Estrutura Curricular

A estrutura curricular do Curso de Mestrado Profissional em Tecnologias e Inovações Ambientais foi concebida de modo a garantir a transdisciplinaridade e flexibilidade curricular necessárias à qualificação e formação profissional, de modo a contribuir para a prática profissional avançada e transformadora de procedimentos e processos aplicados, por meio da incorporação do método científico, habilitando o profissional para atuar em atividades técnico-científicas e de inovação no âmbito das questões ambientais.
Estas disciplinas foram articuladas para fins pedagógicos em quatro grupos: a) disciplinas de nivelamento; b) disciplinas de formação geral de caráter obrigatório; c) disciplinas de formação transdisciplinar (optativas) e; d) domínio conexo (livre formação).

DISCIPLINAS

Carga horária

Créditos

Nivelamento
Pesquisa Bibliográfica e Comunicação Científica

15 h

0

Inglês Instrumental

30 h

0

Obrigatórias
Princípios da Legislação, Gestão e Certificação Ambientais

30 h

2

Ecologia Básica

30 h

2

Poluição Hídrica

30 h

2

Pedologia Ambiental

60 h

4

Química Ambiental

30 h

2

Seminário de Pesquisa Aplicada

15 h

0

Trabalho de Conclusão de Curso

30 h

2

Total de créditos obrigatórios

 

12

Área de Concentração (Optativas)

 

 

Gestão de resíduos e efluentes
Hidráulica e Hidrologia Aplicada

60 h

4

Qualidade e Tratamento de Água

60 h

4

Processos e Tecnologias de Tratamento de Efluentes Líquidos

60 h

4

Reúso de Água e Efluentes

45 h

3

Gestão e Manejo de Resíduos Sólidos

60 h

4

Gestão de Resíduos Químicos de Laboratório

60 h

4

Controle e Monitoramento de Efluentes Atmosféricos

45 h

3

Restauração e conservação de ecossistemas
Ecologia Florestal

60 h

4

Restauração de Ecossistemas Florestais

60 h

4

Indicadores de Restauração Florestal

45 h

3

Estudos de Impactos Ambientais e o Licenciamento Ambiental

60 h

4

Geoprocessamento Aplicado ao Zoneamento e Restauração de Ecossistemas

60 h

4

Solo e sua interface com o ambiente
Química Ambiental Aplicada a Solos

60 h

4

Atributos Biológicos, Químicos e Físicos como Indicadores da Degradação e Recuperação de Solos e Práticas de Manejo para Recuperação Ambiental

60 h

4

Manejo Sustentável e Conservação de Solo e Água

60 h

4

Tópicos Especiais em Ciência do Solo e Sustentabilidade Ambiental

30 h

2

Disciplinas de domínio conexo
Tópicos Especiais I

30 h

2

Tópicos Especiais II

45 h

3

Tópicos Especiais III

60 h

4

Ementário

 1) Pesquisa Bibliográfica e Comunicação Científica

Especificidades da pesquisa bibliográfica, Pesquisa bibliográfica e publicação científica; Procedimentos e técnicas de acesso à base de dados bibliográficos; Bases de dados bibliográficos: especificidades e práticas de acesso.

2) Inglês Instrumental

Aspectos contextuais e textuais, gramaticais e lexicais pertinentes à compreensão de gêneros acadêmicos; desenvolvimento de estratégias de leitura.

3) Ecologia Básica

Histórico. Condições e recursos ambientais. Evolução. Populações: conceitos, interações entre organismos. Comunidades: conceitos, processos em comunidades, padrões em comunidades. Ecossistemas: fluxo de energia, ciclo de matéria. Biomas. Ecologia aplicada.

4) Princípios da Legislação, Gestão e Certificação Ambientais

Apresentação da disciplina. Critério de avaliação. Análise das principais normas ambientais brasileiras e seus pontos conflituosos. Embasamento conceitual para planejamento, gestão e certificação ambientais. Instrumentos de Gestão Ambiental estabelecidos na Política Nacional de Meio Ambiente (Lei 6.938/81) e evolução destes instrumentos para o manejo e conservação dos recursos naturais. Sistemas de Gestão Ambiental (PDCA; ISO 14000). Certificação Ambiental.

5) Poluição Hídrica

Introdução; conceituação; importância da água; a água no planeta; ciclo hidrológico; evaporação, evapotranspiração, precipitação, infiltração, escoamento superficial; bacias hidrográficas; classificação dos cursos d’água; fontes de poluição das águas; efeitos da poluição nas águas; padrões de qualidade da água.

6) Química Ambiental

Introdução à Química Ambiental; Ciclos Biogeoquímicos; Poluição Hídrica; Poluição Atmosférica; Substâncias Tóxicas.

7) Pedologia Ambiental
Atributos do solo. Os principais solos do Brasil. Fatores e processos de formação do solo. Intemperismo de minerais, geomorfologia e clima em relação à formação e distribuição dos solos, e sua aplicação no manejo sustentável do solo e do ambiente em geral.

8) Seminário de Pesquisa Aplicada
O discente de mestrado deverá apresentar o seminário de projeto de pesquisa ou de proposição de trabalho de conclusão de curso.

9) Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
A disciplina compõe-se de atividades de pesquisa ou de desenvolvimento técnico, sob orientação de um professor, tendo como critério de exigência a elaboração de um trabalho individual.

10) Hidráulica e Hidrologia Aplicada

Hidrometria; captação e distribuição de água; hidráulica de sistemas de tratamento de água; ciclo hidrológico; caracterização edafoclimática, morfométrica e fisiográfica de bacias hidrográficas; precipitação; infiltração; evapotranspiração; escoamento superficial; condutos livres e estruturas hidráulicas; hidrologia ambiental; política nacional de recursos hídricos.

11) Qualidade e Tratamento de Água

Qualidade e usos da água; parâmetros de qualidade físicos, químicos e biológicos; amostragem de água; classificação das águas no território nacional; padrões de potabilidade; índices de qualidade da água; ensaios de tratabilidade e dosagens de produtos químicos; etapas do tratamento de água: coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção e fluoretação.

12) Processos e Tecnologias de Tratamento de Efluentes Líquidos

Caracterização de efluentes líquidos, microbiologia; processos biológicos de tratamento, parâmetros cinéticos capazes de subsidiar o dimensionamento de projetos de sistemas de tratamento de efluentes líquidos, utilização racionalde subprodutos provenientes dos tratamentos e efluentes líquidos (domésticos e agroindustriais).

13) Reúso de Água e Efluentes

Tendências mundiais sobre o reúso de água e efluentes. Potencial e limitações do reúso de água. Características quantitativas e qualitativas de águas residuárias. Determinação da eficiência de processos e operações em função dos objetivos do uso e da qualidade requerida do afluente. Reúso de água. Uso urbano de efluentes. Uso industrial de efluentes. Impactos ambientais da disposição de águas residuárias no solo. Métodos de disposição de águas residuárias no solo. Utilização de águas residuárias em aquicultura. Uso de águas residuárias para recarga de aquíferos. Normatização e legislação pertinente.

14) Gestão e Manejo de Resíduos Sólidos

Conceitos. Classificação de resíduos sólidos. Normatização e legislação pertinente. Gestão integrada de resíduos sólidos urbanos: geração quantitativa e composição gravimétrica; formas de acondicionamento; formas de coleta: convencional e seletiva; transporte; tratamento: reciclagem, compostagem e incineração; destinação final: aterros controlados e sanitários. Recuperação de lixões. Resíduos sólidos especiais.

15) Gestão de Resíduos Químicos de Laboratório
Objetivos e estratégias para gestão; Entidades e instrumentos legais para a gestão; Caracterização de substâncias perigosas; Minimização de resíduos; Inventário de produtos e materiais residuais; manejo de substâncias perigosas; Manejo de substâncias perigosas; Tratamento de resíduos perigosos; Transporte de resíduos perigosos; Disposição final de materiais residuais.

16) Controle e Monitoramento de Efluentes Atmosféricos
Poluição atmosférica; Efeitos da poluição do ar na saúde humana; Química da atmosfera e da poluição do ar; Legislação vigente para o controle de poluição e qualidade do ar e formas de controle de poluição; Influência de fatores meteorológicos e climáticos na poluição atmosférica; Medidas de concentração de poluentes no ar.

17) Ecologia Florestal

Origem e distribuição das florestas. Ambiente físico: clima, solo, água e outros. Estrutura das comunidades florestais. Interações intra e interespecíficas. Dinâmica de florestas. Usos e ameaças às florestas. Formações florestais do Brasil.

18) Restauração de Ecossistemas Florestais

Conceitos relacionados à restauração de ecossistemas florestais; Diagnóstico ambiental das áreas a serem restauradas; Bases para o planejamento da restauração; Modelos de restauração florestal; Modelos de restauração artificial: implantação de florestas mistas (seleção, composição, espaçamento, e distribuição de espécies), Métodos e técnicas de implantação de florestas mistas (plantios de mudas e semeadura direta, métodos de preparo da área, operações de plantio e manutenção); Modelos baseados na regeneração natural e enriquecimento: condições básicas para uso da regeneração natural, métodos de indução e condução da regeneração natural; Noções de Bioengenharia de solos aplicados à restauração; Estudos de casos; Custos da restauração de ecossistemas florestais.

19) Indicadores de Restauração Florestal

Conceitos relacionados aos indicadores de restauração e sustentabilidade dos ecossistemas; Princípios, Critérios e Indicadores, Verificadores; Métodos de avaliação; Custos de avaliação; estudos de caso.

20) Estudos de Impactos Ambientais e o Licenciamento Ambiental
Os princípios e conceitos da análise e avaliação de impactos ambientais, voltados principalmente para os ecossistemas terrestres. Será dado entendimento sobre conceitos de desenvolvimento, meio ambiente e impactos ambientais. O processo histórico e a legislação atual com vistas à submissão de projetos junto aos órgãos ambientais licenciadores serão apresentados e será feito um estudo prático no qual serão elaborados estudos ambientais para a regularização de projetos submetidos ao licenciamento. Análise dos principais instrumentos de gestão ambiental da PNMA aplicados na análise e estudo de impactos ambientais.

21) Geoprocessamento aplicado ao zoneamento e restauração de ecossistemas

Introdução aos conceitos e fundamentos básicos em Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas (SIG), aplicados ao zoneamento e restauração de ecossistemas. Dentro desse escopo, técnicas de interpretação, análise e processamento de imagens digitais são apresentadas objetivando a produção de mapas de uso e cobertura do solo. Maior ênfase é dada a classificação de diferentes coberturas florestais através da utilização de imagens de satélite em combinação com outras informações georeferenciadas como a hidrografia, o relevo, a altitude, o tipo de solo, etc.

22) Química Ambiental aplicada a solos
Processos que ocorrem no solo  são influenciados por outros compartimentos do ambiente, como as plantas, ar e água, além de fatores associados ao próprio solo. Fluxos de nutrientes e de poluentes, perdas  e ganhos de carbono e de outros elementos químicos são relacionados ao solo. Dessa forma, é essencial analisar os conceitos, propriedades e características dos solos, para se entender a interação com água, plantas, ar etc., uma vez que esse conhecimento permite entender a dinâmica de  nutrientes, dos elementos-traço, de poluentes orgânicos e inorgânicos, da ciclagem de resíduos orgânicos e fertilizantes alternativos. O uso e descarte de resíduos na natureza, do mesmo modo, implicam no conhecimento do solo, em razão de legislações mais severas e da consciência de que a qualidade ambiental precisa ser melhorada. A melhoria da qualidade ambiental implica no manejo racional de solos e dos ambientes mais frágeis, como é o caso de solos ácidos, salinos, alcalinos e dos solos alagados. O inventário de gases-estufa, a definição dos principais contribuintes dessas substâncias em diversos processos industriais, agrícolas e de produção em geral e o estudo de estratégias para mitigar as emissões e diminuir o aquecimento global são assuntos que merecem, do mesmo modo, grande atenção, por constituírem demandas recorrentes da sociedade cada vez mais preocupada com a qualidade ambiental. Esses aspectos serão abordados nesta disciplina, como subsídio para maior sustentabilidade, preservação e uso eficiente de recursos ambientais e melhoria da qualidade de biomas e agroecossitemas brasileiros.

23) Atributos Biológicos, Químicos e Físicos como Indicadores da Degradação e Recuperação de Solos e Práticas de Manejo para Recuperação Ambiental
Esta disciplina apresenta os diversos aspectos da biodiversidade e ecologia do solo, ressaltando processos biológicos relevantes e inclui métodos para sua avaliação e práticas de manejo. Caracterização física do solo: textura do solo; relações massa volume; estrutura e agregação do solo; consistência do solo; compactação do solo; potencial da água no solo; disponibilidade de água para as plantas. Identificação dos fatores químicos que limitam o crescimento das plantas, estudo de práticas que corrijam essas limitações nutricionais, com perspectivas de retorno econômico das práticas, proteção ambiental e obtenção de produtividades sustentáveis.

24) Manejo Sustentável e Conservação do Solo e da Água
Serão abordados aspectos de gestão econômica, social, saneamento e ambiental da conservação do solo; formação do solo e relações com a erosão; fatores determinantes e mecanismos de erosão, erodibilidade do solo, tolerância de perdas de solo, erosividade de chuvas, diagnóstico, monitoramento e modelagem da erosão hídrica, tecnologias conservacionistas, sistemas de manejo e sustentabilidade do solo; restauração de áreas degradadas pela erosão; levantamento e planejamento conservacionista em sub-bacias hidrográficas.

25) Tópicos Especiais em Ciência do Solo e Sustentabilidade Ambiental
A disciplina tem como objetivo permitir ao corpo discente treinamento na elaboração, edição e defesa de trabalho técnico-científico cujo tema de pesquisa se associe a tópicos que representam avanços em Ciência do Solo, procurando retratar o estudo da arte do tema abordado. São priorizados temas relevantes, de interesse atual e pouco abordados nas disciplinas regulares.

26) Tópicos Especiais I
Visa oferecer ao aluno a oportunidade de estudar temas de seu interesse relacionados com a área específica de pesquisa e julgados de importância para a sua formação.

27) Tópicos Especiais II
Visa oferecer ao aluno a oportunidade de estudar temas de seu interesse relacionados com a área específica de pesquisa e julgados de importância para a sua formação.

28) Tópicos Especiais III
Visa oferecer ao aluno a oportunidade de estudar temas de seu interesse relacionados com a área específica de pesquisa e julgados de importância para a sua formação.