Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias completará sua quinquagésima defesa de dissertação

15/07/2010

O programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Federal de Lavras completa cinqüenta defesas em nível de mestrado, desde sua implantação em 2004.
A mestranda Daiane Moreira Silva, orientada do professor Luis David Solis Murgas tem sua defesa agendada para o dia 2 de agosto, com o título “Identificação de IGF-I no plasma seminal e sua importância nos processos de resfriamento e congelamento do sêmen suíno”.
O Programa em nível de mestrado foi recomendado pelo Conselho Técnico Científico da Capes em 2004 sendo credenciado pelo Ministério da Educação desde 2007. O Curso em nível de Doutorado foi recomendado em 2008. Na última avaliação da Capes o Programa obteve o conceito 4.
Atualmente a pesquisa do Programa está organizada em quatro linhas: Medicina da Produção Animal, Reprodução, Sanidade e Metabolismo Animal, Clínica, Cirurgia e Patologia Veterinária e Genética, Reprodução e Sanidade de Animais Aquáticos. No ano 2009, iniciou-se o curso de doutorado com a linha de pesquisa em Genética, reprodução e sanidade de animais aquáticos o que favoreceu o crescimento do corpo docente e discente bem como a interação com outras Instituições. Nesse ano o programa também avançou na inserção internacional com a realização de visitas técnico-científicas de docentes permanentes em Instituições da Argentina, Bélgica, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Espanha, França, Inglaterra e Portugal. Atualmente a proporção de docentes permanentes pesquisadores do CNPq é de 61%, refletindo-se na produção científica e qualidade do programa. Com o início do nível de doutorado, o programa aumentou o número de disciplinas oferecidas, principalmente na área de biotecnologia relacionada à Medicina Veterinária e à aquicultura o que tem fortalecido a estrutura curricular do programa para os discentes em nível de mestrado. Em 2010 o programa abriu mais uma linha de pesquisa na área de Clínica, cirurgia e patologia veterinária, o que aumenta a área de abrangência da Medicina Veterinária em acordo com a necessidade no treinamento de profissionais nessas áreas tanto no âmbito regional como nacional e internacional.
Para Luis David Solis Murgas, coordenador “o Programa tem como compromisso, identificar as prioridades para o desenvolvimento regional e conseqüentemente nacional, gerando informações que visem contribuir na solução dos principais problemas nacionais e na área de atuação das ciências veterinárias”

Mais informações:
www.prpg.ufla.br/ppg/veterinaria/index.php
E-mail: ppgcv@veterinaria.ufla.br