Monthly Archives: May 2016

CNPq recomenda três institutos nacionais de ciência e tecnologia INCTs com sede na UFLA

O Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia tem metas ambiciosas e abrangentes em termos nacionais como possibilidade de mobilizar e agregar, de forma articulada, os melhores grupos de pesquisa em áreas de fronteira da ciência e em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do País.

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) teve três projetos recomendados na Chamada INCT – MCTI/CNPq/CAPES/FAPs nº 16/2014, sendo uma para renovação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT Café), sob a coordenação do professor Mário Lúcio Vilela; e mais duas propostas na área da ciência do solo: INCT Biodiversidade do Solo, sob a coordenação da professora Fátima Moreira e INCT Segurança de Solo e Alimento, sob a coordenação do professor Luiz Roberto Guimarães Guilherme.

Ao todo, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) recebeu e avaliou 345 propostas, que resultou na relação de 252 propostas que receberam recomendação no processo de análise de mérito técnico-científico para financiamento no âmbito da referida Chamada. Foram avaliados os projetos dos 115 institutos já existentes e as 230 propostas de criação de novos institutos.

 

 

Veja mais em:

http://www.ufla.br/ascom/2016/05/20/cnpq-recomenda-tres-institutos-nacionais-de-ciencia-e-tecnologia-incts-com-sede-na-ufla/

Novo manual de normalização da UFLA

A segunda edição revisada, atualizada e ampliada do “Manual de normalização e estrutura de trabalhos acadêmicos: TCCs, monografias, dissertações e teses” da UFLA está disponível em seu Repositório Institucional, como obra de referência única em normalização para a instituição.

O documento foi elaborado por uma comissão composta pelos bibliotecários-documentalistas: Eliana José Bernardes, Fernanda Vasconcelos Amaral, Simone Assis Medeiros e Nivaldo Calixto Ribeiro, além dos professores Joaquim Quinteiro Uchoa (DCC) e Márcio Gilberto Zangerônimo (DMV).

O período de transição para a adoção das normas estipuladas no manual é de 180 dias, a partir da assinatura da Portaria nº 363, datada em 13 de abril de 2016.

Acesse o manual: http://repositorio.ufla.br/handle/1/11017

Mais informações: http://www.ufla.br/ascom/2016/04/26/biblioteca-universitaria-disponibiliza-documento-para-normalizacao-de-tcc-monografias-dissertacoes-e-teses

Professor da UFLA participará de Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências no Museu do Amanhã

O professor Luiz Roberto Guimarães Guilherme, do Departamento de Solos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), é um dos convidados para apresentação durante a Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências, que celebrará o centenário da instituição. Com o tema “100 Anos de Ciência: Construindo um Futuro Melhor”, o evento será realizado de 4 a 6 de maio, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

As sessões abordarão estudos sobre zika vírus, saúde global, segurança alimentar sustentável, energia, novas tecnologias e educação, entre outros temas de grande interesse da sociedade. Serão conduzidas por cientistas brasileiros de destaque e convidados estrangeiros de excelência, inclusive o ganhador do Prêmio Nobel de Física 2015, TakaakI Kajita.

O professor Luiz Roberto fará parte de um seleto grupo de pesquisadores convidados e ministrará a palestra “Alimentando nove bilhões em 2050: desafios e oportunidades para uma agricultura sustentável no Brasil”. O professor participa da sessão “Segurança Alimentar Sustentável”, coordenada pelo presidente da Fapemig, professor Evaldo Vilela. A temática ainda será abordada pelos professores Alysson Paolinelli (ex-ministro da Agricultura e professor emérito da UFLA), Luiz Federizzi (coordenador de Ciências Agrárias da Capes) e Maurício Lopes (presidente da Embrapa).

 

Veja mais em:

http://www.ufla.br/ascom/2016/05/02/professor-da-ufla-participara-de-reuniao-magna-da-academia-brasileira-de-ciencias-no-museu-do-amanha/