O Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas foi criado pelos docentes do Grupo de Pesquisa Engenharia de Água e Solo da UFLA, com início em março/2010. Embora este Programa tenha sido criado em 2010, é importante ressaltar que as atividades de pesquisa e de pós-graduação deste Grupo remontam à década de 80 quando o mesmo submeteu a CAPES o projeto de criação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, área de concentração em Irrigação e Drenagem, que após aprovação teve início em 1990 e continuou seu desenvolvimento junto com outras áreas da Engenharia Agrícola.
Várias teses e dissertações foram concluídas, e com o crescimento significativo da produção científica, qualitativa em especial, houve incremento importante de parcerias com várias instituições nacionais e internacionais. Diante do cenário construído aliado à necessidade de dar continuidade a uma dinâmica de trabalho imposta pelo Grupo de Pesquisa Engenharia de Água e Solo, esforços foram envidados para que houvesse, então, o desmembramento do programa de Engenharia Agrícola e a criação do atual programa (Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas – PPGRHSA). O grupo entendeu que a criação de um novo programa independente poderia obter indicadores de produtividade que lhe permitiria vislumbrar maior competitividade, melhor conceito, mais apoio e melhor contribuição para sociedade.
Embora tenha iniciado em março de 2010, o programa apresenta bom desempenho conforme pode ser percebido nos índices dos docentes e discentes. Em sua primeira avaliação relativa ao triênio 2010-2012, o programa obteve conceito 4, contudo, com viés para um conceito 5 na próxima avaliação, agora quadrienal (2013-2016), haja vista o crescimento da produção qualitativa do programa no citado período como fruto de parcerias internacionais, destacando-se a Universidade Purdue, Universidade da California-Davis, Texas A&M, instituições para as quais alunos de doutorado têm desenvolvido seus trabalhos na forma de doutorado sanduíche.
No ano de 2014 promoveu-se a alteração de duas para três linhas de pesquisa, sendo elas: Engenharia e Manejo de Irrigação, Hidrologia e, Saneamento Ambiental. O programa também iniciou em 2014 a participação de docentes no mestrado profissional em Recursos Hídricos do Instituto Tecnologico Vale – ITV, Belém.
É com respaldo nesta história de atuação dos docentes, nas suas experiências e em consonância com a crescente demanda por profissionais e alternativas de crescimento sustentável, que surgiu a proposta de desmembramento do programa de Engenharia Agrícola, com a perspectiva de contribuir com a formação de recursos humanos e a geração de conhecimento técnico-científico, nesta área de recursos hídricos, de uma forma mais efetiva e relevante.