Sobre o Programa

Histórico e contextualização

          A Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi fundada em 1908 como Escola Agrícola de Lavras, depois Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), sob o lema do Instituto Gammon “Dedicado à glória de Deus e ao Progresso Humano”. Desde sempre a instituição teve um caráter agropecuário. Nesse mais de um século de existência, a Universidade Federal de Lavras consolidou-se pelo seu pioneirismo na extensão – promoveu a Primeira Exposição Nacional do Milho e a Primeira Exposição Agropecuária do Estado de Minas Gerais, introduziu o primeiro silo aéreo para armazenagem de grãos no Estado e também um dos primeiros tratores a arar terras brasileiras. Editou a primeira revista de Minas Gerais, direcionada ao produtor rural, pela extraordinária geração de conhecimentos científicos e tecnológicos, mas, acima de tudo, pela qualidade do ensino na formação de seus estudantes, os quais, razão maior da existência da Instituição, têm se constituído, ao longo dos anos, em atores importantes da reconhecida excelência da Universidade.
Ao se observar a linha do tempo, pode-se constatar que a história de sucesso dos 40 anos da Pós-graduação Stricto Sensu demonstra que a ESAL não foi apenas mais uma entre as instituições pioneiras em criar cursos de mestrado e doutorado em ciências agrárias e administrativas. A instituição, sabiamente, construiu e soube manter o compromisso de busca da qualidade acadêmica e com a formação integral da pessoa humana. Desde a sua idealização e fundação, a Pós-Graduação Sricto Sensu ocupou-se de pautar as suas ações em fundamentos morais sólidos e em valores que são rememorados a todo o momento. Entre os valores partilhados pela comunidade acadêmica desde a criação da ESAL, no início do século passado, destacam-se a devoção ao saber, ética do trabalho, rigor científico, respeito à pessoa humana e orientação para o futuro.
Sempre tendo como meta a excelência e a qualidade, a Escola Superior de Agricultura de Lavras empreendeu um arrojado plano de capacitação docente, antecipando a necessidade de oferta de ensino de alto nível. Acrescente-se, ainda, a sempre crescente demanda por profissionais com elevada especialização, devido ao rápido crescimento econômico que o Brasil experimentava na década de 1970. Por acreditar que o desenvolvimento sustentado sempre exige competência técnica e inovação tecnológica, a ESAL/UFLA investiu fortemente na pós-graduação, cujo crescimento fabuloso sempre foi pautado em condições satisfatórias de recursos humanos e infra-estrutura.
A semente da pós-graduação foi lançada em 1972, quando o professor Fábio Pereira Cartaxo, então diretor da ESAL, constituiu uma comissão para estudar a viabilidade de implantação de cursos de pós-graduação. A comissão, após criterioso estudo, emitiu parecer favorável e, ainda naquele ano, foi criada a Coordenadoria de Pós-Graduação na ESAL. No primeiro semestre de 1975, foram implantados na ESAL os primeiros cursos de pós-graduação Stricto Sensu: o mestrado em Agronomia com concentração em Fitotecnia e o mestrado em Administração Rural.
Buscando preencher uma lacuna não contemplada pelos cursos de pós-graduação da UFLA, com o objetivo de contribuir com a pesquisa e a formação de recursos humanos na região, que possui forte caráter agropecuário, em 10 de fevereiro de 2004 foi recomendado pelo Conselho Técnico Científico (CTC) da CAPES o Programa de Pós-Graduação em CIÊNCIAS VETERINÁRIAS (PPGCV) da UFLA, inicialmente apenas com o mestrado, mantido por um grupo de 8 docentes em torno de somente 2 linhas de pesquisa: 1) Genética, Reprodução e Sanidade de Animais Aquáticos; e 2) Medicina da Produção Animal. A criação desse programa veio ao encontro das demandas por atendimento para animais de produção, pois o Sul de Minas é referência na produção de leite, além de contemplar outras formas de criação também com um impacto econômico significativo na região. Além disso, o município de Lavras está localizado em uma região de grandes rios e lagos, o que permitiu avanços nas áreas de aquicultura no Sul de Minas. E nesse contexto, ao longo dos anos, vários docentes e discentes já foram premiados e são referências hoje em parceiras internacionais.
Com a expansão das Universidades Federais pelo programa REUNI, novos docentes foram incorporados ao programa, visando atender à demanda por parte dos egressos da graduação da UFLA e também de outras instituições. Atualmente, o programa conta com 5 linhas de pesquisa das mais diferentes áreas do conhecimento, a saber: 1) Clínica, cirurgia e Patologia Veterinária; 2) Fisiologia e Metabolismo Animal; 3) Produção e reprodução animal; 4) Sanidade Animal e Saúde Coletiva; 5) Genética, produção e reprodução de animais aquáticos. Todos esses ganhos foram frutos da ampliação do programa em diferentes áreas do conhecimento e da participação de professores em diferentes áreas de atuação, despertando novos interesses nos estudantes e ajudando o programa a consolidar cada vez mais seus objetivos no ensino, pesquisa e extensão de excelência. Assim, na construção dessa história de sucesso, o trabalho de alguns docentes foi fundamental, bem como a liderança, capacidade de superação e a competência administrativa.

Objetivos

      O Programa de Pós Graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Federal de Lavras possui como objetivo a capacitação de recursos humanos para atuarem em instituições de pesquisa, ensino e extensão, bem como na iniciativa privada, por meio de uma formação científica sólida em sintonia com os novos avanços da pesquisa e inovação e do empreendedorismo em Medicina Veterinária, mais especificamente nas áreas de produção e reprodução animal; fisiologia e metabolismo animal; sanidade animal e saúde coletiva; clínica, cirurgia e patologia veterinária; genética, reprodução e sanidade de animais aquáticos, buscando sempre a integração entre diferentes áreas do conhecimento. Assim, atento às demandas sociais, o programa tem como compromisso identificar as prioridades para o desenvolvimento regional e nacional, gerando conhecimentos que visem contribuir para a solução dos principais problemas da região na área de influência do Programa, mas com inovação e impacto científico de nível internacional.