Rotinas Acadêmicas para Discentes Residência
Acesso rápido
Orientações: Para solicitar a recuperação de trabalhos escolares devido a afastamento por motivo de saúde, o discente deverá preencher o formulário abaixo e assiná-lo (assinatura eletrônica pelo gov.br: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/assinatura-eletronica). Também é necessário anexar atestado médico, contendo o período do afastamento.
Após o devido preenchimento e assinatura, o formulário deve ser enviado por meio do módulo de peticionamento do SEI (Usuário externo e discentes), para unidade SEI do respectivo programa de residência, conforme as seguintes etapas: 1) Abrir processo do tipo “Pós-graduação: recuperação de trabalhos escolares”; 2) Fazer upload do documento principal “Requerimento de Recuperação de Atividades e Trabalhos Escolares”; 3) Fazer upload do documento essencial “Atestado médico”; 4) clicar em "Peticionar".
Formulário: Requerimento de Recuperação de Trabalhos Escolares
Documentação exigida no processo: Anexar o requerimento e atestado médico (contendo Nº do CID e período de afastamento).
Orientações: Para solicitar a licença maternidade, a discente deverá preencher o formulário abaixo, assiná-lo e coletar a assinatura do orientador e do coordenador do programa. É necessário anexar atestado médico, contendo o período da licença e a data inicial do afastamento.
Após o devido preenchimento e assinaturas, o formulário deve ser enviado por meio do módulo de peticionamento do SEI (Usuário externo e discentes), conforme as seguintes etapas: 1) Abrir processo do tipo “Pós-graduação: licença maternidade”; 2) Fazer upload do documento principal “Requerimento Padrão - licença maternidade”, contendo assinaturas do orientador e coordenação; 3) Fazer upload do documento essencial “Atestado médico”; 4) clicar em "Peticionar".
Formulário: Requerimento Padrão PRPG
Documentação exigida no processo: Anexar Requerimento Padrão e atestado médico contendo o período de afastamento ao requerimento.
Obs.1: O formulário de licença maternidade é exclusivo para fins de registro interno na UFLA. Para orientações sobre bolsas, clique aqui ou entre em contato com a PRPG.
Obs.2: A licença maternidade concede à discente o direito de realização das atividades em regime diferenciado, devendo ser acordado diretamente com o docente responsável pela disciplina. Em caso de impossibilidade de cumprimento das atividades, a discente deverá solicitar, além da licença maternidade, o trancamento do período letivo.
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Após apresentação do trabalho para a banca, o discente possui 15 dias corridos para correção e devolução ao orientador.
Orientações: Para solicitar o trancamento de matrícula, o discente deverá preencher o formulário abaixo, assiná-lo e coletar a assinatura do orientador e parecer do Colegiado/Coordenador do Programa. Além disso, o discente deverá anexar uma declaração de nada consta emitida pela Biblioteca da UFLA. A validade do trancamento é de UM período letivo e será contabilizado no prazo de conclusão do discente, salvo no caso descrito no Art. 31, § 3º do Regulamento Geral da Pós-Graduação. Após o devido preenchimento e assinaturas, o formulário deverá ser enviado por meio do link abaixo - Registrar Solicitação. Os pedidos de trancamento NÃO devem ser enviados pelo SEI.
Normatização: Art. 31 do Regulamento Geral
Formulário: Requerimento Padrão PRPG
Registrar solicitação: Trancamento de matrícula
Documentação a ser anexada: Declaração de Nada Consta emitida pela Biblioteca/UFLA
Resultado do Pedido: O discente deverá consultar o Boletim Interno após a reunião da Câmara.
Orientações: Para solicitar o desligamento do curso, o discente deverá preencher o formulário abaixo, assiná-lo e coletar a assinatura do Coordenador e solicitar a declaração de nada consta na Biblioteca da UFLA. Após preenchimento e assinaturas, a documentação deverá ser enviada pelo SEI para SECRETARIA INTEGRADA (SI). Não há prazo para entrega da solicitação. O discente deverá acessar o módulo de peticionamento do SEI (Usuário externo e discentes) e seguir as etapas: 1) Abrir um processo do tipo “Pós-graduação: Desligamento de discente”; 2) Fazer upload do documento externo obrigatório "declaração de desistência", assinado pelo orientador ”; 3) Fazer upload do documento externo obrigatório “nada consta da Biblioteca Universitária” 4) Clicar em "Peticionar".
Formulário: Declaração de desistência
Documentação a ser anexada: Declaração de Nada Consta emitida pela Biblioteca/UFLA
Orientações para DISCENTES:
Normatização: Art. 43 a 49, do Regulamento Geral da Pós-graduação.
Solicitação: Para solicitar o aproveitamento de créditos, o discente deverá acessar o módulo de peticionamento do SEI (Usuário externo e discentes) e seguir as etapas: 1) Abrir um processo do tipo “Pós-graduação: Aproveitamento de créditos”; 2) Preencher (editar e salvar) o modelo de documento obrigatório “Pós-grad.: Formulário de aproveitamento de créditos”; 3) Fazer upload do documento externo obrigatório “Histórico Escolar” (referente à comprovação do componente curricular); 4) Fazer upload de documento(s) externo(s) opcional(is), por exemplo “Parecer do orientador”, "Ementa de disciplina", etc. Caso haja necessidade de apresentar vários documentos, eles deverão ser compilados em arquivo único; 5) Clicar em "Peticionar".
Obs.: O discente deve verificar as orientações do colegiado do seu programa a respeito dos documentos exigidos para o aproveitamento.
Para preenchimento do formulário de aproveitamento de créditos no SEI, seguir as orientações abaixo:
- Na coluna COMPONENTE CURRICULAR CURSADO NA INSTITUIÇÃO DE ORIGEM: Deverá ser informado o Código e Denominação do componente curricular cursado na Instituição de Origem, como consta no Histórico Escolar (caso o componente curricular não possua código, este campo pode ser deixado em branco); a carga horária e o Conceito obtido, também de acordo com o histórico escolar; o ANO/PERÍODO que foi cursado o componente curricular.
- Na coluna NOME DO COMPONENTE CURRICULAR A SER DISPENSADO NA UFLA: Deverá ser informado o Código e Denominação do componente curricular da UFLA que deverá ser lançado no histórico do requerente; a carga horária e a Nota obtida/correspondente, de acordo com o Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação.
- Todo pedido de aproveitamento (independente se o componente curricular foi cursado na UFLA ou em outra instituição) deve ser acompanhado do Histórico Escolar.
- O documento externo opcional “Parecer orientador” deverá seguir as normas do Colegiado do programa. Além do parecer do orientador, o programa poderá definir outras exigências específicas. Portanto, o discente deve sempre consultar as orientações do seu programa.
Orientações para Secretarias Integradas e Coordenadores:
Após receber o pedido de aproveitamento de créditos pelo SEI, a coordenação deverá avaliar e emitir parecer sobre a solicitação de aproveitamento através do preenchimento do Documento SEI “Pós-grad.: Aproveitamento: Parecer Colegiado”. O documento deverá ser assinado pelo Coordenador do Programa.
Os pedidos de aproveitamento deferidos pela coordenação deverão ser lançados no SIGAA pela SI. Após o lançamento no SIGAA, o processo deve ser remetido à DRCA para conferência e arquivamento na pasta do aluno (necessário para trâmites de conclusão de curso posteriormente).
Obs.: Poderá ser emitido parecer para vários componentes curriculares de um mesmo discente em um único parecer, desde que seja feita a descrição de cada item (nome do componentes e demais informações).
O discente de pós-graduação da UFLA, formalmente aceito por instituição estrangeira, para realização de atividades de pesquisa e/ou de treinamento no exterior e o discente de pós-graduação de instituição de ensino superior estrangeira, formalmente aceito pelo seu supervisor/orientador e pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) para realização de atividades de pesquisa e/ou de treinamento na UFLA, devem solicitar a matrícula em Atividade Acadêmica Internacional (AAI). Para mais informações, acesse os links abaixo.
Normatização: Resolução PRPG n° 084/2022
Acesse: Diretoria de Relações Internacionais - Atividade Acadêmica Internacional
Normatização: Resolução Normativa CEPE nº 079/2024
Para mais informações sobre cronograma e pedidos de docência voluntária, acessar Pró-Reitoria de Graduação.
Emissão de certificado para pós-doutorandos: Para disciplinas de pós-graduação ministradas por pesquisadores de pós-doutorado, o envio do relatório de atividades para a PRPG deverá seguir o previsto nos Art. 17 e 18 da Resolução Normativa CEPE n° 079/2024. O envio da documentação deverá ser realizado via processo no SEI.
Orientações: Para solicitar Mudança de Nível, prevista em Edital próprio do Programa, o discente deverá preencher o formulário abaixo e anexar os documentos exigidos pelo edital. A documentação deverá ser entregue na Secretaria Integrada ou conforme orientações do Edital.
Normatização: Regulamento Geral da Pós-graduação (Arts. 67-70)
Formulário: Mudança de Nível
Orientações: Defesa Fechada
Orientações: Para realizar a interposição de recurso para o Conselho de Pós-graduação, o requerente deverá preencher o formulário abaixo, solicitar as assinaturas do orientador e do coordenador do programa. Após assinaturas, o requerente deverá acessar o módulo de peticionamento do SEI e cadastrar um processo do tipo "Ensino: Pós-graduação: recurso para Conselho" e anexar o formulário ao processo. O processo será encaminhado diretamente para a PRPG e será incluído na pauta da reunião subsequente do Conselho.
Documentação necessária:
I. formulário de interposição de recurso ao Conselho de Pós-Graduação, devidamente preenchido e assinado pelo orientador e pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação;
II. histórico escolar;
III. cópia da ata da reunião do Colegiado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGSS) em que foi discutida a solicitação; e
IV. demais documentos comprobatórios necessários para fundamentar a solicitação.
Normatização: Portaria Normativa PRPG n° 001/2023
Formulário: Recurso para Conselho
Resultado do Pedido: O discente deverá consultar o Boletim Interno após a reunião do Conselho.
O discente de pós-graduação da UFLA, formalmente aceito por outra IES brasileira, para realização de atividades de pesquisa e/ou de treinamento e o discente de pós-graduação de outra IES brasileira, formalmente aceito pelo seu orientador/supervisor e pelo colegiado do programa para realização de atividades acadêmicas na UFLA, devem solicitar a matrícula em Atividade Acadêmica Nacional (AAN).
Normatização: Resolução PRPG n° 084/2022