Dissertações

  • 1988
  1. Elizabeth de Oliveira – Fungos endogonaceae em cafeeiros das regiões “Alto Paranaíba” e “TRIÂNGULO” em Minas Gerais.
  2. Sandra Maria Estevam Maia – Nível de ocorrência de fungos em sementes de arroz (Oryza sativa L.) irrigado do estado de Minas Gerais e eficiência do tratamento fungicida em relação a níveis de qualidade de sementes.
  3. Dalza Gomes Sobreira – Qualidade fisiológica e detecção de fungos em alguns lotes de sementes de algodão (Gossypium hirsutum L.) produzidas no estado de Minas Gerais, safra 1985/1986.
  4. Osvaldo Kenziro Sassaki – Influência da densidade de infestação na reprodutividade de Meloidogyne javanica em plantas olerícolas.
  • 1989
  1. Silas Macedo Silva – Metodologia de inoculação e comportamento de alguns cultivares de soja (Glycine max (L.) Merril), em relação à Sclerotinia sclerotiorum (LIB.) de Bary.
  2. Ana Maria Cherem Alves – Efeito da desfolha precoce sobre a produção e incidência de vírus em três cultivares de batata (Solanum tuberosum L.).
  3. Eliane Rute de Andrade – Incidência de estirpes do vírus Y e degenerescência em seis cultivares de batata (Solanum tuberosum L.) no Sul de Minas.
  4. Giovanina Barbosa Silva Fontanezzi – Efeitos de micorriza vesicular-arbuscular e de superfosfato simples no crescimento e nutrição de porta-enxertos de citros.
  5. Heloisa Teresa Corradini – Características em cultura pura e patogenicidade de isolados de Sclerotinia sclerotiorum (Lib.) de Bary, associados a soja (Glycine max (L.) Merril) na região do Alto Paranaíba – MG.
  6. Hebe Perez de Carvalho – Aspectos patológicos e fisiológicos de sementes de feijão (Phaseolus vulgaris L.) utilizadas na região Sul do Estado de Minas Gerais.
  • 1990
  1. João Flávio Veloso Silva – Fungos endoparasitas de nematóides na região de Lavras e São Sebastião do Paraíso: ocorrência, caracterização e potencial para controle biológico.
  2. Vicente Ferreira de Almeida – Reprodutividade e sobrevivência de Meloidogyne exigua, em áreas de cafezal infestadas submetidas a alternância de culturas.
  3. Cacilda Márcia Duarte Rios Faria – Quantificação da patogenicidade de Meloidogyne incógnita.
  4. Áurea Lucy Botrel Claudiano – Efeito de focos iniciais de infecção na incidência de

antracnose no feijoeiro.

  • 1991
  1. João Almir Oliveira – Efeito do tratamento fungicida em sementes e no controle de tombamento de plântulas de pepino (Cucumis sativus L.) e pimentão (Capsicum annuum L.).
  2. Mirian Salgado – Avaliação da resistência horizontal e proteção cruzada a Hemileia vastatrix Berk. & Br. em cafeeiros.
  3. Magalhães Teixeira de Souza – Ação protetora e curativa dos compostos triadimenol e aldicarbe em mudas de cafeeiro no controle da ferrugem causada por Hemileia vastatrix.
  4. Rosimeire de Lellis Naves – Fungos predadores de nematóides no sul de Minas Gerais: ocorrência e potencial para o controle biológico.
  5. Vicente Luiz de Carvalho – Influência de níveis de produção sobre a evolução da ferrugem e a composição química das folhas do cafeeiro.
  6. Rosivaldo Aziz Illipronti Júnior – Efeitos antagônicos de fungos procedentes da região do Alto Paranaíba-MG, em relação a Sclerotinia sclerotiorum (Lib.) de Bary, em soja (Glycines max (L.) Merril) e feijão.
  • 1992
  1. Nilza de Lima Pereira Sales – Efeito da população fúngica e do tratamento químico no desempenho de sementes de ipê-amarelo, ipê-roxo e barbatimão.
  2. Gustavo Ferreira de Araújo Pereira – Detecção, efeitos e controle de fungos de armazenamento em sementes de soja (Glycine max (L.) Merril) no estado de Minas Gerais – safra 1989/90.
  3. Marta Gomes Rodrigues Faiad – Efeitos e transmissibilidade de Pyricularia oryzae CAV e Gerlachia oryzae (Hash & Yok) Gams em sementes de arroz (Oryza sativa L.) em condições controladas.
  4. Augusto Carlos dos Santos Pinto – Efeito da eliminação precoce das ramas sobre a incidência de vírus e a produção em seis cultivares de batata (Solanum tuberosum L.).
  5. Héber Ferreira dos Reis – Eficiência dos compostos triadimenol e aldicarb, aplicados via solo em diferentes épocas e dosagens, no controle da ferrugem (Hemileia vastatrix Berk. & Br.) em mudas de cafeeiro.
  6. Cristiane de Jesus Barbosa – Incidência de viroses em tomateiro de três regiões produtoras de Minas Gerais e efeito do vírus do vira-cabeça (TSWV) em cultivares de tomate (Lycopersicon esculentum Mill.).
  7. Alessandra de Jesus Boari – Detecção e caracterização de estirpes do vírus do mosaico comum do feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.) que ocorrem no estado de Minas Gerais.
  • 1993
  1. Regina Cássia Ferreira Ribeiro – Ocorrência de fungos parasitas de ovos de Meloidogyne spp. no sul de minas gerais e potencial para o controle de M. javanica.
  2. Sônia Maria de Lima Salgado – Formulação do fungo Arthrobotrys conoides em alginato de sódio para o controle de fitonematóides.
  3. João Basílio Mesquita – Eficiência de produtos no controle de fungos manchadores da madeira de Pinus caribaea Mor. var. hondurensis, na região de Lavras-MG.
  4. Gilvan José Campelo dos Santos – Efeito biológico de Trichoderma viride Pers. Ex S.F. Gray e T. harzianum Rifai no tratamento de sementes de aroeira do sertão (Astronium urundeuva (Fr. All.) Engl.) e na incorporação ao solo.
  5. André Dorizotto – Caracterização morfológica e patogenicidade de Colletotrichum sp. Associados a cafeeiros (Coffea arabica L.) em dois municípios de Minas Gerais.
  6. Oswaldo Guimarães Filho – Reação de genótipos de milho (Zea mays L.) a Meloidogyne javanica.
  7. Christian Thoroe Scherb – Flutuação populacional de Meloidogyne incognita (Kofoid & White, 1919) Chitwood, 1949 em figueiras (Ficus carica L.) inoculadas no campo.
  • 1994
  1. Sérgio Avelino Mota Nobre – Qualidade sanitária e fisiológica de sementes de ipê roxo (Tabeuia impetiginosa) e angico vermelho (Anadenanthera macrocarpa) em função de tratamentos diferenciados de frutos e sementes.
  2. Edson Ampélio Pozza – Ocorrência de doenças da parte aérea de plantas na região de Lavras-MG.
  3. Hércules Diniz Campos – Controle de Meloidogyne incognita raça 2 em feijoeiro e Meloidogyne exigua em cafeeiro com fungos predadores e parasitas de ovos de fitonematóides.
  4. Maria Floriana Esteves de Abreu – Influência de Pisolithus tinctorius (Pers.) Coker & Couch no desenvolvimento de mudas de Pinus na presença de Rhizoctonia solani Kuhn, sob diferentes níveis de fósforo.
  5. Carlos Alberto de Oliveira – Incidência e severidade de doenças em hortaliças sob condições normais de uma horta comercial em Lavras-MG.
  6. Valéria de Oliveira Faleiro Machado – Avaliação de substratos para produção massal de fungos antagonistas a Meloidogyne javanica.
  7. Liliana Auxiliadora Avelar Pereira – Desenvolvimento de mudas de cafeeiro (Coffea arábica L.) na presença de Gigaspora margarita Becker & Hall e Rhizoctonia solani, Kuhn.
  • 1995
  1. Regina Melo Sartori Coelho Morelo – Caracterização de Phomopsis e Phoma obtidos de sementes de espécies florestais.
  2. Murillo Lobo Júnior – Efeito de compostos voláteis e não voláteis produzidos por alguns fungos antagonistas “in vitro” no crescimento micelial de Sclerotinia sclerotiorum (Lib.) de Bary.
  3. Cláudia Cristina Ferreira dos Santos – Controle da ferrugem do eucalipto (Puccnia psidii) com Bacillus subtilis.
  4. Wilson da Silva Moraes – Patogenicidade de Dothiorella gregaria Sacc. e comportamento de espécies cítricas em função de épocas do ano e estado nutricional.
  5. Jorge Tsutomu Hassuike – Resistência de cultivares e progênies de tomateiro aos biovares I e III de Pseudomonas solanacearum (Smith) Smith.
  6. Carlos Antônio Medeiros – Ocorrência de fungos patogênicos em plantas daninhas, no planalto médio do rio grande do sul e estudos de esporulação e patogenicidade de Bipolaris euphorbiae.
  7. Sônia Maria Salomão Arias – Aspectos da detecção em sementes e controle biológico de Diaporthe phaseoloum f. sp. meridionalis em soja (Glycine max (L.) Merrill).
  8. Hudson Teixeira – Colletotrichum gossypii South. em sementes de algodoeiro (Gossypium hirsutum L.): transmissibilidade e controle.
  9. Zilá Ribeiro de Ávila – Comportamento de cultivares e linhagens de feijão (Phaseolus vulgaris L.) a diferentes isolados de Xanthomonas campestris pv. phaseoli e sua variante fuscans.
  10. José Jorge Pereira – Herança da resistência ao vírus da mancha anular do mamoeiro-estirpe melancia (“Papaya Ringspot Virus – Type-W”) em moranga (Cucurbita maxima Duch).
  • 1996
  1. Leonardo Gianasi – Agressividade e raças fisiológicas de Exserohilum turcicum coletados em regiões produtoras de milho no Brasil, safra 93/94.
  2. Luiz Gonzaga Chitarra – Aspectos bioquímicos, fisiológicos e sanitários de sementes de algodoeiro (Gossypium hirsutum L.) deslintadas quimicamente.
  3. Ângela Pimenta Peres – Detecção de Scletotinia sclerotiorum (Lib.) de Bary em sementes de feijão (Phaseolus vulgaris L.) e soja (Glycine Max (L.) Merril): desenvolvimentos de metodologias.
  4. Gilma Silva Chitarra – Variabilidade cultural de Colletotrichum associado a sementes de algodão e sua diversidade genética através de marcadores rapd sob condições padrões do teste de sanidade.
  5. Eduardo Alves – População fúngica associada ao café (Coffea arabica L.) beneficiado e às fases pré e pós-colheita – relação com a bebida e local de cultivo.
  6. Edson de Oliveira – Interação entomopatogênica de Cladosporium sp. a Brevicoryne brassicae Linnaeus, 1758 (Homóptera: Aphididae) em couve Brassica oleracea na região de Lavras-MG.
  7. Sâmara Belém Costa – Isolamento de fungos associados ao nematóide de cisto da soja e patogenicidade desses isolados em fêmeas de Hetedorera glycines e Meloidogyne spp.
  8. Jamilson Wagner de Andrade Carvalho – Obtenção de linhagens de tomateiro de crescimento determinado com resistência combinada a nematóides de galhas e tospovirus.
  9. Cláudio Ney´D`Angieri Filho – Controle de Meloidogyne javanica em jaborandi (Pilocarpus microphyllus) com Arthrobotrys conoides, Paecilomyces lilacinus e Verticillium chlamydosporium.
  10. Adriane Vieira Reis – Reação de cultivares e Progênies de tomateiro a dois isolados (Biovares I e III) de pseudomonas solacearum (Smith) Smith em condições de casa de vegetação.
  11. Gina Mayumi Saito – Transmissibilidade de Fusarium oxysporum Schlecht. f. sp. cubense (E. F. Smith) Snyd. & Hans. em cultivares de Musa sp: efeito preventivo do fungicida benomyl e avaliação da técnica de propagação rápida in vivo.
  • 1997
  1. Givaldo Rocha Niella – Esporulação de Crinipellis perniciosa (Stahel) Singer em frutos de cacau (Theobroma cacao l.) no sudeste da Bahia e sensibilidade “in vitro” a quatro compostos sulfurados.
  2. Helga França de Paiva – Influência das adubações nitrogenada e potássica na incidência de Erwinia spp. e Alternaria solani (Ell. & Mart.) Jones & Grout na cultura da batata (Solanum tuberosum L.).
  3. Jorge Teodoro de Souza – Epidemiologia, infectividade e parasitismo de Pasteuria spp. em fitonematóides.
  4. Flávio Henrique Reis Moraes – Estudo comparativo de algumas propriedades biológicas de cinco isolados do vírus y da batata (Potato virus Y – PVY).
  5. Andrei Muratore Gurvitz – Avaliação do crescimento de fungos antagonistas a nematóides pelo teor de glucosamina.
  6. Kely Lima Cambraia – Avaliação de duas diferentes fontes de resistência ao vírus do vira-cabeça em tomateiro (Lycopersicon esculentum Mill.) frente a isolados de tospovirus do estado de Minas Gerais.
  7. Adriana Araújo Costa Truta – Detecção simultânea de vírus em batata (Solanum tuberosum L.), por das-elisa e determinação do material vegetal ideal a ser utilizado nos programas de indexação.
  • 1998
  1. Alvanir Garcia – Análise temporal de doenças foliares do feijoeiro comum em Lavras, MG.
  2. Leimi Kobayasti – Avaliação de genótipos de feijão quanto a reação foliar e de vagens a Xanthomonas axonopodis pv. phaseoli var. fuscans, e transmissão da bactéria por sementes.
  3. Sônia Regina Nogueira – Caracterização morfológica e germinação in vitro de conídios de Sphacelia sorghi McRae, agente causal da doença açuacarada do sorgo.
  4. Gladys Alvarenga Ferreira de Andrade – Caracterização da agressividade de isolados de Puccinia polysora e de componentes da resistência em milho (Zea mays L.).
  5. João Luiz Coimbra – Rizobactérias antagonistas a Meloidogyne javanica, isolamento e parasitismo de fungos de fêmeas de Meloidogyne spp.
  6. Alessandra Keiko Nakasone – Efeito de extratos aquosos de matéria orgânica no controle de fitopatógenos.
  • 1999
  1. Bernardo de Almeida Halfeld Vieira – Caracterização fisiológica, molecular e virulência de isolados de Xanthomonas axonopodis pv. phaseoli e sua variante Fuscans.
  2. Kátia de Lima Nechet – Caracterização biológica e isoenzimática de isolados de Colletotrichum sp em cafeeiro (Coffea arabica L.).
  3. Viviane Talamini – Progresso da ferrugem e da cercosporiose do cafeeiro (Coffea arabica L.) irrigado e fertirrigado por gotejamento.
  4. Luciana Andrade Tavares – Plano de amostragem para quantificação de murcha bacteriana do tomateiro no campo e análise de solo para detecção de riscos de infecção por Ralstonia solanacearum (Smith) Yabuuchi et al. 1996.
  5. Rosângela da Conceição Marques Pena – Podridão de Fusarium em palma de santa rita (Gladiolus x grandiflorus L.): identificação, variabilidade, patogenicidade e obtenção de plântulas de gladíolos a partir da cultura de meristemas.
  6. Flávia Andrea Nery Silva – Aspectos patogênicos e controle químico da podridão peduncular de mamão (Carica papaya L.).
  7. Claudine Márcia Carvalho – Estudos biológicos, moleculares e de microscopia eletrônica do vírus da mancha anular do cafeeiro em Minas Gerais.
  8. Frederico Alberto de Oliveira – Identificação e caracterização de um isolado do vírus do mosaico da alface (Lettuce mosaic vírus – LMV).
  9. Carlos Eduardo Marchi – Fungicidas protetores, sistêmicos e o indutor de resistência bth no controle e no progresso da ferrugem (Cerotelium fici (Cast.) Arth) da figueira (Ficus caricae L.).
  10. Mauro Koozo Kimura – Sensibilidade e resistência in vitro de Botrytis cinerea a fungicidas.
  11. Mirian de Freitas Borges – Inoculação artificial de colmos de milho (Zea mays L.) em diferentes idades e concentrações de inoculo e sua relação com a expressão da resistência a Fusarium moniliforme Sheld.
  • 2000
  1. Cristian Rogério Freire – Cromossomas de três espécies de nematóides do gênero Meloidogyne que ocorrem no Brasil.
  2. Alessandra Aparecida Ferreira – Efeito da solarização no controle da podridão de esclerotínia (Sclerotinia sclerotiorum (LIB.) de Bary) em alface americana (Lactuca sativa L.).
  3. Wirton Macedo Coutinho – Uso da restrição hídrica no controle da germinação de sementes de arroz (Oryza sativa L.) e feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.) em teste de sanidade.
  4. Flávio Henrique Linhares Magalhães – Desempenho de sementes de cenoura infectadas por espécies de alternária , após condicionamento fisiológico.
  5. Mauro Júnior Natalino Costa – Filtrados de culturas fúngicas e extratos de plantas e de estercos animais, com ação antagonista a Meloidogyne incognita (KOFOID & WHITE) CHITWOOD.
  6. Jurema do Socorro Azevedo Dias – Caracterização de isolados de Fusarium oxysporum f. sp. cubense com relação à compatibilidade vegetativa e patogenicidade.
  7. Rita de Cássia Santos – Caracterização parcial de um novo potyvirus detectado EM Glycine max. L. (Merril).
  8. Leonardo Sousa Cavalcanti – Indução de resistênciA A Verticillium dahliae KLEB. EM PLÂNTULAS DE CACAUEIRO (Theobroma cacao L.) cv. Theobahia, por benzotiaciazole (BTH).
  9. Fábio Ramos Alves – Efeito da temperatura na reprodutividade e no controle biológico de Meloidogyne javanica E Meloidogyne incógnita.
  10. Cleber Maximiniano – Fatores envolvidos na adesão e infectividade de Pausteria penetrans em Meloidogyne spp.
  11. Maria Luiza Nunes Costa – Inoculação de Fusarium oxysporum f. sp. phaseoli em sementes de feijoeiro por meio da restrição hídrica.
  • 2001
  1. Simone Novaes Reis – Controle Químico e termoterápico da Fusariose (Fusarium oxysporum f. sp. gladioli) do gladíolo.
  2. Carlos Alberto da Cruz Viana Junior – Variabilidade fisiológica e patogênica de Crinipellis sp.
  3. Artur Ferreira Lima Neto – Herança e resistência de genótipos de tomateiro à Ralstonia solanacearum agente da murcha bacteriana.
  4. Enia Mara de Carvalho – Tratamento de sementes de milho com fungicidas em relação ao tamenho de sementes e controle de Stenocarpella maydis.
  5. Eloísa Aparecida das Graças Leite Lopes – Controle biológico de Botrytis cinerea “in vitro” e em mudas de Eucalyptus sp.
  6. Juliana Moraes Boldini – Epidemiologia da ferrugem e da cercosporiose em cafeeiro irrigado e fertirrigado.
  • 2002
  1. Luís Henrique Carregal Pereira Silva – Resistência sistêmica ativada pelo Acibenzolar – S – Metil contra doenças em tomateiro.
  2. Moab Diany Dias – Caracterização morfológica, bioquímica e patogênica de isolados de Colletotrichum spp. em Coffea arabica L.
  3. Daniel Garcia Júnior – Incidência e severidade da Cercosporiose do cafeeiro (Coffea arábica L.) em função de doses de potássio e cálcio em solução nutritiva.
  4. Cristiano Souza Lima – Doenças fúngicas em plantas medicinais cultivadas em Lavras, Minas Gerais.
  5. Marcos Roberto Dutra – Manejo do solo e da água no controle de nematóides de galhas (Meloidogyne sp.) e estudos “in vitro” da temperatura e umidade na infectividade desses patógenos.
  6. Andréia Quixabeira Machado – Uso da restrição hídrica em testes de sanidade de sementes de algodoeiro.
  7. Florisvalda da Silva Santos – Progresso da ferrugem e da cercosporiose em cafeeiro (Coffea arabica L.) irrigado.
  8. Graciela Mayrink Roldão – Fungos endofíticos em grãos verdes de café (Coffea arabica L.).
  9. Ricardo Tadeu Galvão Pereira – Influência de Cladosporium cladosporioides na qualidade da bebida do café.
  10. Gleiber Quintão Furtado – Germinação de urediniósporos e variabilidade fisiológica de Puccinia psidii Winter.
  11. Deila Magna dos Santos – Efeito do silício na intensidade da Cercosporiose (Cercospora coffeicola Berk & Cooke) em mudas de cafeeiro (Coffea arabica L.).
  • 2003
  1. Fernando da Silva Rocha – Fatores biológicos e químicos que afetam a eclosão, mobilidade, mortalidade e parasitismo de Juvenil do segundo estádio de Meloidogyne incógnita.
  2. Íris Lettiere do Socorro Santos da Silva – Produtos sintéticos e naturais na proteção de Theobroma cacao L. contra Crinipellis perniciosa (Stahel) Singer agente etiológico da vassoura-de-bruxa.
  3. Anderson Resende Almeida – Espécies de Fusarium associadas ao cafeeiro (Coffea arabica L.).
  4. Juliana Franco Barbosa – Ocorrência e padrão espacial da atrofia dos ramos do cafeeiro (Xylella fastidiosa) nas regiões Sul e Zona da Mata de Minas Gerais.
  5. Maurício Mega Celano – Uso da restrição hídrica em teste de sanidade e em estudos sobre a interação entre fungos e sementes de trigo.
  6. Arnaldi Eiki Mori – Propriedades biológicas do vírus da mancha anular do cafeeiro (Coffee ringspot vírus) e controle do seu vetor, o ácaro Brevipalpus phoenicis (Geyskes).
  • 2004
  1. Beatriz Meireles Barguil – Indução de resistência e reação de cultivares de Coffea arabica L. à Phoma costarricensis Echandi.
  2. José Evando Aguiar Beserra Júnior – Herança da resistência ao Watermelon mosaic virus (WMV) em melancia (Citrullus lanatus) e sua relação com a resistência ao Papaya ringspot virus (PRSV-W).
  3. Giltembergue Macedo Tavares – Controle químico e hidrotérmico da antracnose em frutos de mamoeiro na pós-colheita.
  4. Dejânia Vieira de Araújo – Níveis de inóculo de Colletotrichum gossypii var. cephalosporioides nas sementes e sua influência na epidemia da ramulose do algodoeiro.
  5. Gilvane Aparecida de Carvalho – Efeito in vitro e in vivo de filtrados de rizobactérias sobre Colletotrichum gloeosporioides do cafeeiro.
  6. Letícia Simone Guimarães – Desenvolvimento de sistema especialista para diagnose das doenças da macieira no Brasil.
  7. Josimar Batista Ferreira – Flutuação sazonal e associação de Colletotrichum gloeosporioides Penz. a diferentes órgãos e tecidos de cafeeiros (Coffea arábica L.).
  8. Júlio César Miranda – Intensidade de doenças foliares na cafeicultura fertirrigada.
  9. Flávia Christiane Rufini Barbosa – Variabilidade patogênica em Peronosclerospora Sorghi (Wston & Uppal) C.G. Shaw, agente etiológico do míldio do sogro, e resistência genética do hospedeiro.
  10. Fabiane Aparecida de Oliveira Celano – Desempenho de sementes de algodão durante o armazenamento, após a inoculação com Colletotrichum gossypii var. cephalosporioides pela técnica de restrição hídrica.
  11. Sylvia Raquel Gomes Moraes – Fontes de doses de silício na intensidade da antracnose do feijoeiro.
  12. Juliana Resende Campos Silva – Bactérias endofíticas no controle da mancga (Xanthomonas vesicatoria) e da pinta (Pseudomonas syringae pv. tomato) bacterianas do tomateiro.
  • 2005
  1. Elisandra Batista Zambenedetti – Preservação de Phakopsora pachyrhizi Sydow & Sydow e aspectos epidemiológicos e ultraestruturais da sua interação com a soja (Glycine max (L.) Merrill).
  2. Patrícia Ferreira Cunha de Sousa – Identificação Molecular e Indução de Télia no Patossitema Phakopsora pachyrhizi – Soja.
  3. Daniel Rufino Amaral – Indução de resistência em cafeeiro contra Cercospora coffeicola por eliciadores abióticos e extratos vegetais.
  4. Ellen Noly BarrocasAspectos moleculares do vírus S (Potato virus S- PVS) da batata.
  5. Igor Souza Pereira – Compatibilidade vegetativa e sexual do complexo Glomerella – Colletotrichum associado ao cafeeiro e estudos histopatológicos.
  6. Pedro Martins Ribeiro Júnior Efeito do silicato e fosfito de potássio na indução de resistência em mudas de cacaueiro a Verticillium dahliae KLEB.
  7. Flávio Henrique Vasconcelos de Medeiros Mecanismos de ação e atividade de frações do leite no controle biológico do oídio da abobrinha.
  • 2006
  1. Maria Helena Diógenes Costa – Morfologia e patogenicidade de Colletotrichum coccodes em frutos de tomate e plantas de batata.
  2. Elida Barbosa Corrêa – Controle da podridão de raiz (Pythium aphamidermatum) e promoção de crescimento em alface hidropônica.
  3. Amanda Cabral Corrêa de Oliveira Metodologia de inoculação, variabilidade e controle de Rhizoctonia solani na cultura da cenoura.
  4. Marcella Viana de Sousa – Metodologias de inoculação e detecção de Fusarium oxysporum f.sp. vasinfectum em sementes do algodoeiro (Gossypium hirsutum L.).
  5. Severina Rodrigues de Oliveira Lins – Estudos histopatológicos da mancha manteigosa em cafeeiro (Coffea arabica L.) e comportamento de isolados de Colletotrichum spp. em plantas obtidas por cultura de embrião.
  6. Jean Herllington Araújo Monteiro Grupos de compatibilidade vegetativa em isolados de Fusarium associados à malforamação da mangueira no Brasil.
  7. Dagma Dionísia da Silva Resistência de híbridos de sorgo a Colletotrichum sublineolum: previsibilidade por meio da reação de linhagens progenitoras.
  8. Luciana Maria de Lima – Manejo da ferrugem da soja (Phakopsora pachyrhizi Sydow & P. Sydow) com fungicidas e silício.
  9. Fernanda Carvalho de Aquino Lopes Efeito de fontes de silício no controle de Fusarium oxysporum f. sp. lycopersici em tomateiro.
  10. Juliana Pires Lacerda Doenças fúngicas e bacterianas em algumas espécies de Araceae.
  11. Alex Oliveira Botelho Progresso da Ferrugem e da Cercosporiose em Cafeeiro na Transiação dos Cultivos Convencional para Orgânico.
  12. Ricardo Borges Pereira Extrato de casca de café e óleo de tomilho no controle de Cercospora coffeicola Berk & Cooke em cafeeiro.
  • 2007
  1. Leonardo Vilela Carneiro Girão Comportamento da Mancha Anular do cafeeiro no campo e sua influência na qualidade da bebida.
  2. Eduardo Souza Freire Controle dos nematóides de galhas (Meloidogyne spp.) e do cisto (Heterodera glycines) com silicato.
  3. Joel Guimarães de Brito Júnior Relações de Phakopsora pachyrhizi com sementes de soja.
  4. Daniella Ines Borges Óleos e extratos vegetais no controle da ferrugem asiática da soja (Glycine max (L.) Merril.).
  5. Regiane Medice – Produtos alternativos no manejo da ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi) da soja.
  6. Cleilson do Nascimento Uchôa Desenvolvimento de um sistema de apoio à decisão para a diagnose de doenças, pragas e distúrbios abióticos dos citros.
  • 2008
  1. Eudes de Arruda Carvalho – Modelagem geoestatística da distribuição espacial de doenças do feijoeiro comum e da soja e sua relação com a fertilidade do solo e nutrição mineral de plantas.
  2. Adriano Augusto de Paiva Custódio – Epidemiologia da ferrugem e da cercosporiose em cafeeiro irrigado sob pivô central.
  3. Daniel Diego Costa Carvalho – Conidial production and reaction of Alternaria alternata f. sp. citri to plant extracts.
  4. Sarah da Silva Costa Detecção dos agentes etiológicos da malformação da mangueira por PCR.
  5. Julián Mauricio Agredo HoyosUtilização de fungos endófitos do cacaueiro como biocontroladores de Crinipellis perniciosa.
  6. Márcia Toyota Extratos vegetais e produtos comerciais no manejo da ferrugem e nos mecanismos de defesa do cafeeiro à cercosporiose.
  7. Diego de Oliveira Carvalho Efeito do nitrogênio e do potássio na intensidade da antracnose foliar (Colletotrichum graminicola) e na nutrição mineral do milho.
  8. Renata Silva Canuto de Pinho Aspectos do antagonismo de bactérias endofíticas a Meloidogyne incognita em tomateiro.
  9. Lahyre Izate Silveira Gomes Métodos de inoculação de Colletotrichum gloeosporioides e efeito de óleos essenciais no controle da antracnose em frutos de mamoeiro.
  10. Janine Mendes de OliveiraCaracterização morfológica molecular e patogênica de espécies de Phytophthora associados ao citros.
  11. Fernanda Gonçalves Martins Aspectos epidemiológicos e fisiológicos da interação Colletotrichum gloeosporioides Pens x mudas micropropagadas de cafeeiro (Coffea arabica L.).
  12. Rejane Rodrigues da Costa Controle da disseminação de vírus por meio de vetores na cultura da batata e caracterização molecular de três isolados atípicos de Potato virus Y (PVY).
  13. Franklin Cordeiro Silva Otimização da técnica PCR para detecção de Xanthomonas axonopodis pv. phaseoli em sementes de feijão.
  14. Bernardo Reis PaivaProgresso da Ferrugem e da Cercosporiose na Cultura do cafeeiro irrigado em várias densidades de plantio.
  15. Ana Beatriz Zacaroni Formulações à base de extratos vegetais combinados ou não com indutores e fertilizantes foliares no manejo de bacterioses do algodoeiro e do feijoeiro.
  16. Suellen Bárbara Galvino Efeito de fungicidas na produção de batata e na disseminação de vírus e detecção dos variantes genéticos PVY (N-WI) e NE-11 no Brasil.
  17. Grazielli Frotas dos Reis – Intensidade da ferrugem-asiática-da-soja, em função de boro e manganês.
  18. Francisco de Assis Câmara R. Filho Caracterização de isolados de Potato vírus Y (PVY) de Minas Gerais e avaliação da disseminação do vírus e de resíduos de inseticidas em tubérculos de batata após o controle de vetores.
  • 2009
  1. André Costa da Silva Óleos essenciais para o controle de Colletotrichum truncatum e ferrugem asiática em soja.
  2. Priscilla de Sousa GeraldinoTransmissibilidade e análise do genoma da estirpe andina do Potato virus (PVS) detectada no Brasil.
  3. Valquíria Nogueira Camargos Caracterização patogênica e molecular de isolados do Potato virus Y (PVY) causadores de anéis necróticos em tubérculos de batata.
  4. Rosana Oliveira Pierre Óleo essencial e extrato de cravo-da-índia no controle de Colletotrichum gloeosporioides, agente da mancha manteigosa, em sementes e mudas de café.
  5. Jucilayne Fernandes Vieira Quimioterapia e termoterapia no controle de Coletotrichum gloeosporioides, agente da mancha manteigosa, em cafeeiro (Coffea arabica L.).
  6. Flávia Mara Vieira Lelis Desenvolvimento de primers para detecção de Xanthomonas axonopodis pv. malvacearum.
  7. Andiele Pinto dos Santos Controle de oidio da abobrinha com antagonista e produtos biocompatíveis.
  8. Luiz Henrique Monteiro Fernandes – Acibenzolar-S-Metil no manejo integrado de ferrugem e cercosporiose de cafeeiro.
  9. João Eduardo Melo de Almeida Estabelecimento e adaptação de métodos para detecção de vírus em sementes de pimentão, tomate, alface e feijão.
  10. Gilvaine Ciavareli Lucas Óleos essenciais no controle da mancha bacteriana do tomateiro.
  11. Esdras Henrique da Silva – Toxicidade de aldicarbe em Meloidogyne ingognita nas relações nematóide-planta e no teor do lipídio corporal.
  12. Rodrigo Pedrozo – Transformação em Fusarium oxysporum f. sp. Vasinfectum com os genes marcadores GFP e DsRed.
  13. Vanessa Foresti Pereira – Fosfitos no manejo do míldio da videira: eficácia e modo de ação.
  14. Carolina da Silva Siqueira – Transformação de Stenocarpella maydis com os genes marcadores GFP e DsRed e patogenicidade dos transformados em sementes de milho.
  15. Fabrício Rabelo Camilo Indutores de resitência contra a vassoura-de-bruxa no cacaueiro: mecanismos de ação e avaliação em campo.
  16. Henrique Monteiro Ferro Bactérias endospoogênicas no manejo de doenças do algodoeiro.
  17. Stélio Jorge Castro Gadaga Fosfitos na proteção do feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.) contra a antracnose.
  • 2010
  1. Glauco Antônio Teixeira – Potencialidade do tratamento de sementes com óleos essenciais no patossistema Stenocarpella maydis milho.
  2. Natália Casadei Crespo – Diversidade genética de isolados do agente etiológico da fusariose do abacaxizeiro no Brasil.
  3. Vivian Hikari Kawasaki Uso de restritores hídricos na detecção de Sclerotinia sclerotiorum em sementes de feijão, soja e algodão pelo método de incubação em meio Agar-Azul de bromofenol (Neon).
  4. Felipe de Carvalho Manerba – Controle químico da mancha branca do milho.
  5. Cecilia Armesto Transformação genética de Colletotrichum gloeosporioides agentes etiológico da mancha manteigosa em cafeeiro com o gene GFP.
  6. Lilian Simara Abreu Soares Costa Perspectivas de supressividade e qualidade no inóculo rizosférico de Meloidogyne exígua no cafeeiro em alguns períodos do ano.
  7. Fernando Pereira Monteiro Interferência de plantas de cobertura no comportamento de Sclerotinia sclerotiorum.
  • 2011
  1. Fabiano José Perina – Controle de Erysiphe diffusa com óleos essenciais e leite : estudos ultraestrutural e do modo de ação.
  2. Marília Goulart da SilvaInfluência de restos de cultura na antracnose do feijoeiro a partir de sementes com diferentes níveis de inóculo.
  3. Maria Clara Carli Compostos orgânicos voláteis e extratos de alho no controle de Meloidedogyne incognita.
  4. Aricléia de Moraes Catarino Intensidade da mancha de phoma em mudas de cafeeiro em função de doses de cálcio e de potássio.
  5. Lúcio Bertoldo Costa Efeito da radiação ultravioleta-b sobre Trichoderma ssp. e Clonostachys rosea, agentes de biocontrole de fitopatógenos.
  6. Cláudio Ogoshi Fosfito de potássio no controle de Colletotrichum gloeosporioides, isolado de plantas de cafeeiro com sintomas de mancha manteigosa.
  7. Juliana Moreira Soares Caracterização morfológica, molecular e patogênica do agente etiológico da fusariose do abacaxizeiro no Brasil.
  8. Leandro Alvarenga Santos Avaliação de conhecimento estruturado no sistema de apoio à decisão para semiologia do cafeeiro.
  9. Kátia Viana Xavier Extratos de cascas de maracujá e de laranja na indução de resistência em cafeeiro contra a ferrugem e em tomateiro contra mancha bacteriana.
  10. Willian Luis Antonio Zancan Sensibilidade a fungicidas e efeitos de Sclerotinia sclerotiorum, em sementes de feijoeiro.
  11. Daniel Henrique Ribeiro Formação de uma coleção de fragmentos isolados de bactérias fitopatogênicas quarentenárias e não quanrentenárias regulamentadas para fins diagnósticos.
  • 2012
  1. Erica Sfalsin Caracterização morfológica e molecular de Fusarium decemcellulare, agente etiológico da galha-floral em cacaueiro.
  2. Helton Santos Neto Resistência em cafeeiro a Colletotrichum gloeosporioides, isolada da mancha manteigosa.
  3. Davi Bittar do Carmo – Pasteuria penetrans, e compostos orgânicos voláteis tóxicos a meloidogyne sp. em cafezais comerciais do sul do estado de Minas Gerais.
  4. Gabriel Brandão Vasco Intensidade da mancha de phoma em função da densidade de plantio e manejo de irrigação em cafeeiro.
  5. Thaís Oliveira Ramalho – Caracterização genômica de isolados de Potato virus y (pvy) e determinação do seu efeito em plantas de batata cv. ágata.
  6. Samuel Julio Martins Controle da murcha-de-curtobacterium do feijoeiro com isolados de bactérias endosporogênicas.
  7. Gustavo Mateus da Silva Estabelecimento de controles positivos para diagnose de bactérias fitopatogênicas por pcr.
  8. Iara Eleutéria Dias Crescimento micelial e produção de toxinas por fungos de armazenamento associados a grãos de milho sob diferentes níveis de restrição hídrica.
  9. Leone Stabile Dias SantosIntensidade da mancha de phoma em cafeeiro irrigado por gotejamento sob diferentes manejos de água.
  10. Willian César Terra Meios de cultura, água ou nutrientes adicionados ao solo na produção de compostos orgânicos voláteis pela microbiota natural e por Fusarium oxysporum tóxicos à meloidogyne.
  11. Julio Carlos Pereira da Silva Toxicidade de compostos orgânicos voláteis de Cymbopogon nardus, Piper nigrum, Brassica oleracea, Helianthus annuus e Bertholettia excelsa a Meloidogyne incognita.
  12. Bruno Henrique Garcia Costa Manejo da ferrugem e da cercosporiose do cafeeiro com produtos alternativos, fungicida e suas associações, em condições de campo.
  13. Gabriel Avelar Dornelas Suprimento de nitrogênio e de potássio na intensidade da mancha branca do milho.
  • 2013
  1. Marina Nunes Rondon Caracterização biológica e filogenia molecular dos agentes etiológicos da ramulose e antracnose do algodoeiro.
  2. Aurivan Soares De Freitas Sigatoka-amarela da bananeira em função da nutrição mineral em solução nutritiva e da distribuição espacial da fertilidade do solo.
  3. Stéfanny Araújo MartinsDesenvolvimento do feijão-comum tratado com Bacillus subtilis.
  4. Ursula Abreu da Silva Efeitos e transmissão de Amphobotrys ricini em sementes de mamona.
  5. Lívia Pimenta Compostos orgânicos voláteis produzidos por fungos associados à madeiras em decomposição e tóxicos a patógenos de importância florestal e agronômica.
  6. Ana Karla de Freitas Miranda Machado Espécies de fusarium associadas à malformação da mangueira.
  7. Bruno Ferreira de Oliveira Película de amido de mandioca, associada ou não, a óleos essenciais no controle pós-colheita da antracnose em mamão.
  8. Rodrigo Valeriano – Escala diagramática e reação diferencial de clones para oídio do eucalipto.
  9. Felipe Augusto Moretti Ferreira PintoControle da mancha manteigosa com fungos sapróbios em cafeeiro.
  10. Dayana Alvarenga Botrel – Fungos como agentes de biocontrole da mancha aureolada (Pseudomonas syringae pv. garcae) no cafeeiro.
  11. Manoel Batista da Silva Júnior – Fertilizantes foliares no manejo da mancha de phoma do cafeeiro.
  12. Jhonata Lemos da Silva Óleo essencial de Cymbopogon flexuosus, Vernonia polyanthes e fosfito de potássio no controle da antracnose do feijoeiro.
  13. Melina Korres Raimundi Caracterização e identificação de isolados bacterianos patogênicos ao cafeeiro.
  • 2014
  1. Liliana Estupinãn López Torta de algodão emite compostos orgânicos voláteis tóxicos a Meloidogyne incognita.
  2. Mateus José Comé – Colletotrichum species associated with anthracnose of cashew tree.
  3. Marcelo Loran de Oliveira Freitas Etiologia, inoculação e escala diagramática no patossistema (Colletotrichum spp.) x cafeeiro.
  4. Maurício Antônio Lucas Sequenciamento genômico parcial de um isolado atípico do Lettuce mosaic virus(lmv).
  5. Bárbara Alves dos Santos Detecção de estirpes do potato virus y (pvy) em plantas com infecções simples e mistas.
  6. Marciel Pereira Mendes Relação entre potencial de inóculo de Colletotrichum truncatum e desempenho de sementes de soja tratadas e não tratadas com fungicidas.
  7. Larissa Castro de Rezende – Fermentação líquida como estratégia para produção massal de conídios de trichoderma.
  8. André Luiz de Andrade Carvalho Produção massal do fungo Clonostachys rosea em meio líquido.
  9. Paulo Victor Augusto Azevedo de Paula – Escala diagramática da cercosporiose e processo infeccioso de Cercospora coffeicola em frutos de cafeeiro.
  10. Humberson Rocha Silva Mancha de cercospora em Toona ciliata no Brasil.
  11. Jaqueline Kiyomi Yamada Resistência de isolados de Pseudomonas syringae pv. garcae a cobre.
  12. Edgar Zanotto – Combinação do controle químico e biológico no manejo de doenças do milho, com foco em grãos ardidos.
  13. Marie Caroline Laborde Avaliação de fungos sapróbios na sobrevivência de Cercospora coffeicola.
  14. Blenda Naara Santos da Silva Seleção de fungos apodrecedores de madeira e caracterização de basidiomicetos associados à podridão de tecidos de árvores vivas.
  • 2015
  1. Érika Oliveira da Silva Óleos essenciais no controle da pinta bacteriana (Pseudomonas syringae pv. Tomato) do tomateiro – épocas de aplicação, concentração e indução de resistência.
  2. Kercio Estevam da Silva – Levantamento de doenças da alface e da couve em produção urbana de Lavras (MG) e Campina Grande (PB).
  3. Joyce Alves Goulart da Silva Quantificação de metabólitos secundários relacionados à resposta de defesa do cafeeiro contra Pseudomonas syringae pv. Garcae.
  4. Cristian David Plaza Perez Interação do nitrogênio com o potássio na intensidade da ferrugem e da mancha aureolada do cafeeiro em sokução nutritiva.
  5. Acleide Maria Santos Cardoso Caracterização filogenética, biológica e patogênica de espécies do complexo Fusarium solani associados à podridão do colo do maracujazeiro.
  6. Gizeli Souza Santos – Fungos apodrecedores de madeira produzem voláteis tóxicos a patógenos de eucalipto.
  7. Poliana Patrícia Lima – Métodos de inoculação e localização de inóculo de Fusarium oxysporum f. Sp. Phaseoli em sementes de feijão.
  8. Elícia Trindade Alves – Óleos essenciais e película à base de fécula de mandioca no controle da antracnose em manga.
  9. Thiago Costa Ferreira – Níveis de inóculo de Sclerotinia sclerotiorumem sementes de soja tratadas com fungicidas e agentes biológicos.
  10. Claudia Alves de Almeida – Diversidade e caracterização de espécies de Colletotrichum associadas a Annona spp.
  11. Thaissa De Paula Farias dos Santos – Caracterização morfológica, filogenética e patogênica de Chrysoporthe cubensis associado ao cancro em Eucalyptus spp. e Tibouchina spp.
  12. Mauro Peraro Barbosa Junior – Diferentes manejos de irrigação e de adubação no progresso da ferrugem do cafeeiro.
  13. Priscila de Fátima Pereira – Avaliação da supessividade do solo a Thielaviopsis sp.
  14. Andrés Maurício Pinzon Nunez – Produtos alternativos controlam a podridão negra e aumentam a atividade de enzimas ligadas à defesa em couve.
  15. Jeanny Alice Velloso – Manganês e flúor para o manejo da mancha aureolada do cafeeiro (Pseudonomas syringae pv. Garcae).
  • 2016
  1. Gabriel Alfonso Alvarez Rodriguez – Mode of action of phialomyces macrosporus as a biocontrol agent in coffee infected with colletotrichum sp.
  2. Antonio Roberto Gomes de Farias Diagnose e caracterização molecular de espécies de badnavirus causadores da estria da bananeira no Brasil.
  3. Tatiane Carla Silva – Linhagens filogenéticas do complexo de espécies Fusarium oxysporum e Fusarium udum associados à murcha do maracujazeiro.
  4. Maria Gilmara Ferreira de Oliveira – Padronização da inoculação e controle da antracnose em bananas com película à base de fécula de mandioca e óleos essenciais.
  5. Marina de Resende Faria Guimarães Avaliação do potencial de inóculo de patógenos em sementes: sua relação com a qualidade fisiológica e quantificação do dna fungico por qPCR.
  6. Mírian Rabelo de Faria Contribution of organic amendments to soil properties and survival of Stenocarpella on corn stalk.
  7. Wendel Oliveira Maciel – Compostos voláteis emitidos pelo alho são retidos em água e controlam Meloidogyne incognita.