Palestra com Prof. Dr. Eduardo Fleury Mortimer – Faculdade de Educação UFMG

Resumo:

A linguagem da ciência tem muitas palavras e frases cujo significado muda em contextos diferentes, ou se altera, para refletir desenvolvimentos em uma determinada disciplina.
A palestra apresenta a teoria proposta pelo autor sobre o uso de “perfis conceituais” para tornar o ensino de significados dependentes do contexto mais eficaz. Desenvolvida ao longo de duas décadas, a Teoria dos Perfis Conceituais começa com o reconhecimento da coexistência no discurso dos alunos desses significados alternativos, mesmo no caso de conceitos científicos como a molécula, onde a dissonância entre as visões clássica e moderna do mesmo fenômeno é uma norma aceita. O autor desenvolve suas idéias, explicando como sua teoria pode ser aplicada para analisar o ensino de conceitos fundamentais na ciência, detalhando a implementação de um programa de pesquisa em Ensino de Ciências.

 

Local: Auditório do DEX

Sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

16:00 hs.