brasileira, formalmente aceito pelo seu orientador/supervisor e pelo colegiado do programa para realização de atividades acadêmicas na UFLA, devem solicitar a matrícula em Atividade Acadêmica Nacional (AAN). 

Normatização: Resolução PRPG n° 084/2022

Solicitação da matrícula: O pedido de matrícula no referido componente curricular será submetido pelo discente, por meio digital (ex. correio eletrônico, formulário, entre outros), à SI da Unidade Acadêmica em qualquer data, prevalecendo o prazo mínimo de 15 dias anteriores à mobilidade. Entre em contato com a SI para se informar sobre a forma de submissão: contatos Secretarias Integradas
 
Prorrogação: Havendo necessidade de extensão do prazo da AAN e após a aprovação pelo colegiado do programa, o discente deverá solicitar por meio digital (ex. correio eletrônico, formulário, entre outros) a prorrogação dessa atividade à SI. A prorrogação deverá ser solicitada com o mínimo de 30 dias antes do término do seu período.
 
Encerramento: O discente e/ou seu orientador/supervisor deverá solicitar à SI, o encerramento da atividade mediante apresentação de formulário próprio disponível no sítio eletrônico da PRPG, em até 90 dias após o término da AAN. Verificar com o programa de pós-graduação se exigem outros documentos além do formulário.  
 
Formulários:  
FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA (Discente de pós-graduação da UFLA)
FORMULÁRIO PARA ENCERRAMENTO (Discente de pós-graduação da UFLA)
FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA (Discente de pós-graduação de outra instituição de ensino superior brasileira)
FORMULÁRIO PARA ENCERRAMENTO (Discente de pós-graduação de outra instituição de ensino superior brasileira)
 Monitoria Nível 2
  • Orientações: O Programa de Monitoria Nível 2 permite a participação de discentes dos programas de pós-graduação Stricto sensu como monitores de apoio em componentes curriculares lecionados nos cursos presenciais de graduação da UFLA.
  • NormatizaçãoResolução PRPG n° 03/2024

A determinação de componentes curriculares contemplados com vagas de Monitoria Nível 2 na modalidade voluntária, bem como o número de vagas em cada componente curricular, será de competência exclusiva do Conselho Departamental. A abertura de edital para seleção de monitores será realizada pelos Departamentos.

Para solicitação do certificado de monitoria, o discente deverá encaminhar o Relatório Final de Atividades (assinado pelo supervisor) para aprovação do Departamento. Após apreciação, o Departamento deverá encaminhar para a PRPG, via SEI, o referido relatório e o ofício de aprovação da Chefia de Departamento.

 Regime Especial
  • Orientações:

    Para solicitar o regime especial, o discente deverá preencher o formulário abaixo, assiná-lo e coletar as assinaturas do orientador e do coordenador do programa. Para enviar o pedido, também é necessário anexar documento comprobatório (conforme caso específico). O regime especial poderá ser solicitado nas situações descritas no artigo 5º da Resolução PRPG n° 036/2025.

    Após o devido preenchimento e assinaturas, o formulário deve ser enviado por meio do módulo de peticionamento do SEI (Usuário externo e discentes), conforme as seguintes etapas: 1) Abrir processo do tipo “Pós-graduação: regime especial”; 2) Fazer upload do documento principal “Requerimento padrão”, contendo assinaturas do orientador e coordenação; 3) Fazer upload do documento essencial (atestado médico; certidão de nascimento; certidão de adoção ou documento comprobatório da obtenção de guarda judicial); 4) clicar em "Peticionar".

  • Normatização: Resolução PRPG n° 036/2025

  • Formulário: Requerimento Padrão

  • Documentação exigida no processo:

    • Atestado médico: gravidez de risco; incapacidade física e/ou emocional temporária (duração superior a 10 dias); internação hospitalar por prazo superior a 30 dias de filho ou dependente menor de idade; casos previstos no Decreto-lei nº 1044/1969.
    • Certidão de nascimento ou de adoção ou documento comprobatório da obtenção de guarda judicial: licença parental

    Obs.: para os casos de licença parental, o pedido de regime especial poderá ser solicitado junto com o pedido de licença maternidade/paternidade, não havendo necessidade de realizar os dois pedidos.

  • Resultado do Pedido: O discente deverá consultar o Boletim Interno. Após aprovação do pedido, compete ao discente informar aos professores das disciplinas em que estiver matriculado e pactuar o regime especial.
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