Programa de Estudante-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG)

Publicado: Quarta, 02 Junho 2010 20:40 | Última Atualização: Quarta, 02 Junho 2010 20:39
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) por intermédio da Divisão de Temas Educacionais (DCE) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tornam públicas as inscrições para a seleção do Programa de Estudante-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG). OBJETIVOS: A concessão de bolsas de mestrado e doutorado visando o aumento da qualificação de professores universitários, pesquisadores, profissionais e graduados do ensino superior dos países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém Acordo de Cooperação Cultural e/ou Educacional. Essas bolsas são concedidas em todas as áreas de conhecimento nas quais existam programas de pós-graduação que emitam diplomas de validade nacional. INSCRIÇÃO: O formulário de inscrição será on-line disponível no íconeInscrições on-line e a documentação complementar deverá ser apresentada à Embaixada do Brasil no país de origem do candidato, independentemente de onde ele estiver (ver edital do programa), podendo ser enviada via correio tradicional, utilizando formulários constantes do Manual. BENEFÍCIOS:
  • bolsa de valor igual a do estudante brasileiro no país;
  • passagem aérea de retorno.
Obs.: Não estão incluídos, no Programa PEC-PG, traslados de qualquer natureza e hospedagem ao bolsista selecionado, quando da sua chegada ao Brasil. CALENDÁRIO:
PERÍODO ATIVIDADE
De 01 de junho a 31 de julho de 2009 Inscrição e recebimento da documentação nas Representações Diplomáticas Brasileiras
Dezembro de 2009 Divulgação dos resultados
Março/2010 Início das atividades acadêmicas
PAÍSES PARTICIPANTES DO PEC/PG:
África, Ásia e Oceania. América Latina e Caribe
África do Sul Antígua - Barbuda