Ingresso/matricula:
- O(a) candidato(a) selecionado para cursar o Doutorado em Administração deverá confirmar seu interesse pela vaga, encaminhando email para: ppga@posgrad.ufla.br
- O(a) candidato(a) selecionado deverá ficar atento ao CALENDÁRIO ACADÊMICO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU e ao email informado no ato da inscrição no processo seletivo;
- Conforme data estipulada no calendário, o candidato selecionado deverá fazer sua matricula na DRCA (as instruções estarão disponíveis no site drca.ufla.br);
- O aluno deverá cursar a disciplina de NIVELAMENTO PAD553 – Pesquisa Bibliográfica e Comunicação Científica no período estipulado no Calendário (maiores esclarecimentos serão enviados por email);———————————————————————————————————————————————————–
Plano de curso:
- É importante que o aluno faça uma leitura ATENTA do Regulamento Geral da PRPG e do Regulamento do PPGA.
- Será enviado por email o formulário para inclusão das disciplinas no PLANO DE ESTUDOS e será informada a data que o referido documento deverá ser entregue na secretaria do PPGA.
A escolha das disciplinas deverá ser feita em conjunto com o(a) orientador(a), tendo como o base a oferta de disciplinas do PPGA e o horário de aulas (disponíveis na página inicial).
Conforme regulamento:
Para a conclusão do Curso de Doutorado, o discente deverá integralizar 21 (vinte e um) créditos em disciplinas obrigatórias (Metodologia de Pesquisa I, Metodologia de Pesquisa II, Teoria das Organizações, Fundamentos do Pensamento Administrativo, Pesquisa Orientada IV e Tese), um mínimo de 8 (oito) créditos em disciplinas exclusivas para doutorado da área de concentração em que ele está inserido e, no mínimo, 11 (onze) créditos em disciplinas de livre escolha do discente, integralizando um total mínimo de 40 (quarenta) créditos.
Embora obrigatórios, não serão computados os créditos obtidos nas disciplinas nivelamento (Pesquisa Bibliográfica e Comunicação Científica, Propriedade Intelectual – obrigatória para as turmas do PPGA ingressantes a partir de 2016/1), Pesquisa Orientada I, II e III, Qualificação e Estágio Docência (obrigatória para bolsistas).
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Aproveitamento de Créditos (clique aqui)
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Decorrer do curso:
- O discente deverá ficar atendo ao CALENDÁRIO ACADÊMICO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU, sites da PRPG e PPGA, grupo e Email pessoal, pois através desses meios serão divulgados eventos, notícias, informações importantes…—————————————————————————————————————————————
Renovação de matrícula
Estará previsto no calendário a data para a renovação da matrícula.A matrícula deverá ser renovada no site da DRCA (www.drca.ufla.br)- No período de renovação da mesma, o pós-graduando(a), bolsista ou não, deverá preencher cuidadosamente o documento “RELATÓRIO SEMESTRAL DE DESEMPENHO ACADÊMICO”, referente ao ultimo semestre cursado e deverá entrega-lo, devidamente assinado, na secretaria do PPGA até o último dia da renovação de matrícula.
IMPORTANTE: Está sendo implantando na UFLA o SIGAA e essas informações, bem como treinamento para o sistema, serão passadas ao longo do curso.
Alteração do Plano de Curso:
- O(a) discente que precisar de alterações no Plano de Estudo, deverá preencher o documento (Formulário de alteração do Plano de Estudos) e entregar na secretaria do PPGA na data estipulada no calendário acadêmico.
O(a) discente que não necessitar de alterações no seu plano de estudo, não precisa entregar o referido formulário.
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Disciplinas Pesquisa Orientada I, II, III e IV:
- O(a) discente do doutorado deverá matricular-se nas disciplinas Pesquisa Orientada I, II, III e IV, nos seguintes semestres:
- Pesquisa Orientada I, no segundo semestre do curso
- Pesquisa Orientada II, entre o terceiro e o quarto semestre do curso,
- Pesquisa Orientada III, entre o quarto e o quinto semestre do curso,
- Pesquisa Orientada IV, antes da defesa de Tese.
- Maiores esclarecimentos no primeiro encontro da disciplina.
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Estágio Docência:
- A disciplina PAD820 – Estágio Docência é obrigatória para todos os doutorandos bolsistas. A disciplina consiste na vinculação entre teoria e prática na vivência de atividades de ensino e aprendizagem na graduação. Realização de atividades didático-pedagógicas nas fases de observação, planejamento, execução e avaliação com o acompanhamento de um professor ou do próprio orientador, com vistas a desenvolver um olhar crítico sobre a docência.
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Distribuição e manutenção das bolsas de estudo:
- Uma comissão designada pelo Colegiado do PPGA estará incumbida de distribuir as bolsas disponíveis. Lembrando que a seleção não implica em compromisso de bolsa do curso. A distribuição e manutenção das bolsas seguirá os critérios dos documentos Resolução PRPG 194 de 2009 sobre bolsas e NORMAS PARA DISTRIBUIÇÃO E REDISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA O MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DA UFLA;
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Projeto de Tese:
- O discente deve se inteirar sobre os procedimentos da Comissão Ética em Pesquisas com Seres Humanos – COEP http://www.prp.ufla.br/site/?page_id=83
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Exame de Qualificação do Doutorado:
- Conforme previsto no Regulamento do PPGA, o discente do doutorado terá até o 26º mês de curso para realizar o Exame de Qualificação;
- O discente juntamente com o(a) orientador(a) deverá definir a data, horário e a constituição da banca examinadora;
- Encaminhar a secretaria do PPGA, 15 (quinze) dias úteis antes da data da defesa, o Requerimento para agendamento devidamente preenchido e assinado;
- Os projetos devem ser entregues aos membros da banca, com 15 dias úteis de antecedência, assinados pelo professor orientador na capa do trabalho, indicando sua ciência do projeto apresentado. O membro suplente também deve receber o projeto.
- Maiores esclarecimentos sobre os procedimentos para a qualificação consulte o regulamento e complementos;
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Defesa da Tese:
- O agendamento da defesa somente será autorizado se todas as exigências previstas no Regulamento Geral dos Programas de Pós Graduação e no Regulamento Interno do PPPGA forem cumpridas; se todos os créditos (exceto tese) estejam concluídos e demais obrigações acadêmicas cumpridas;
- O discente juntamente com o(a) orientador(a) deverá definir a data, horário e a constituição da banca examinadora;
- Encaminhar a secretaria do PPGA, 15 (quinze) dias úteis antes da data da defesa, o Requerimento para agendamento de defesa devidamente preenchido e assinado;
- É de responsabilidade do discente a entrega dos projetos para os membros da banca, com 15 dias úteis de antecedência, assinados pelo professor orientador na capa do trabalho, indicando sua ciência do projeto apresentado. O membro suplente também deverá receber o projeto. É importante enviar uma versão digital para os respectivos emails dos membros da banca.
- Defesa Fechada
Conforme Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu:
SEÇÃO VII
DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO E DAS TESES E DISSERTAÇÕES
Art. 62.
- 2ºA banca examinadora da qualificação do discente de mestrado será compostade 3 (três) membros efetivos e 1(um) suplente, sendo que todos deverão possuir título de doutor.
- 3º A banca examinadora da qualificação do discente de doutorado será composta de 4 (quatro) membros efetivos e 1 (um) suplente, sendo que todos deverão ser portadores do título de doutor.
- 4º A banca examinadora do exame de qualificação não poderá ter a mesma constituição do comitê orientador do estudante, devendo ter a participação obrigatória de pelo menos (1) um membro externo de outras instituições de ensino e pesquisa ou de outro PPGSS da UFLA.
Art. 68. A dissertação ou tese será defendida perante banca examinadora composta de, respectivamente, no mínimo 3 (três) e 5 (cinco) membros com títulos de doutor, sob a presidência do orientador.
- 1º A banca examinadora de dissertação e tese deverá contar, respectivamente, com a participação mínima de 1 (um) e 2 (dois) membros externos vinculados a outras instituições de ensino e/ou pesquisa, sendo que um dos membros externos de bancas examinadoras de teses poderá ser deoutros programas da UFLA.
- 4º Por ocasião da constituição da banca examinadora, será designado (1) um suplente para banca de mestrado e (2) dois para a banca de doutorado.
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Pós-defesa:
- Trâmites pós-defesa (Primeiro leia aqui)
- Cabe lembrar que, a critério do orientador, é importante inserir o nome dos membros do comitê de orientação na autoria dos artigos oriundos da dissertação;
- Não esquecer que na folha de rosto da dissertação deve constar o nome do orientador, do co-orientador ou dos membros do comitê de orientação, quando for o caso.