Financiamento

Não existem linhas de financiamentos específicos para o programa de mestrado, mas existem projetos individuais de pesquisa financiados por órgãos de fomento. Segundo o relatório anual de atividades da Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (http://www.fundecc.org.br/), responsável pela administração dos projetos de pesquisa vinculados à UFLA, o Departamento de Ciência da Computação foi responsável por 5% do total de projetos aprovados na UFLA. Esses projetos individuais somam aproximadamente 1 (um) milhão de reais captados junto aos órgãos de fomento (CNPq, FAPEMIG, FINEP e outros).

 Recentemente, a FINEP repassou recursos para a UFLA para o investimento em infraestrutura do Centro de Computação Científica e Aplicada da UFLA (CCCA). O CCCA é uma área de 450m2 anexa ao DCC/UFLA, onde serão investidos R$750.000,00 nos próximos anos para melhoria de instalações físicas e equipamentos para a pesquisa. O projeto foi aprovado no Edital Finep PROINFRA de 2010 e demonstra ainda mais o comprometimento da UFLA em apoiar a pesquisa em computação.

 Cabe ressaltar que para a entrada do primeiro semestre de 2012, todos os alunos do programa de mestrado que solicitaram bolsa de estudos conseguiram, sendo estas bolsas provenientes do CNPq (http://www.cnpq.br/), CAPES (http://www.capes.gov.br/), FAPEMIG (http://www.fapemig.br/) ou recursos próprios da universidade.

CNPq

  • Site
  • Bolsas
  • Projetos

 

CAPES

  • Site
  • Bolsas
  • Projetos
  • Custeio

 

FAPEMIG

  • Site
  • Bolsas
  • Projetos

Nome do projeto: Refinamento adaptativo de malhas baseado em grafo para resolução numérica de Equações Diferenciais Parciais

Linha de pesquisa: Inteligência Computacional e Processamento Gráfico

Ano de início: 2010

Descrição do Projeto:

Propõe-se pesquisa na técnica de refinamento adaptativo de malhas triangulares para discretização por volumes finitos para resolução de equações diferenciais parciais de segunda ordem. Buscar-se-á menor esforço computacional para construir uma malha refinada adaptativamente, representada por uma estrutura de dados do tipo grafo, em problemas estacionários e evolutivos. Ainda, admitir-se-á mais flexibilidade na ligação entre os nodos do grafo entre células discretas vizinhas com diferentes níveis de refinamento. Isso em comparação com o esquemas de refinamento local baseados em estruturas de dados do tipo árvore, especificamente, quadtrees e octrees. Curvas de preenchimento de espaço, originalmente utilizadas em fractais e computação gráfica, ou algoritmos clássicos para percorrer nodos de um grafo possibilitarão numerar os volumes da malha. Buscar-se-á melhoria em aspectos como: nos algoritmos que geram tais ordenamentos totais dos volumes da malha; pesquisa nos esquemas de partição dos triângulos; melhoria nas aproximações das soluções de equações diferenciais parciais clássicas; e no esquema de representação dos volumes finitos. A utilização dos esquemas deve possibilitar a utilização de resolutores de sistemas lineares baseados na minimização de funcionais, especificamente, dos Métodos dos Gradientes Conjugados e Bi-conjugados.

Projetos de programas computacionais, escritos na linguagem C++, para esta investigação, serão utilizados como base para as simulações numéricas. Trabalhar-se-á na melhoria dos aspectos relacionados à modelagem computacional das estruturas que representam a malha discretizada adaptativamente. Projeto financiado pela FAPEMIG.