Trabalho de mestranda em Ciências Veterinárias recebeu menção honrosa em Congresso Brasileiro

14/09/2011

Trabalho de parceria da Universidade Federal de Lavras (Ufla) e Centro Universitário de Lavras (Unilavras) recebeu menção honrosa no último Congresso da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO).

O trabalho intitulado “Influência do uso de probiótico (Bacillus subtilis) na progressão da doença periodontal induzida em ratos. Estudo radiográfico” foi realizado pela aluna do mestrado em Ciências Veterinárias da Ufla, Renata de Carvalho Foureaux e seu orientador professor Luciano José Pereira em parceria com os professores do Unilavras Michel Reis Messora e Roselaine Coelho e aluno do curso de Odontologia Luís Fernando Oliveira.

Neste estudo foi demonstrado que a ingestão de probióticos reduziu a progressão da perda óssea induzida por doença periodontal induzida em ratos. Os resultados são promissores tanto para humanos como para animais uma vez que ambos são afetados por alterações das estruturas de suporte dos dentes.

O estudo contou com apoio do CNPq. Outras análises estão sendo realizadas para investigar os mecanismos envolvidos na atividade do probiótico sobre a inflamação periodontal.