ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADES DE PÓS-GRADUAÇÃO NO PERÍODO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADES DE PÓS-GRADUAÇÃO PARA RETOMADA DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS
Conforme deliberações do Comitê Especial de Emergência para prevenção ao Coronavírus, a Pró-reitoria de Pós-graduação informa a comunidade acadêmica sobre os procedimentos administrativos a serem adotados durante o período de suspensão das atividades acadêmicas correlatas à Pós-graduação.
- ATENDIMENTO AO PÚBLICO
- DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES E ATUALIZAÇÕES
- PEDIDOS DE PRORROGAÇÃO DO PRAZO PARA DEFESA
- TRÂMITES PÓS-DEFESA
- PROCESSO SELETIVO
- MARCAÇÃO DE DEFESAS
- CADASTRAMENTO E CANCELAMENTO DE BOLSAS
- ALTERAÇÃO DE MATRÍCULA EM DISCIPLINAS
- LICENÇA MATERNIDADE
- AFASTAMENTO POR MOTIVO DE SAÚDE
- RECONHECIMENTO DE TÍTULO
- CONSELHOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU E LATO SENSU
- EDITAIS PROJETO CAPES/PRINT - UFLA
- PUBLICAÇÃO DE ATOS DA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO
- PÓS-DOUTORADO
- ENTREGA DE DIÁRIOS DE 2020/1
- MATRÍCULA PARA CANDIDATOS ESTRANGEIROS (DURANTE PANDEMIA)
Grupo de apoio ao ERE (iniciativa da discente Débora Rossini): https://www.facebook.com/groups/278540636667351/
- RESOLUÇÃO CEPE Nº 152/2020 - Dispõe sobre a realização das atividades letivas de pós-graduação referentes ao segundo semestre letivo de 2020
- Resolução Cepe Nº 060/2020 - Dispõe sobre a realização de atividades letivas de pós-graduação referentes ao primeiro semestre letivo de 2020060/2020 - Dispõe sobre a realização de atividades letivas de pós-graduação referentes ao primeiro semestre letivo de 2020
- CALENDÁRIO 2020/1 - ALTERADO PELA RESOLUÇÃO CEPE 091/2020 (Altera a Resolução CEPE Nº 060/2020)
- ALTERAÇÃO DA DATA DE ENTREGA DOS DIÁRIOS DE 2020/1 (Alterada pela Resolução CEPE Nº 124/2020)
Em conformidade com a Portaria nº 247/2020-Reitoria, que determina a obrigatoriedade de trabalho remoto para servidores, a PRPG informa que a partir de 23/03/2020 o atendimento ao público será realizado EXCLUSIVAMENTE pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. , no horário de 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00.
O atendimento presencial nas dependências da PRPG está SUSPENSO em decorrência do “Período de emergência em saúde pública ocasionado pelo Covid-19”.
A divulgação de informações e atualizações sobre a situação decorrente do “Período de emergência em saúde pública ocasionado pelo Covid-19” será realizada através do site da PRPG (www.prpg.ufla.br).
Portanto, aconselhamos que discentes, docentes, secretários, técnicos administrativos, colaboradores e membros externos à comunidade acadêmica acessem o site com frequência.
21/05/2020 - ATUALIZAÇÃO: Considerando a retomada do calendário acadêmico, informamos que . Em função da suspensão das atividades acadêmicas, os discentes poderão solicitar a prorrogação do prazo para defesa, conforme segue:
- Discentes que ainda NÃO haviam solicitado prorrogação, poderão pedir até 9 meses de prorrogação do prazo para defesa (6 meses de prorrogação + 3 meses devido à suspensão do calendário).
Os pedidos de prorrogação do prazo deverão ser feitos utilizando o requerimento padrão da PRPG disponível no site, contendo a assinatura do orientador E do coordenador do programa. O requerimento digitalizado deverá ser enviado para o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., a partir do dia 01/06/2020.
REQUERIMENTO PADRÃO PARA PRORROGAÇÃO DO PRAZO PARA DEFESA
21/05/2020 - ATUALIZAÇÃO: Considerando o disposto na resolução CEPE nº 060/2020, que autoriza a retomada das atividades letivas do período 2020/1, informamos que a realização da tramitação pós-defesa será feito para todos os casos. O período de suspensão deve ser desconsiderado da multa, caso haja.
Obs. 1: Discentes que já estejam incorrendo no período de multa, serão isentos do valor devido apenas entre o dia 20/03/2020 e 31/05/2020.
Obs. 2: NOVA Portaria da Biblioteca Universitária sobre trâmites pós-defesa
Obs. 3: NOVA Portaria da Biblioteca Universitária sobre trâmites pós-defesa - exigência de documento pessoal
22/10/2020 - ATUALIZAÇÃO: Para informações, clique aqui.
21/05/2020 - ATUALIZAÇÃO : Após a retomada das atividades letivas do período letivo 2020/1 disposta na resolução CEPE nº 060/2020, está autorizada a marcação, bem como a realização de exames de qualificação, de defesas de dissertação, tese ou trabalho de conclusão, desde que todos os membros participem exclusivamente por videoconferência, inclusive discente e orientador.
Os formulários de cadastramento e cancelamentos de bolsas da CAPES e FAPEMIG podem ser enviados digitalizados por e-mail, devidamente preenchidos e assinados.
Obs.: Até o momento não existe qualquer orientação das agências de fomento em relação à suspensão ou cancelamento de bolsas. Neste sentido, todas as bolsas vigentes permanecem implementadas, sem a possibilidade de prorrogação.
21/05/2020 - ATUALIZAÇÃO: Considerando a retomada do calendário acadêmico aprovada pela Resolução CEPE nº 060/2020, a PRPG vem informar os procedimentos específicos a serem adotados conforme condições estabelecidas pela resolução.
Art. 6º Considerando as etapas de criação do horário pessoal de aulas referente ao segundo semestre letivo de 2020 estabelecidas pelo calendário acadêmico, a PRPG estabelece que não serão aceitos pedidos de alteração de matrícula em disciplinas fora do prazo estabelecido, exceto os casos previstos na Portaria da PRPG nº 886 de 15 de agosto de 2018.
- § 1º Caso o discente não pretenda se matricular em nenhum componente curricular, deverá realizar o trancamento geral do semestre 2020/2.
- § 2º O discente que optar pelo trancamento geral do semestre, deverá encaminhar o requerimento específico à PRPG via e-mail institucional (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), até o dia 27/11/2020.
- § 3º O período de trancamento geral do semestre 2020/2 não contabilizará no prazo de conclusão do curso.
- § 4º Os discentes que não realizarem as atividades (remotas e/ou presenciais) propostas pelo plano de ensino ou não solicitarem o devido trancamento de matrícula no prazo estabelecido terão a reprovação por abandono nos componentes curriculares nos quais estiverem matriculados no semestre letivo 2020/2.
ORIENTAÇÕES ADICIONAIS:
- O pedido de exclusão ou inclusão de disciplinas deverá ser feito utilizando o formulário de alteração de matrícula já disponível no site no PRPG. O formulário deverá conter a assinatura do orientador OU do coordenador do programa. Os formulários devem ser enviados digitalizados para o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. conforme período estabelecido no §2º (até 27/11). Os pedidos serão analisados pela Câmara de Assuntos Acadêmicos em data a ser definida.
FORMULÁRIO PARA ALTERAÇÃO DE MATRÍCULA EM DISCIPLINA
- Para o trancamento geral do semestre 2020/2, o discente deverá realizar o pedido por meio do requerimento padrão da PRPG. O requerimento deve conter a assinatura do orientador E do coordenador do programa e deverá ser enviado digitalizado para o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até o dia 27/11/2020. O período de trancamento será computado no prazo de conclusão do curso, porém o trancamento de 2020/2 não será contabilizado no prazo de conclusão.
FORMULÁRIO PARA TRANCAMENTO GERAL DE MATRÍCULA
Os pedidos de licença maternidade devem ser encaminhados via email. O requerimento padrão, devidamente preenchido e assinado pela discente e o atestado médico devem ser digitalizados e enviados à secretaria do programa. Após ciência e concordância do orientador e coordenador, a secretaria deverá fazer o encaminhamento da documentação à PRPG.
Obs.1: As assinaturas do orientador e coordenador poderão ser substituídas por email enviado por ambos, em que conste a concordância em relação ao pedido.
Obs.2: Para fins de licença maternidade em relação à bolsa CAPES, a discente deverá enviar também cópia da certidão de nascimento do(a) filho(a).
Obs.3: Após a normalização das atividades acadêmicas e administrativas, o atestado médico original deverá ser entregue na PRPG para ser anexado à ficha cadastral da discente.
Pedidos para afastamento por motivo de saúde devem ser encaminhados via email para a secretaria do programa. Os pedidos devem ser feitos utilizando o requerimento padrão, contendo assinatura do discente e laudo médico que comprove a necessidade de afastamento.
Obs.1: As assinaturas do orientador e coordenador poderão ser substituídas por email enviado por ambos, em que conste a concordância em relação ao pedido.
Obs.2: Após a normalização das atividades acadêmicas e administrativas, o atestado médico original deverá ser entregue na PRPG para ser anexado à ficha cadastral do discente.
Os pedidos de reconhecimento de título que já foram recebidos pela PRPG e estão em fase de pré-análise e análise serão mantidos em andamento. Em decorrência do “Período de emergência em saúde pública ocasionado pelo Covid-19”, poderá haver atraso nos prazos estabelecidos para condução das etapas do processo.
Pedidos que estão aguardando documentação complementar e aguardando pré-análise ficarão pendentes até a normalização das atividades acadêmicas e administrativas.
O recebimento de novos pedidos de reconhecimento de título ficará suspenso a partir de 23/03/2020, até normalização das rotinas administrativas.
As reuniões ordinárias dos Conselhos de Pós-graduação Stricto Sensu e Lato Sensu estão sendo realizadas de forma remota.
Os editais referentes ao Projeto CAPES/PRINT – UFLA serão retificados, prorrogando os prazos para saídas e chegadas do exterior. No caso específico do edital para doutorado sanduíche, será dilatado o prazo de inscrição mediante a necessidade de realização do teste de proficiência em língua estrangeira.
No caso de discentes e docentes que estejam no exterior, a PRPG já encaminhou as devidas orientações por email.
A publicação de portarias e resoluções da PRPG no Boletim Interno serão mantidas sem alterações.
Após a retomada das atividades letivas do período letivo 2020/2, está autorizada a marcação, bem como a realização de audiência pública, desde que todos os membros participem exclusivamente por videoconferência, inclusive pesquisador e orientador.
A data limite para entrega dos diários de 2020/1 foi alterada para o dia 5 de fevereiro de 2021, conforme Resolução CEPE nº 124/2020.
A Portaria PRPG nº 793/2020 estabelece normas para a matrícula regular de candidatos estrangeiros de mestrado e doutorado enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus (Covid-19).