Monthly Archives: April 2016

Tese defendida na UFLA propõe a descrição de quatro novas espécies de bactérias fixadoras de nitrogênio

A autora da tese é Elaine Martins da Costa, egressa do programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo, que estampa conceito máximo (7) na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Atualmente professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), cursou o mestrado e doutorado na UFLA, tendo como área de concentração os estudos em Biologia, Microbiologia e Processos Biológicos do Solo, sob a orientação da professora Fatima Moreira.

A tese de Elaine Costa está dividida em seis artigos científicos, quatro deles com a proposição de descrição inédita de quatro espécies de bactérias do gênero Bradyrhizobium. Os resultados das análises confirmaram a existência das novas espécies, para as quais os nomes Bradyrhizobium brasilense, Bradyrhizobium forestalis, Bradyrhizobium piauiense e Bradyrhizobium neoglycine foram propostos, representadas pelas estirpes UFLA 03-321T, INPA 54BT, UFLA 06-13T e UFLA 06-10T , respectivamente. Essas estirpes fazem  parte da Coleção de Bactérias do Laboratório de Microbiologia do Solo da UFLA.

Elaine Costa realizou parte da avaliação durante Doutorado Sanduíche na Universidade de Ghent, na Bélgica, onde recebeu permaneceu por três meses sob a coorientação da professora Anne Willems. A defesa da tese foi acompanhada pela coorientadora por meio de videoconferência.

A defesa de tese de Elaine Costa teve um motivo a mais para ser celebrada, tendo sido a primeira doutora egressa da Universidade Federal do Piauí (UFPI), instituição que mantém  uma parceria de sucesso com a UFLA no âmbito do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad) – que visa à cooperação acadêmica com previsão de ajuda mútua. A parceria promove a interação entre o Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da UFLA e a Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas da Universidade Federal do Pauí (UFPI).

Elaine Costa e o pós-graduando Francisco Hélcio Canuto de Amaral foram os primeiros discentes a ingressarem na UFLA no mestrado. Depois deles, vários outros egressos da UFPI já conquistaram uma vaga no disputado processo seletivo para o doutorado na UFLA.

elaine

Fonte: Cibele Aguiar

Veja mais em:
http://www.ufla.br/ascom/2016/03/28/tese-defendida-na-ufla-propoe-a-descricao-de-quatro-novas-especies-de-bacterias-fixadoras-de-nitrogenio/

Tese da UFLA avalia a liberação de nutrientes pelos solos e o desenvolvimento de eucaliptos

Avaliar o desenvolvimento inicial, nutricional, fisiológico e o incremento médio anual (IMA) de plantas de eucalipto, cultivadas com e sem a adição de fontes minerais de potássio (K), cálcio (Ca) e magnésio (Mg), foi um dos objetivos da tese de doutorado Francisco Hélcio Canuto Amaral defendida na manhã de 18 de abril de 2016,  no PPGCS/UFLA .

O autor da pesquisa é egresso da Universidade Federal do Piauí (UFPI), instituição que mantém  uma parceria de sucesso com a UFLA no âmbito do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad) – que visa à cooperação acadêmica com previsão de ajuda mútua. A parceria promove a interação entre o Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da UFLA e a Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas da UFPI. Hélcio teve como orientador o professor Nilton Curi e como conselheiro o professor Antônio Eduardo Furtini Neto.

Após a defesa, o professor Júlio Nóbrega e o estudante Hélcio foram homenageados pelo Departamento de Ciências do Solo da UFLA. “Eu tenho muito a agradecer pelo acolhimento. Sempre defendi que o Ensino Superior é um fator de transformação, faz com que a roda gire. O DCS da UFLA é um selo de qualidade. Em qualquer parte do Brasil que você diz ter vínculo com a UFLA o tratamento muda. O Procad existe em diversas partes do País, mas aqui é diferente. Tem muito empenho, os professores da UFLA vestem a camisa, participam e apoiam. São parceiros que fazem a diferença”, relatou Júlio Nóbrega.

Hélcio é o segundo estudante do Programa a realizar a defesa de doutorado na UFLA. A primeira foi realizada em 28 de março, por Elaine Martins da Costa, tendo como área de concentração os estudos em Biologia, Microbiologia e Processos Biológicos do Solo, sob a orientação da professora Fatima Moreira.

helcio

helcio 2

Texto e Fotos: Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA

Vide mais em:
http://www.ufla.br/ascom/2016/04/19/tese-da-ufla-avalia-a-liberacao-de-nutrientes-pelos-solos-e-o-desenvolvimento-de-eucaliptos/