Rotinas Acadêmicas para Discentes
Acesso rápido
- Tabela de Prazos de Defesa
- Recuperação de trabalhos escolares
- Alteração de Matrícula Fora do Prazo
- Aproveitamento de Créditos
- Atividade Acadêmica Internacional
- Defesa Fechada
- Desligamento
- Docência Voluntária
- Licença maternidade
- Mudança de Nível
- Prorrogação do prazo para defesa
- Trancamento de matrícula
- Emissão de Carteirinha Institucional
- Interposição de recurso para o Conselho de Pós-graduação
Orientações: Para solicitar a recuperação de trabalhos escolares devido a afastamento por motivo de saúde, o discente deverá preencher o formulário abaixo, assiná-lo e coletar a assinatura do orientador e do coordenador do programa. Também é necessário anexar atestado médico, contendo o período do afastamento.
Formulário: Requerimento Padrão PRPG
Após o devido preenchimento e assinaturas, deverá enviar o formulário por meio do link abaixo.
Registrar solicitação: Recuperação de trabalhos escolares
Documentação a ser anexada: Anexar atestado médico (contendo Nº do CID e período de afastamento) ao requerimento, em um único arquivo PDF.
Orientações: Para solicitar a licença maternidade, a discente deverá preencher o formulário abaixo, assiná-lo e coletar a assinatura do orientador e do coordenador do programa. É necessário anexar atestado médico, contendo o período da licença e a data inicial do afastamento.
Formulário: Requerimento Padrão PRPG
Após o devido preenchimento e assinaturas, deverá enviar o formulário por meio do link abaixo.
Registrar solicitação: Licença maternidade
Documentação a ser anexada: Anexar atestado médico contendo o período de afastamento ao requerimento, em um único arquivo PDF.
Obs.: O formulário de licença maternidade é exclusivo para fins de registro interno na UFLA. Para orientações sobre bolsas, clique aqui ou entre em contato com a PRPG.
Orientações: Para solicitar a prorrogação do prazo para defesa, o discente deverá preencher o formulário abaixo, assiná-lo e coletar a assinatura do orientador e parecer do Colegiado/Coordenador do Programa. A documentação deverá ser enviada, no mínimo, 30 dias antes da data final para defesa.
As datas das reuniões da Câmara de Assessoramento, responsável pela análise dos pedidos, será informada aos Programas mensalmente, conforme agendamento realizado pelos seus membros.
Formulário: Requerimento Padrão PRPG
Após o devido preenchimento e assinaturas, o formulário deverá ser enviado por meio do link abaixo.
Registrar solicitação: Prorrogação do prazo para defesa
A tramitação pós-defesa será realizada por email (Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.), e o discente deverá enviar por email a declaração de trâmites (anexo II), contendo as assinaturas da Secretaria Integrada e da Biblioteca.
Orientações adicionais: Entrega de Trâmites Pós-Defesa
Orientações: Para solicitar a inclusão ou exclusão de disciplinas, o discente deverá preencher o formulário abaixo, assiná-lo e coletar a assinatura do orientador e coordenador do seu programa. O discente deverá incluir uma justificativa, no próprio formulário, para sua solicitação. Poderão ser anexados documentos comprobatórios, desde que estejam em um único arquivo, junto com o formulário.
Formulário: Alteração de Matrícula Fora do Prazo
Normatização: Portaria PRPG nº 591/2022
Após o devido preenchimento e assinaturas, deverá enviar o formulário por meio do link abaixo.
Registrar solicitação: Alteração de matrícula fora do prazo
Orientações: Para solicitar o trancamento de matrícula, o discente deverá preencher o formulário abaixo, assiná-lo e coletar a assinatura do orientador e parecer do Colegiado/Coordenador do Programa. Além disso, o discente deverá anexar uma declaração de nada consta emitida pela Biblioteca da UFLA. A validade do trancamento é de UM período letivo e será contabilizado no prazo de conclusão do discente, salvo no caso descrito no Art. 31, § 3º do Regulamento Geral da Pós-Graduação.
Formulário: Requerimento Padrão PRPG
Após o devido preenchimento e assinaturas, o formulário deverá ser enviado por meio do link abaixo.
Registrar solicitação: Trancamento de matrícula
Documentação a ser anexada: Declaração de Nada Consta emitida pela Biblioteca/UFLA.
Normatização: https://prpg.ufla.br/discentes/form/2-uncategorised/6-trancamento-de-matricula
Orientações: Para solicitar o desligamento do curso, o discente deverá preencher o formulário abaixo, assiná-lo e coletar a assinatura do Orientador, e anexar a declaração de nada consta emitida pela Biblioteca da UFLA. Após preenchimento e assinaturas, a documentação deverá ser enviada/entregue na SECRETARIA INTEGRADA (SI). A SI deverá cadastrar um memorando no SIPAC para a PRPG (unidade 12.39) informando o desligamento e anexar o formulário do discente digitalizado e a declaração de nada consta emitida pela Biblioteca. Não há prazo para entrega da solicitação.
Formulário: Formulário de Desligamento
Para solicitar o aproveitamento de créditos, o discente deverá preencher o formulário (requerimento) e seguir as orientações abaixo. Após preenchimento e assinaturas, a documentação deverá ser enviada/entregue na Secretaria Integrada e posteriormente encaminhada à DRCA. As normas para o aproveitamento de créditos devem ser consultadas nos Arts. 43 a 49, do Regulamento Geral da Pós-graduação.
Orientações:
- Na coluna COMPONENTE CURRICULAR CURSADO NA INSTITUIÇÃO DE ORIGEM: Deverá ser informado o Código e Denominação do componente curricular cursado na Instituição de Origem, como consta no Histórico Escolar (caso o componente curricular não possua código, este campo pode ser deixado em branco); a carga horária e o Conceito obtido, também de acordo com o histórico escolar; o ANO/PERÍODO que foi cursado o componente curricular.
- Na coluna NOME DO COMPONENTE CURRICULAR A SER DISPENSADO NA UFLA: Deverá ser informado o Código e Denominação do componente curricular da UFLA que deverá ser lançado no histórico do requerente; a carga horária e a Nota obtida/correspondente, de acordo com o Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação.
- Todo pedido de aproveitamento (independente se o componente curricular foi cursado na UFLA ou em outra instituição) deve conter o Histórico Escolar em anexo.
- As colunas “Parecer” e “Justificativa” são de uso exclusivo do Coordenador do Programa.
- Coluna Parecer: O Coordenador do Programa coloca “D” se for deferido ou “I” se for indeferido o aproveitamento de créditos do componente curricular.
- Coluna Justificativa: Se for Indeferido o Coordenador do Programa vai colocar a justificativa conforme Legenda constante do Formulário de Aproveitamento de Créditos.
- O Formulário de Aproveitamento de Créditos deverá ter todos os campos/colunas prenchidos.
Formulário: Aproveitamento de Créditos - Requerimento
Formulário: Aproveitamento de Créditos – Emissão de Parecer do Professor Responsável
O estudante de Pós-Graduação da UFLA que for realizar parte de seus estudos em outro país (estágio, pós-graduação sanduíche, titulação simultânea, etc) deve se matricular na disciplina "Atividade Acadêmica Internacional", seguindo as orientações disponíveis no link abaixo.
Acesse: Diretoria de Relações Internacionais - Atividade Acadêmica Internacional
Para informações sobre pedidos de docência voluntária, acessar Pró-Reitoria de Graduação.
Orientações: Para solicitar Mudança de Nível, prevista em Edital próprio do Programa, o discente deverá preencher o formulário abaixo e anexar os documentos exigidos pelo edital. A documentação deverá ser entregue na Secretaria Integrada ou conforme orientações do Edital.
Normatização: Regulamento Geral da Pós-graduação (Arts. 67-70)
Formulário: Mudança de Nível
Orientações: Defesa Fechada
Orientações: Para realizar a interposição de recurso para o Conselho de Pós-graduação, o requerente deverá preencher o formulário abaixo, solicitar as assinaturas do orientador e do coordenador do programa. Após assinaturas, o requerente deverá acessar o módulo de peticionamento do SEI e cadastrar um processo do tipo "Ensino: Pós-graduação: recurso para Conselho" e anexar o formulário ao processo. O processo será encaminhado diretamente para a PRPG e será incluído na pauta da reunião subsequente do Conselho.
Formulário: Recurso para Conselho