Defesa de Dissertação e Tese

Para obtenção dos títulos de mestre e de doutor, será exigida, respectivamente, a defesa de dissertação e de tese vinculada à linha de pesquisa ou área de concentração do programa.

A redação da tese ou da dissertação deverá obedecer às normas estabelecidas no Manual de Normatização e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos. A critério do colegiado do programa, ouvido o orientador do discente, a dissertação ou tese poderá ser redigida em português, inglês ou outra língua estrangeira.

Os discentes deverão submeter o conteúdo das dissertações e teses à correção gramatical e de linguagem e à revisão da adequação às normas bibliográficas vigentes na UFLA. O orientador e os membros da banca examinadora serão também responsáveis pelas correções da forma, linguagem e conteúdo, incluindo o abstract, da dissertação ou tese.

A dissertação e a tese deverão apresentar, respectivamente, uma contribuição significativa e original para o avanço do conhecimento científico sobre o tema em foco.

Os resultados de pesquisa originados das teses e dissertações estão sujeitos às leis vigentes no país e às normas ou resoluções relativas à propriedade intelectual publicadas pela UFLA.

A Defesa

Para solicitar ao colegiado do programa a submissão da dissertação ou de tese à defesa, o discente deverá atender às seguintes exigências:

• Cumprir todas as exigências previstas no Regulamento Geral dos Programas de PósGraduação e no Regulamento Interno do Programa;
  • Concluir todas as disciplinas previstas em seu plano de estudos e estar regularmente matriculado;
  • Cumprir as metas de produção acadêmica definidas para a disciplina de pesquisa orientada ou equivalente
  • Encaminhar ao colegiado do programa, 15 (quinze) dias úteis antes da data da defesa, as cópias da dissertação ou tese com as referências bibliográficas e abstract corrigidos;
  • Encaminhar ao colegiado do programa 1 (um) artigo originado da tese ou dissertação e revisado pelo orientador.

Downloads