Fechar
Página inicial Submissão

Submissão de Trabalhos

Publicado: Quarta, 11 de Dezembro de 2019, 15h17 , Última atualização em Quinta, 05 de Novembro de 2020, 17h10 | Acessos: 16946

Prezado estudante! O Congresso de Pós-graduação é uma iniciativa da Pró-reitoria de Pós-graduação para a socialização dos conhecimentos produzidos nas pesquisas realizadas pelos Programas. Contribua com a divulgação do conhecimento científico! Além do resumo e/ou trabalho que será publicado nos anais do evento, produza um pitch para ampliar a divulgação de sua pesquisa.

Instruções para envio de trabalhos científicos do XXIX Congresso de Pós-graduação

Apenas os discentes regularmente matriculados nos Programas Acadêmicos ou Profissionais, pesquisadores de Pós-doutorado e residentes em Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras (UFLA) poderão SUBMETER trabalhos científicos para o Congresso de Pós-graduação.

1. Tipos de Resumos / Apresentação

Podem ser submetidos trabalhos científicos, de acordo com o formato estabelecido pelo Programa de Pós-graduação (conforme quadro 1). Junto com a submissão do resumo e/ou trabalho poderá ser submetido o pitch relativo ao trabalho.

As orientações para elaboração dos resumos podem ser encontradas nesse link (https://youtu.be/D2V7h1JtM2c) e para a confecção de pitches, as orientações podem ser encontradas nesse link (https://youtu.be/0eJAypnqOHI).

Modalidades de submissão:

  • Resumo simples - 1 página
  • Resumo expandido - 4 a 6 páginas
  • Trabalho completo - 8 a 14 páginas
  • Pitch de divulgação científica - até 1 minuto de duração

Os trabalhos serão submetidos por meio do link, devendo conter até 20 MB e em formato PDF.

Para todas as modalidades de submissão, existem modelos (templates) na página do Congresso de Pós-graduação da UFLA (http://prpg.ufla.br/congressopg), que devem ser seguidos, de acordo com o tipo de trabalho científico indicado pelo Programa. Os modelos estão em formato de arquivo Word/LaTex, mas a versão enviada para a página do Congresso deve ser em formato PDF.

É obrigatória a participação de professor/orientador ou como um dos autores do resumo e/ou trabalho, ou como o orientador do resumo e/ou trabalho.

Os resumos e/ou trabalhos submetidos podem conter o pitch (vídeo de curta duração, em torno de 1 minuto, no qual o estudante apresenta o resultado e o produto ou serviço de seu projeto de forma objetiva, em uma linguagem acessível à comunidade em geral). Caso o/a estudante ainda não tenha resultados de sua pesquisa, a Comissão do Congresso aceitará a submissão de resumos OU pitches do projeto.

O trabalho completo e o resumo expandido serão compostos pelo título, autores, três palavras-chave, local de realização da pesquisa, área do trabalho (curso e Programa de Pós-graduação), Departamento em que se encontra vinculado o Programa de Pós-graduação, a Unidade Acadêmica (Faculdade, Escola ou Instituto). O trabalho será subdividido em: Resumo, Abstract, Introdução, Materiais e Métodos ou também Metodologias e/ou Procedimentos, Resultados e Discussão (com gráficos, tabelas e ilustrações, se for o caso) ou Desenvolvimento, Conclusão ou Considerações Finais, agradecimentos à instituição de fomento à pesquisa (CAPES, CNPq, FAPEMIG, ou outra agência governamental ou iniciativa privada que arcou com os gastos para a execução da pesquisa) e Referências Bibliográficas. O trabalho completo contém os mesmos tópicos do resumo expandido e deve apresentar mais detalhamentos sobre o desenvolvimento da pesquisa.

O resumo simples será composto pelo título, autores, três palavras-chave, local de realização da pesquisa, área do trabalho (curso e Programa de Pós-graduação), Departamento em que se encontra vinculado o Programa de Pós-graduação, a Unidade Acadêmica (Faculdade, Escola ou Instituto), por uma frase introdutória, o objetivo, metodologia, principais resultados obtidos e conclusão, agradecimentos à instituição de fomento à pesquisa (CAPES, CNPq, FAPEMIG, ou outra agência governamental ou iniciativa privada que arcou com os gastos para a execução da pesquisa) e, no máximo, 3 (três) referências bibliográficas.

Os resumos e trabalhos devem ter a seguinte formatação: papel A4 com coluna única, 3,5 cm para margem superior, 2,5 cm para margem inferior e 3,0 cm para margens laterais, sem cabeçalhos ou rodapés. A fonte principal deve ser Times, tamanho de 12 pontos, com 6 pontos de espaço antes de cada parágrafo. Os números de página devem ser suprimidos.

Atenção: Antes de enviar o resumo e/ou trabalho, faça uma rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo e dados da pesquisa. Todos os autores e orientadores devem ter conhecimento das normas, do conteúdo do resumo e concordarem em ter seus nomes inseridos no trabalho.

Quadro 1. Forma de submissão dos trabalhos científicos indicada pela comissão de cada Programa de Pós-graduação da UFLA.

Programas

tipo de trabalho (simples, expandido ou completo)

(M/D) - Administração

Simples

(M/D) - Agroquímica

Simples

(M/D) - Biotecnologia Vegetal

Simples

(M/D) - Botânica Aplicada

Simples

(M/D) - Ciência do Solo

Simples

(M/D) - Ciência dos Alimentos

Simples

(M/D) - Ciência e Tecnologia da Madeira

Simples

(M/D) - Ciências Veterinárias

Simples

(M/D) - Ecologia Aplicada

Simples

(M/D) - Engenharia Agrícola

Expandido

(M/D) - Engenharia de Biomateriais

Simples

(M/D) - Engenharia Florestal

Simples

(M/D) - Entomologia

Simples

(M/D) - Estatística e Experimentação Agropecuária

Simples

(M/D) - Fisiologia Vegetal

Simples

(M/D) - Fitopatologia

Simples

(M/D) - Fitotecnia

Simples

(M/D) - Genética e Melhoramento de Plantas

Simples

(M/D) - Microbiologia Agrícola

Simples

(M/D) - Plantas Medicinais A. e Condimentares

Simples

(M/D) - Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas

Simples

(M/D) - Zootecnia

Simples

(M/D) - Multicêntrico em Química de Minas Gerais

Simples

Mestrado em Ciência da Computação

Simples

Mestrado em Ciências da Saúde

Simples

Mestrado em Educação Científica e Ambiental

Expandido

Mestrado em Engenharia Ambiental

Simples

Mestrado em Engenharia de Alimentos

Simples

Mestrado em Engenharia de Sistemas e Automação

Completo

Ensino de Física

Simples

Mestrado em Filosofia

Completo

Mestrado em Física

Simples

Mestrado em Letras

Simples

Mestrado em Matemática – Rede Nacional

Simples

Mestrado em Nutrição e Saúde

Simples

Mestrado Profissional em Administração Pública

Simples

Mestrado Profissional em Desenv. Sust. e Extensão

Simples 

Mestrado Profissional em Educação

Simples

Mestrado Profissional em Ens. de C. e Ed. Matemática

Simples

Mestrado Profissional em Genética e Melh. de Plantas

Simples

Mestrado Profissional Ciência e Tecnologia da Produção Animal

Simples

Mestrado Profissional em Tec. e Inovações Ambientais

Expandido

Residência em Medicina Veterinária

Simples


2. Inscrição do autor

a) Para enviar um resumo é necessário que o primeiro autor faça sua inscrição no site https://prpg.ufla.br/_ppg/cpg/index.php/submissao no período de 14 de setembro a 30 de outubro de 2020.

b) Caso o estudante submeta o resumo ou trabalho junto com o pitch, o endereço (link) do pitch deverá ser inserido no corpo do resumo. Caso o estudante elabore apenas o pitch, deverá criar um arquivo em branco e inserir apenas o título do trabalho, nome dos autores e o endereço (link) do pitch, conforme exemplo abaixo.

Resumo com Pitch

 

Apenas pitch

c) Atenção: O autor é legalmente responsável por todo o conteúdo de resumo, trabalho e pitch, e pelo uso de produções com direitos autorais (textos, vídeos, áudios, imagens etc.). A PRPG é isenta de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo que for divulgado e/ou publicado por qualquer meio de comunicação do Congresso (programa, certificado, e-mail, pôster, site, livro eletrônico e outros), pelos autores ou por terceiros. Todos os autores devem ter conhecimento das normas, do conteúdo do resumo, trabalho e pitch, e concordar em ter seu nome inserido como autor ou orientador, assim como em ter a sua imagem divulgada por meio do pitch.


3. Prazo de submissão de resumos, trabalhos e/ou pitches

Inscrições on-line com submissão de trabalhos: 14 de setembro a 30 de outubro de 2020.

O primeiro autor deve se certificar de que o resumo, trabalho e/ou pitch foi(ram) submetido(s).


4. Submissão do Pitch

O pitch é um vídeo de curta duração (em torno de 1 minuto), no qual o estudante apresenta o resultado e o produto ou serviço de seu projeto, de forma objetiva em uma linguagem acessível à comunidade em geral.

O primeiro autor deve enviar o pitch em um canal pessoal do autor no Youtube (instruções para envio de vídeo no Youtube).

No envio do pitch no Youtube, deve utilizar a opção de privacidade: “Pública” ou “Não listado”. Para maior privacidade, a comissão organizadora do evento recomenda a opção “Não listado”.


5. Participação

Caso o/a estudante fizer opção pela participação no Congresso de Pós-Graduação, na condição de ouvinte, sem envio de trabalhos, deverá fazer inscrição pelo SIG, no link a ser disponibilizado.