Áreas de Concentração / Linhas de Pesquisa

Para fins de adequação do projeto de dissertação ou tese do candidato, cumpre esclarecer que a orientação básica do PPGA/UFLA está refletida em três linhas de pesquisa. A descrição a seguir reflete essa orientação, representando o agrupamento de docentes que são responsáveis por disciplinas do programa e têm responsabilidades/participação em projetos de pesquisa científica. Os docentes se organizam em grupos, que desenvolvem projetos de pesquisa, incluindo estudantes de Doutorado, Mestrado e Iniciação Científica. Essas áreas de concentração/linhas de pesquisa são:

LINHA DE PESQUISA 1 – GESTÃO ESTRATÉGICA, MARKETING E INOVAÇÃO

 Esta linha de pesquisa objetiva desenvolver estudos relacionados à competitividade das organizações frente a um ambiente de negócios instável e dinâmico, buscando a compreensão das estratégias organizacionais e interorganizacionais numa lógica de inovação e atendimento às demandas do mercado consumidor. A linha se estrutura em 4 núcleos temáticos, descritos a seguir:

  • Estratégia, cooperação e relações interorganizacionais: 

Investiga a estratégia, a dinâmica competitiva, os processos de interação em redes organizacionais, aglomerações produtivas e seus efeitos decorrentes. Com diferentes enfoques metodológicos, procura entender os processos estratégicos de cooperação interorganizacional, especialmente aqueles voltados para a inovação e melhoria do desempenho competitivo.

Exemplos de estudos de interesse:

– Formação e desenvolvimento de aglomerados produtivos e redes interorganizacionais.

– Relações interorganizacionais e governança em redes.

– Processos cooperativos para a geração de inovação e competitividade.

  • Universidade, inovação e desenvolvimento

Investiga-se o papel que as universidades desempenham no desenvolvimento da economia do conhecimento. Os principais temas são: empreendedorismo, marketing de novas tecnologias, relações universidade-empresa, melhores práticas, fatores críticos de sucesso, estratégias e cultura do empreendedorismo e da inovação.

Estudos estão associados ao papel de alunos, professores, pesquisadores, grupos de pesquisa, ecossistema, startups, spin-offs, empresas de base tecnológica, incubadoras e parques tecnológicos na promoção de inovações.

  • Gestão do conhecimento, prospecção e tecnologia aplicada

 

Nesse tema são desenvolvidas relacionadas aos seguintes tópicos: Gestão do conhecimento, inovação e mercado. Geração e gestão de idéias e inovação – participação social, crowdsourcing e crowdstorm.  Estratégia e planejamento prospectivo (roadmapping) e situacional. BSC, Oceano azul, disrupção e geração de valor. Governança, tecnologia e inovação. Analítica e inteligência de dados.

Principais setores envolvidos – setor público, setor educacional, segurança pública e organizações de software.

  • Marketing e comportamento do consumidor

Esse tema investiga os processos de criação e desenvolvimento de mercados, o comportamento do consumidor e as estratégias de Marketing. Por meio de uma abordagem multidisciplinar enfatiza os processos de compra e consumo e a influência de fatores de ordem econômica, sociológica, antropológica e psicológica, buscando articular questões teóricas, metodológicas e gerenciais que envolvem organizações do setor privado e público.

Exemplos de temas de interesse:

– Identidade, distinção e consumo simbólico.

– Valores pessoais e sua influência nas decisões de compra.

– Práticas de consumo.

– Criação e evolução de mercados.

LINHA DE PESQUISA  2 – ORGANIZAÇÕES, GESTÃO E SOCIEDADE

Esta linha de pesquisa incorpora um conjunto de projetos que procuram apreender e explicar organizações em suas mais diversas formas e dimensões e realidades organizacionais sob a ótica de diferentes abordagens teórico-metodológicas, incluindo aquelas fundamentadas em teorias sociais e organizacionais. Prioriza-se a realização de estudos organizacionais que sejam capazes de contribuir para o avanço do conhecimento acerca dos seguintes temas:

  • empreendedorismo, com foco nas ações e práticas empreendedoras e empreendedorismo como prática social;
  • formação docente para a educação superior, formação discente na educação superior, novas metodologias de ensino, além de conceitos que envolvam a inovação e a aprendizagem na educação;
  • – gestão e estratégia como prática social e discursiva; lógicas institucionais, legitimidade organizacional e trabalho institucional; aprendizagem, conhecimento e inovação como prática; cultura material, simbolismo e trabalho; gestão socioambiental como prática social e discursiva, sociomaterialidade e estudos críticos em administração;
  • – gestão social tratada no locus das relações complexas entre Estado, sociedade e mercado;
  • processos de construção das carreiras nas organizações e nas sociedades, nos múltiplos vínculos com o trabalho; conceitos e concepções de carreira, não carreira e suas (des)continuidades; carreiras não tradicionais e suas contradições;
  • relações de gênero e diversidade no trabalho, poder, subjetividade e identidade;
  • conflitos sociais e suas manifestações, com ênfase na precarização e alternativas nos mundos do trabalho e nas ações de resistência construídas por minorias. Dentre as lentes utilizadas para essas pesquisas destacam-se os Novos Movimentos Sociais e Opção Decolonial.

LINHA DE PESQUISA 3 – GESTÃO DE NEGÓCIOS, ECONOMIA E MERCADOS

Esta linha de pesquisa estuda as organizações, as redes de negócios e suas implicações nos segmentos produtivo, industrial e financeiro, contribuindo para a formulação de políticas públicas e privadas. Os principais núcleos temáticos de atuação englobam:

  • Mercados e negócios agroindustriais – enfatiza gestão e coordenação no agronegócio, derivativos agropecuários, inovação tecnológica e gestão da qualidade;
  • Organização industrial e internacionalização de empresas – desenvolve estudos sobre a dinâmica de crescimento da firma, estratégia de investimento de empresas nacionais e multinacionais, alianças estratégicas, fusões & aquisições, aglomerações espaciais e impactos de investimento direto estrangeiro;
  • Controladoria e finanças  – desenvolve estudos sobre analise de investimentos, controle de gestão, gerenciamento de resultados, criação de valor, estrutura e custo de capital, governança corporativa, avaliação de desempenho e condição financeira de governos.