Laboratórios

  • Laboratório de automação e controle
Este laboratório possui os seguintes equipamentos: Controlador Programável – Logo – Siemens, dataLogger Yokogawa 20 canais, sensores diversos, osciloscópio, placas de Aquisição de Dados (02), controladores dedicados (1 Rain-bird Irrigação, 1 de Condutividade, 1 universal), 2 microcomputadores para placas de aquisição, instrumentos diversos (multímetros, testadores), além de dispositivos eletrônicos.
 
  • Laboratório de óptica e laser
Esse laboratório possui: duas bancadas antivibratórias, dois lasers HeNe (10mW e 17 mW), duas placas de processamento de imagens, dois CCD’s (colorido e pb), um monitor Trinitron colorido, um microcomputador 1.3 GHz, dois sistemas de captura e tratamento de imagens (Imagination e Matrox), dispositivos opticos em geral ( lentes, polarizadores, expansores de feixe, espelhos, filtros neutros), duas câmeras CCD ( uma PB e outra colorida ) em Monitor de alta resolução colorido.
  • Laboratório de Construções, mecânica e resistência dos Materiais
No laboratório de Construções são desenvolvidas pesquisas de construções de silos e propriedade de fluxos de produtos sólidos. Esse laboratório possui sistema para mediação de condutividade térmica, medidor de pH de mesa, termômetro de mercúrio, termômetros de bulbos seco e úmido, sistema de aquisição de dados spider 8 e yokgaua, multímetro digital GT2020, termo-hidro-anemômetro digital. Utiliza-se também no desenvolvimento de pesquisas, a máquina universal de ensaios de tração/flexão/compressão.
  • Laboratório de Ambiência
No laboratório destinado a pesquisas de ambiência animal e humana, existem diversos equipamentos com capacidade para o monitoramento e registro contínuo de diversas variáveis do ambiente adquiridos via projetos de pesquisas financiados por órgãos de fomento. Dentre os equipamentos pode-se citar: 16 registradores de temperatura e umidade relativa, 16 registradores de temperatura do globo negro, 16 decibelímetros registradores, 16 luxímetros registradores, 1 termômetro infravermelho com ajuste de emissividade, 1 termômetro digital de alta precisão, 1 dispositivo para descarregar dados dos registradores, 1 decibelímetro comum, 1 luxímetro comum, dentre outros. Equipamentos de projeção também são usados para aplicação da técnica de moiré para aquisição da topografia de objetos biológicos (aves, ovos, etc.). O laboratório possui ainda, 2 computadores para auxílio aos discentes e docentes na análise dos resultados. Os computadores possuem ponto de internet a cabo. Quatros túneis de vento, com controle de temperatura e umidade relativa para experimentação com animais. Quatro túneis de vento com ambiente controlado (temperatura, umidade relativa e velocidade do ar) estão em fase de construção para desenvolvimento de pesquisas na área de ambiência de pequenos animais. O sistema de aquisição e controle é composto por um datalogger/controlador CR1000 (Campbell Scientific), uma unidade multiplexadora de canais (32 canais) e um controlador de relés com 16 canais. Quatro sensores de temperatura do ar e umidade relativa estão acoplados ao sistema de aquisição, bem como, quatro sensores de temperatura do globo negro. Os túneis são equipados ainda com um sistema de câmeras de circuito interno para filmagem do comportamento animal. Um no-break de 2kVA fornece energia ao computador destinado a captura das imagens. Um gerador fornece energia elétrica a todo o sistema caso ocorra queda de energia na rede elétrica da Universidade.
 
  • Laboratório de computação científica
O laboratório de computação científica (LCC) dispõe de 40 processadores AMD Athlon 2000+ e 10 processadores Alpha ev68 833MHz. A estrutura do laboratório é a de um cluster para processamento paralelo com memória distribuída. Nessa estrutura uma tarefa pode, em geral, ser dividida em partes que podem ser executadas simultaneamente. Na arquitetura do LCC cada processador tem acesso a uma certa quantidade de memória RAM, que não é “enxergada” pelos outros processadores. Se processos pertencentes a uma mesma tarefa precisarem trocar informações eles podem fazê-lo através da rede interna do cluster, usando bibliotecas de passagem de mensagens, como a MPICH.
Existem vários problemas científicos que podem ser paralelizados, como por exemplo: integração de funções, simulação estocástica, processamento de imagens, análise discreta de Fourier, e uma infinidade de outros problemas.
Além disso, cada unidade de processamento do cluster pode ser usada como um computador comum, executando código sequencial. Os processadores AMD Athlon são bastante rápidos para cálculo inteiro e real. Os processadores Alpha, de 64 bits, com 4MB de cache, são os melhores do mercado para cálculo numérico de ponto flutuante.
Todo o cluster funciona com o sistema operacional Linux, e estão instalados vários compiladores (Fortran 77, Fortran 90/95, Pascal, C, C++, Java) além de programas científicos, como o R (análise estatística), as bibliotecas de transformada rápida de Fourier (FFTW), o Octave, e muitos outros. Se houver necessidade de instalação ou atualização de Software Livre basta solicitar à coordenação técnica do LCC.
Alguns projetos que se beneficiaram recentemente da estrutura do LCC
– Determinação do espectro de excitações elementares de filmes magnéticos ultrafinos;
– Simulação de modelos estocásticos para dinâmica de populações distribuídas espacialmente;
– Cálculos de condutância elétrica de sistemas nanoscópicos desordenados;
– Determinação do estado fundamental de dímeros magnéticos em substratos não-magnéticos.
 
  •  Laboratório de física
Possui diversos protótipos para ensaios de cinemática, termodinâmica, eletricidade e eletromagnetismo. Dispõe de vários equipamentos para medição, tais como: osciloscópios, multímetros, dentre outros. Os laboratórios de física possibilitam o desenvolvimento de diversas pesquisas, além de servir de suporte para as disciplinas da área.
 
  • Centro de desenvolvimento de instrumentação aplicada (CEDIA)
Este centro, financiado pela FINEP, teve a sua estrutura física concluída em 2008. Com área de 500 m2, o CEDIA abriga novas instalações de laboratórios para desenvolvimento de pesquisa em computação científica, automação, metrologia, instrumentação de precisão e laser e óptica. O CEDIA é composto por 7 laboratórios temáticos e multiuso: um Laboratório de Pré e Pós Processamento de Dados, um Laboratório de Protótipos, quatro Laboratórios de Speckle Laser e um Laboratório de Moiré e óptica convencional. Em 2009, um subprojeto institucional foi aprovado para adquirir equipamentos para o referido Centro, sendo financiado pelo Edital Pró-Equipamentos da CAPES.