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ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADES DE PÓS-GRADUAÇÃO NO PERÍODO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Publicado: Sexta, 20 Março 2020 10:21 | Última Atualização: Quinta, 30 Julho 2020 10:59

ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADES DE PÓS-GRADUAÇÃO PARA RETOMADA DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS

Conforme deliberações do Comitê Especial de Emergência para prevenção ao Coronavírus, a Pró-reitoria de Pós-graduação informa a comunidade acadêmica sobre os procedimentos administrativos a serem adotados durante o período de suspensão das atividades acadêmicas correlatas à Pós-graduação.

 Grupo de apoio ao ERE (iniciativa da discente Débora Rossini): https://www.facebook.com/groups/278540636667351/


  • ATENDIMENTO AO PÚBLICO

Em conformidade com a Portaria nº 247/2020-Reitoria, que determina a obrigatoriedade de trabalho remoto para servidores, a PRPG informa que a partir de 23/03/2020 o atendimento ao público será realizado EXCLUSIVAMENTE pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. , no horário de 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00.

O atendimento presencial nas dependências da PRPG está SUSPENSO em decorrência do “Período de emergência em saúde pública ocasionado pelo Covid-19”.


  • DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES E ATUALIZAÇÕES

A divulgação de informações e atualizações sobre a situação decorrente do “Período de emergência em saúde pública ocasionado pelo Covid-19” será realizada através do site da PRPG (www.prpg.ufla.br).

Portanto, aconselhamos que discentes, docentes, secretários, técnicos administrativos, colaboradores e membros externos à comunidade acadêmica acessem o site com frequência.


  • PEDIDOS DE PRORROGAÇÃO DO PRAZO PARA DEFESA

21/05/2020 - ATUALIZAÇÃO: Considerando a retomada do calendário acadêmico, informamos que . Em função da suspensão das atividades acadêmicas, os discentes poderão solicitar a prorrogação do prazo para defesa, conforme segue:

  1. Discentes que já haviam solicitado 6 meses de prorrogação prevista no regulamento geral da pós-graduação e cujo prazo limite encerrou durante a suspensão do calendário acadêmico, poderão pedir mais 3 meses de dilação, contados a partir de 01/06/2020.
  2. Discentes que já haviam solicitado 6 meses de prorrogação prevista no regulamento geral da pós-graduação e cujo prazo limite encerrará após a retomada do calendário acadêmico, poderão pedir mais 3 meses de dilação, contados a partir da data limite da prorrogação.
  3. Discentes que ainda NÃO haviam solicitado prorrogação, poderão pedir até 9 meses de prorrogação do prazo para defesa (6 meses de prorrogação + 3 meses devido à suspensão do calendário).

Os pedidos de prorrogação do prazo deverão ser feitos utilizando o requerimento padrão da PRPG disponível no site, contendo a assinatura do orientador E do coordenador do programa. O requerimento digitalizado deverá ser enviado para o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., a partir do dia 01/06/2020.

REQUERIMENTO PADRÃO PARA PRORROGAÇÃO DO PRAZO PARA DEFESA


  • TRÂMITES PÓS-DEFESA

21/05/2020 - ATUALIZAÇÃO: Considerando o disposto na resolução CEPE nº 060/2020, que autoriza a retomada das atividades letivas do período 2020/1, informamos que a realização da tramitação pós-defesa será feito para todos os casos. O período de suspensão deve ser desconsiderado da multa, caso haja. 

Obs. 1: Discentes que já estejam incorrendo no período de multa, serão isentos do valor devido apenas entre o dia 20/03/2020 e 31/05/2020. 

Obs. 2: NOVA Portaria da Biblioteca Universitária sobre trâmites pós-defesa 

Obs. 3: NOVA Portaria da Biblioteca Universitária sobre trâmites pós-defesa - exigência de documento pessoal


  • PROCESSO SELETIVO

23/04/2020 - ATUALIZAÇÃO: O processo seletivo para ingresso em 2020/2 será retomado e a publicação dos editais deverá ocorrer entre a última semana de abril e primeira semana de maio. A publicação dos editais e demais informações poderão ser acompanhadas na aba "PROCESSO SELETIVO", do site da PRPG.

A divulgação de qualquer alteração sobre processos seletivos será feita no site da PRPG. 


  • MARCAÇÃO DE DEFESAS

21/05/2020 - ATUALIZAÇÃO : Após a retomada das atividades letivas do período letivo 2020/1 disposta na resolução CEPE nº 060/2020, está autorizada a marcação, bem como a realização de exames de qualificação, de defesas de dissertação, tese ou trabalho de conclusão, desde que todos os membros participem exclusivamente por videoconferência, inclusive discente e orientador. 


  • CADASTRAMENTO E CANCELAMENTO DE BOLSAS

Os formulários de cadastramento e cancelamentos de bolsas da CAPES e FAPEMIG podem ser enviados digitalizados por e-mail, devidamente preenchidos e assinados.

Obs.: Até o momento não existe qualquer orientação das agências de fomento em relação à suspensão ou cancelamento de bolsas. Neste sentido, todas as bolsas vigentes permanecem implementadas, sem a possibilidade de prorrogação.


  • ATIVIDADES REMOTA PARA DISCENTES DE PÓS-GRADUAÇÃO

As atividades de pós-graduação poderão ocorrer de forma remota e o cronograma de atividades a serem realizadas deverá ser definido com o orientador e encaminhado para a secretaria do programa. Cabe ao orientador o monitoramento das atividades dos estudantes sob sua orientação. Esse acompanhamento pode ser feito por email, através do preenchimento do formulário de avaliação pelo discente sobre o andamento das atividades.

Obs.1: baixar formulário de planejamento

Obs.2: baixar formulário de avaliação

Obs.3: Projetos com atividades experimentais em laboratório ou a campo devem permanecer até o seu término. Novos experimentos (campo ou laboratório) não devem ser iniciados.

Obs.4: Os formulários de avaliação das atividades desenvolvidas pelos discentes deverão ser enviados por email para a secretaria do programa até o quinto dia útil do mês subsequente ao período avaliado. 

Obs.5: Em relação ao preenchimento do formulário de planejamento, informamos que o período pode ser deixado em branco, tendo em vista que não sabemos o prazo de suspensão das atividades. A descrição do cronograma deverá conter as atividades planejadas em conjunto entre discente e orientador, que deverão ser realizadas durante o período de trabalho remoto. Ou seja, o formulário servirá como um planejamento.  


  • ALTERAÇÃO DE MATRÍCULA EM DISCIPLINAS

21/05/2020 - ATUALIZAÇÃO: Considerando a retomada do calendário acadêmico aprovada pela Resolução CEPE nº 060/2020, a PRPG vem informar os procedimentos específicos a serem adotados conforme condições estabelecidas pela resolução.

Art. 6º Considerando que a etapa de criação do horário pessoal de aulas referente ao primeiro semestre letivo de 2020 já havia sido concluída, todas as matrículas em componentes curriculares serão mantidas conforme processamento ocorrido no SIGAA. 

  • § 1º O discente que considerar que não reúne condições para acompanhar as ERE ou que discordar da oferta na metodologia proposta poderá solicitar o cancelamento de matrícula das disciplinas no semestre 2020/1. 
  • §2º Nos casos em que o discente optar pelo cancelamento das disciplinas, deverá solicitar o cancelamento de matrícula em componente curricular específico, por meio do requerimento de alteração de matrícula enviado à PRPG (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), no período de 01 a 12/6/2020. Caso pretenda cancelar todos os componentes curriculares em que se encontra matriculado, deverá realizar o trancamento geral do semestre 2020/1. 
  • § 3º O discente que optar pelo trancamento geral do semestre deverá encaminhar à PRPG, até o dia 12/6/2020, o requerimento específico via email institucional(Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).  

 ORIENTAÇÕES ADICIONAIS:

- O pedido de exclusão ou inclusão de disciplinas deverá ser feito utilizando o formulário de alteração de matrícula já disponível no site no PRPG. O formulário deverá conter a assinatura do orientador OU do coordenador do programa. Os formulários devem ser enviados digitalizados para o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. conforme período estabelecido no §2º (01 a 12/06). Os pedidos serão analisados pela Câmara de Assuntos Acadêmicos a partir do dia 15/06.

FORMULÁRIO PARA ALTERAÇÃO DE MATRÍCULA EM DISCIPLINA

Obs.1: O campo de justificativa do formulário deverá ser deixado em branco. Em casos que julgar necessário, o discente poderá anexar justificativa própria.

Obs.2: Para pedidos de inclusão de disciplina, deverá ser anexado o email ou carta assinada pelo docente responsável pela disciplina, confirmando a disponibilidade de vaga na turma requerida pelo discente.

- Para o trancamento geral do semestre 2020/1, o discente deverá realizar o pedido por meio do requerimento padrão da PRPG. O requerimento deve conter a assinatura do orientador E do coordenador do programa e deverá ser enviado digitalizado para o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até o dia 12/06/2020. O período de trancamento será computado no prazo de conclusão do curso, porém o discente que optar por trancar o semestre 2020/1 fará jus a dilação de 3 meses (além da prorrogação) no prazo de conclusão.

FORMULÁRIO PARA TRANCAMENTO GERAL DE MATRÍCULA


  • LICENÇA MATERNIDADE

Os pedidos de licença maternidade devem ser encaminhados via email. O requerimento padrão, devidamente preenchido e assinado pela discente e o atestado médico devem ser digitalizados e enviados à secretaria do programa. Após ciência e concordância do orientador e coordenador, a secretaria deverá fazer o encaminhamento da documentação à PRPG.

Obs.1: As assinaturas do orientador e coordenador poderão ser substituídas por email enviado por ambos, em que conste a concordância em relação ao pedido.

Obs.2: Para fins de licença maternidade em relação à bolsa CAPES, a discente deverá enviar também cópia da certidão de nascimento do(a) filho(a).

Obs.3: Após a normalização das atividades acadêmicas e administrativas, o atestado médico original deverá ser entregue na PRPG para ser anexado à ficha cadastral da discente.


  • AFASTAMENTO POR MOTIVO DE SAÚDE

Pedidos para afastamento por motivo de saúde devem ser encaminhados via email para a secretaria do programa. Os pedidos devem ser feitos utilizando o requerimento padrão, contendo assinatura do discente e laudo médico que comprove a necessidade de afastamento.

Obs.1: As assinaturas do orientador e coordenador poderão ser substituídas por email enviado por ambos, em que conste a concordância em relação ao pedido.

Obs.2: Após a normalização das atividades acadêmicas e administrativas, o atestado médico original deverá ser entregue na PRPG para ser anexado à ficha cadastral do discente.


  • RECONHECIMENTO DE TÍTULO

Os pedidos de reconhecimento de título que já foram recebidos pela PRPG e estão em fase de pré-análise e análise serão mantidos em andamento. Em decorrência do “Período de emergência em saúde pública ocasionado pelo Covid-19”, poderá haver atraso nos prazos estabelecidos para condução das etapas do processo.

Pedidos que estão aguardando documentação complementar e aguardando pré-análise ficarão pendentes até a normalização das atividades acadêmicas e administrativas.

O recebimento de novos pedidos de reconhecimento de título ficará suspenso a partir de 23/03/2020, até normalização das rotinas administrativas. 


  • CONSELHOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU E LATO SENSU

As reuniões ordinárias dos Conselhos de Pós-graduação Stricto Sensu e Lato Sensu estão suspensas a partir do dia 23/03/2020, por tempo indeterminado.


  • EDITAIS PROJETO CAPES/PRINT - UFLA

Os editais referentes ao Projeto CAPES/PRINT – UFLA serão retificados, prorrogando os prazos para saídas e chegadas do exterior. No caso específico do edital para doutorado sanduíche, será dilatado o prazo de inscrição mediante a necessidade de realização do teste de proficiência em língua estrangeira.

No caso de discentes e docentes que estejam no exterior, a PRPG já encaminhou as devidas orientações por email.


  • PUBLICAÇÃO DE ATOS DA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO

A publicação de portarias e resoluções da PRPG no Boletim Interno serão mantidas sem alterações.


  • PÓS-DOUTORADO

Após a retomada das atividades letivas do período letivo 2020/1, está autorizada a marcação, bem como a realização de audiência pública, desde que todos os membros participem exclusivamente por videoconferência, inclusive pesquisador e orientador. 

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta: 8h - 12h / 14h - 18h (Horário de Brasília)
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