Sobre o Programa

Histórico e evolução:

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Lavras foi criado em março de 1990 na antiga “ESAL, hoje UFLA. A proposta de criação foi aprovada em Assembléia do Departamento de Engenharia, na 275ª reunião no dia 27/03/1989, seguindo para recomendação pelo Grupo Técnico Consultivo (GTC) da CAPES. O início do Programa ocorreu no ano de 1990.As primeiras dissertações foram concluídas dois anos após o início do Programa, em agosto de 1992. Em 1994, o Programa recebeu o seu primeiro conceito, tendo sido classificado como Curso “A” de acordo com a avaliação da Divisão de Acompanhamento e Avaliação dos Cursos de Pós-Graduação da CAPES, equivalente atualmente ao conceito 5. O doutorado na área de concentração em Irrigação e Drenagem foi aprovado pela CAPES em 2002 e iniciado em agosto do mesmo ano.
Com o ingresso de novos docentes doutores no Departamento de Engenharia, que reuniam condições de participarem do Programa, novas área de concentração foram a partir de 2002, como: Construções Rurais e Ambiência (2002), Máquinas e Automação Agrícola (2003) e Processamento de Produtos Agrícolas (2007).
Em 2010 sob nova coordenação o Programa passa por demembramento e expressiva reestruturação, a partir do parecer CTC/CAPES de 10/11/2009, que recomendou a criação de novo Programa de Pós Graduação em Recursos Hídricos e Sistemas Agrícolas, assim o PPGEA deixa de atuar na área de concentração em recursos hidricos, se reestruturando conforme novo regulamento do PPGEA aprovado em reunião do CPGSS/PRPG/UFLA em 11/08/2010, regido pelo Regulamento Geral dos programas de Pós-Graduação Strito Sensu (Resolução CEPE nº 007 de 22 de janeiro de 2009) da Universidade Federal de Lavras, com as disposições específicas:

1. O programa de pós-graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA) , nos níveis de Mestrado e Doutorado, tem como principais objetivos capacitar profissionais para aturem  como docentes ou pesquisadores na Área de Engenharia Agrícola e também gerar conhecimento, tecnologias, novos produtos e processos nas suas linhas de pesquisa a nível de mestrado e Doutorado:
– Construções, Ambiência e Tratamento de Resíduos;
– Instrumentação;
– Máquinas e Mecanização Agrícola;
– Processamento de Produtos Agrícolas;
– Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento.
Aos concluintes do mestrado e doutorado serão conferidos os respectivos títulos de Magister Scientiae (M.Sc.) e Doctor Scientiae (D.Sc.), na área de concentração em Engenharia Agrícola.
O corpo docente do Programa de pós-graduação em Engenharia Agrícola está composto por doutores formados em renomadas instituições do Brasil e do Exterior, em diversas subáreas da Engenharia Agrícola, compatível com a demanda gerada pelas disciplinas e linhas de pesquisa. A coordenação do Programa tem procurado, constantemente, conscientizar os docentes e discentes da importância de se atingir melhores índices de desempenho, especialmente com relação aos trabalhos de dissertações e teses, publicações em periódicos melhores qualificados, projetos de pesquisa e participação efetiva nas atividades do Programa (ensino, orientação e pesquisa).
No ano de 2010 após o processo de reestruturação o Programa contou com 25 discentes à nível de Mestrado e 22 à nível de Doutorado, totalizando 47 discentes. Atualmente o Programa conta com 14 docentes e 62 discentes.
No ano de 2011, já com o processo de reestruturação concluído que privilegiou desburocratizar os procedimentos internos com relação aos discentes, focando em maior objetividade quanto as exigências para a conclusão dos cursos de mestrado e doutorado, buscando trabalhar a disponibilidade de tempo dos discentes, além das disciplinas a serem cursadas e da execução do plano de trabalho, para a publicação de trabalhos relacionados ao seus temas de pesquisa.

Missão:

Constituem finalidades do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola:

  1. capacitação de profissionais de áreas afins para atuar como docente ou pesquisador na área de Engenharia Agrícola;
  2. proporcionar o aprimoramento dos conhecimentos para solucionar, de forma competente, as questões relativas à Engenharia Agrícola.
  3. contribuir para o desenvolvimento de produtos e processos tecnológicos inovadores ambientalmente compatíveis.
  4. desenvolver processos educacionais inovadores que promovam o desenvolvimento humano qualificado e a cidadania.
  5. fundamentar as condutas científicas e pedagógicas em padrões éticos e socialmente corretos.

Objetivos:

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA), nos níveis de mestrado e doutorado, tem como principais objetivos capacitar profissionais para atuar como docente ou pesquisador na área da Engenharia Agrícola e também gerar conhecimentos, tecnologias, novos produtos ou processos em suas linhas de pesquisa. Aos concluintes do mestrado e doutorado serão conferidos os respectivos títulos de Magister Scientiae (M. Sc.) e Doctor Scientiae (D.Sc.) em Engenharia Agrícola, de acordo com as normas e regulamentos vigentes.