CARLOS BETLINSKI
Desenvolve estudos e pesquisas em temáticas que percorrem o referencial teórico da Teoria Crítica da Sociedade com ênfase na perspectiva estética da educação. Formação cultural de professores, fundamentos estéticos e epistemológicos das práticas educativas, estudos sobre cinema e formação estética são as principais preocupações e interesses de investigações. Transita por referenciais da filosofia contemporânea em seu diálogo com a educação com destaque para Theodor Adorno, Walter Benjamim, Herbert Marcuse, Christoph Türcke, Vilém Flusser e Friedrich Nietzsche.
CELSO VALLIN
Desenvolve pesquisas em Educação do Campo e Educação Ambiental. As discussões e estudos abrangem a organização escolar, o currículo, as políticas públicas, a gestão escolar, e gestão educacional, em situações de educação escolar básica e também não-formal, quando o foco é colocado em movimentos e organizações sociais populares.Trabalhamos com pesquisa participante. Buscamos a reflexão crítica sobre a prática e a aplicação prática das teorias estudadas, valorizando a estética, o brincar, as culturas corporais, as TDIC e a inovação nos interessam quando é no viés da educação libertadora e popular.
CLÁUDIO LÚCIO MENDES
Desenvolve pesquisas sobre educação e tecnologias digitais, discutindo seus empregos em espaços escolares e para a formação de professores, utilizando referenciais dos Estudos Culturais, Cibercultura e Neurociências
FÁBIO PINTO GONÇALVES DOS REIS
Desenvolve pesquisas com orientação pós-estruturalista, tendo como foco de interesse a Educação Física Escolar, a Teoria dos Jogos/Brincadeiras, a Educação Infantil e as Diversidades.
FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA
Desenvolve pesquisas com ênfase na formação docente, práticas de ensino e processos didáticos, considerando a constituição do raciocínio pedagógico, a mobilização de saberes profissionais e possibilidades de investigação didática no contexto da sala de aula e dos processos de ensino e de aprendizagem considerando as nuances da realidade escolar. Investiga os saberes envolvidos na aprendizagem da docência e iniciativas de formação docente que tem como prerrogativa a aproximação e interlocução entre a universidade e a escola de educação básica. Tem-se a preocupação com os processos de constituição da profissionalidade, identidade e desenvolvimento profissional docente tendo como área norteadora a Didática.
HELENA MARIA FERREIRA
Desenvolve pesquisas ligadas ao estudo das textualidades constitutivas das produções textuais multissemióticas; à reflexão teórico-metodológica do campo da Linguística Aplicada, com ênfase para o ensino de língua portuguesa e/ou para a formação de professores, ao ensino das práticas de linguagem (oralidade, leitura, produção de textos, análise linguística/semiótica) em uma perspectiva discursiva.
ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART
Desenvolve estudos e pesquisas relacionados à linguagem como processo interdiscursivo; aos aspectos que envolvem os processos iniciais de ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita e à formação de professores alfabetizadores. Apresenta pesquisas nas áreas de leitura e letramentos, processos de compreensão leitora, práticasescolares de leitura literária, letramento literário, literatura digital infantil, formação de leitores, narração de histórias, compreendendo estudos que discutem a relação entre o leitor e materiais de leitura, bem como a materialidade do livro.
JACQUELINE MAGALHÃES ALVES
Desenvolve estudos e trabalha no Ensino, Pesquisa e Extensão/Comunicação, com ênfase em educação pública e democratização da educação; política e planejamento educacional: avaliação e currículo; metodologia de ensino; educação ambiental, sociologia ambiental e formação de Professoras/es, na área de Ciências, Cultura e Ambiente.
JOSÉ ANTÔNIO ARAÚJO ANDRADE
Desenvolve pesquisas na área de Educação Mediada por Tecnologias; Processos de Ensino e Aprendizagem no Ensino; Matemática e Educação Matemática, com ênfase no ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem em educação matemática, história das ciências, ensino de matemática em ambientes computacionais e formação de professores.
LUCIANA AZEVEDO RODRIGUES
Estuda autores da assim chamada Escola de Frankfurt para refletir sobre os limites e as possibilidades da experiência estética na formação de professores e de outros profissionais comprometidos com a formação humana. Dentre os pensadores que mais tem pesquisado destacam-se os filósofos T. Adorno, M. Horkheimer, W.Benjamin, assim como alguns de seus representantes contemporâneos, C. Türcke, A. Kluge e A. Gruschka. Dentre os temas que tem se dedicado ressaltam se “A experiência estética na formação docente; “A formação humana e os produtos da assim chamada Indústria Cultural”, “A capacidade humana de se concentrar e a experiência de ler e escrever na cultura midiática”. “A arte cinematográfica na formação de professores/as”, “O cinema como experiência estética de formação humana”; “O corpo e seus movimentos como experimentação da realidade”, “O movimento corporal humano como arte”.
MÁRCIO NORBERTO FARIAS
Desenvolve pesquisas em torno dos seguintes temas: fundamentos da Educação Física Escolar; Filosofia da Educação; Sociologia; Trabalho, Lazer e Tempo Livre; Corpo, Cultura e Educação; Cultura Midiática e Novas Tecnologias; Vício nas Telas Digitais; Formação Estética de Professores, Cinema e Formação Docente; Teoria Crítica da Sociedade; Escola de Frankfurt; Choques Imagéticos e Sociedade Excitada; Estágio Supervisionado; Práticas Corporais em Espaços Públicos e Privados; Natureza e Administração Social; Ideologia e Semiformação.
MARCO ANTÔNIO VILLARTA-NEDER
Colaborador
MAURICEIA SILVA DE PAULA VIEIRA
Colaborador
PATRÍCIA VASCONCELOS ALMEIDA
Desenvolve pesquisa na área de Linguística Aplicada tendo como subáreas a formação (inicial e continuada) do professor e os processos de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras mediado pelas TDICs, tendo como foco os preceitos e utilização da Teoria da Aprendizagem e/ou da Pesquisa Narrativa. Portanto, a pesquisa de campo e a pesquisa-ação podem ser o norte dos trabalhos investigativos a serem desenvolvidos na perspectiva da pesquisa qualitativa. Os objetivos de pesquisa envolvem diretamente análises teóricas e críticas das práticas didático-pedagógicas que abarcam a inserção das TDICs nas metodologias em sala de aula, bem como, na formação do professor para o uso das TDICS, considerando a possibilidade de propostas para inovações pedagógicas.
RONEI XIMENES MARTINS
As questões-chave que orientam minhas pesquisas são: como as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) podem mediar processos de ensino-aprendizagem e de gestão educacional visando ao seu aprimoramento e à inovação das práticas pedagógicas? Comoformar professores e gestores educacionais para processos de inovação na educação básica e superior? O foco do meu trabalho é o diálogo das investigações com a realidade e a prática na escola básica e na universidade brasileiras, exclusivamente em pesquisas de campo.Rejeito a teorização e a crítica estéreis. Meus objetivos são, principalmente: a problematização e as análises críticas das práticas pedagógicas mediadas por TDIC, por meio de teorizações; a inovação pedagógica por meio do desenvolvimento de novas metodologias, bem como da inserção de TDIC no ensino-aprendizagem e na gestão educacional; a criação, desenvolvimento e avaliação de recursos educacionais e materiais didáticos digitais;a formação de professores com e para a incorporação das TDIC ao currículo, bem como para o desenvolvimento de novas metodologias de ensino;a criação, o desenvolvimento e a análise crítica de instrumentos para diagnostico e/ou avaliação psicoeducacional informatizada no contexto dos sistemas educacionais.
TANIA REGINA DE SOUZA ROMERO
Desenvolve pesquisas na área de identidade docente, com base em preceitos do desenvolvimento humano vygotskiano e na perspectiva pós-moderna de sujeito. Apoia-se, ainda, na análise de discurso conforme instrumental oferecido pela Linguística Sistêmico-Funcional.
VANDERLEI BARBOSA
Desenvolve estudos e pesquisas relacionados à filosofia, à literatura e à educação que abrangem o pensamento dos autores clássicos e dos autores do pensamento crítico latino-americano.É sob a égide desses pensadores que procura explorar as reflexões e as pesquisas na área dos fundamentos da educação;aos aspectos que envolvem a condição humana e à formação de professores, compreendendo estudos que discutem o que está além da aparência das coisas, isto é, reflete sobre a a ideia a partir da tradição filosófica, teológica e educativa, bem como a questão da estética, da ética e da epistemologia com pegada lúdico-humanístico-filosófica, chamando para dança Werner Jaeger, Guimarães Rosa, Paulo Freire, Eduardo Galeano, Leonardo Boff.