DISCIPLINAS OFERTADAS

ECOLOGIA FLORESTAL

PCF517 – Estudos de impactos ambientais

Ementa: Introdução; Definição de impacto ambiental; Segmentos do estudo de impacto ambiental (EIA/RIMA); Perfil da equipe colaboradora; Etapas de elaboração e aprovação do EIA/RIMA; Responsabilidade do órgão elaborador; Interessado; Avaliador; Legislação ambiental – histórico e aplicações; Área de influência do empreendimento; Diagnóstico ambiental; Caracterização dos meios físico, biótico e antrópico; Indicadores de impacto ambiental; Prognóstico ambiental; Metodologias de avaliação de impacto ambiental; Classificação dos impactos ambientais; Qualidade ambiental: quadros de síntese de classificação e fluxogramas; Medidas mitigadoras de impacto ambiental; Planos e programas de monitorização de impactos; Relatórios de controle ambiental – RCA e Plano de controle ambiental – PCA; Plano de recuperação de áreas degradadas – PRAD; A avaliação da aptidão agrícola dos solos; Educação ambiental; Estudos de casos.

Créditos:

Professor responsável:

PCF524 – Dendrologia

Ementa: Introdução; Aplicação da dendrologia em estudos avançados de ecologia da vegetação; os conceitos de árvore, principais grupos taxonômicos que incluem árvores; características e identificação em campo de espécies arbóreas representantes das Pteriodophyta, Gymnospermae e Angiospermae. Prática de coleta e preparação de material botânico. Prática de identificação no campo e com auxílio de literatura especializada e do herbário.

Créditos:

Professor responsável:

PCF515 Ecologia de florestas tropicais

Ementa: Florestas tropicais – distribuição, solos e clima. Estrutura das comunidades florestais – nicho ecológico, diversidade de espécies, distribuição de abundâncias e competição. Dinâmica de florestas tropicais – sucessão, grupos ecológicos e dinâmica de clareiras. Estrutura de populações arbóreas – estrutura espacial, temporal e etária. Dinâmica de populações arbóreas – regulação das populaçoes, reprodução e peneira ambiental, tabelas de vida. Ecologia da reprodução – polinização, dispersão de propágulos e sistemas reprodutivos em plantas. Ecologia da herbivoria.

Créditos:

Professor responsável:

PCF516 – Descrição e análise da vegetação

Ementa: Introdução – abordagens científicas e estudos de vegetação, escalas de estudo, fatores ambientais e vegetação. Delineamento amostral e coleta de dados – sistema de amostragem, tamanho da amostra, forma da parcela e amostragem sem parcelas, atributos e variáveis, medidas de abundância subjetivas e objetivas, descrições fisionômicas e florísticas da vegetação. A natureza e propriedade dos dados de vegetação – a matriz de dados brutos, análise multivariada, medidas de associação e de (dis)similaridade, índices de diversidade de espécies. Métodos de classificação formal da vegetação – fitossociologia e classificação, métodos subjetivos e objetivos de classificação formal, técnicas de classificação hierárquica aglomerativa e divisiva. Análise de gradientes e métodos de ordenação – análise direta e indireta de gradientes, ordenação polar, análise de componentes principais e análises de correspondência simples, retificada e canônica.

Créditos:

Professor responsável:

MANEJO FLORESTAL

PCF501 – Amostragem aplicada a levantamentos florestais I

Ementa: Introdução, conceitos fundamentais para amostragem, amostragem casual simples, amostragem casual simples para parcelas com áreas desiguais, amostragem estratificada, amostragem sistemática, amostragem com uso de razão, amostragem sistemática estratificada, amostragem em dois estágios, procedimentos para amostrar populações florestais a partir de medidas do diâmetro, usos de mapas, bússola, GPS, sensoriamento remoto e os cuidados no inventário florestal, bases para estudo de crescimento e produção, parcela para amostragem, análise da vegetação – comparação entre procedimentos de amostragem para avaliação estrutural de florestas, métodos de inventário sucessivos.

Créditos:

Professor responsável:

PCF503 – Técnicas experimentais em Ciências Florestais

Ementa: Problemas em pesquisas científicas, conceitos básicos em investigação florestal, técnica de ajustes de modelos lineares, centrados e não-centrados para a média, testes de hipótese na regressão, transformações na regressão, independência de resíduos, multicolinearidade, regressão na análise de variância, construção de modelos, identidade de modelos, modelos não lineares.

Créditos:

Professor responsável:

PCF508 – Pesquisa operacional para fins florestais

Ementa: Introdução; Classificação dos modelos de decisão; Programação linear; Análise de sensibilidade; Modelo de corte/colheita; Programação dinâmica; Programação multi-objetivo; Modelos em redes.

Créditos: 4

Professor responsável: Lucas Rezende Gomide

PCF509 – Sensoriamento remoto em florestas

Ementa: Introdução, definição e importância. Natureza e fontes de origem da energia medida por sistemas de sensoriamento remoto. Interações entre energia e matéria. Aquisição de dados. Manejo e processamento prévio dos dados. Extração e interpretação de dados. Utilização dos dados em estudos do uso da terra e manejos agrícola e florestal.

Créditos:

Professor responsável:

PCF527 – Manejo florestal II

Ementa: Introdução; Manejo de florestas nativas no mundo; Pontos críticos no manejo de florestas nativas; Idade da vegetação nativa; Análise da estrutura horizontal, vertical e da regeneração natural da vegetação nativa ; Manejo sustentado da vegetação do cerrado; Manejo sustentado da floresta nativa de grande porte; Manejo de espécies nativas de alto interesse comercial como a candeia, favela, pequi e outras; Avaliação dos impactos ambientais da prática de manejo da vegetação nativa; Manejo de fragmentos florestais nativos; Os modelos de prognose aplicados ao manejo da vegetação nativa.

Créditos:

Professor responsável:

PCF540 – Manejo florestal intensivo

Ementa: Introdução; Revisão sobre técnicas matemática/estatística/economicas aplicadas ao manejo de florestas;  Técnicas de manejo intensivo de florestas: preparo de solo, fertilização e correção; matocompetição; materiais genéticos; desrama; desbastes; avaliações de otimização de investimentos incluindo técnicas de manejo intensivo.

Créditos:

Professor responsável:

PCF574 – Aprendizagem de máquina aplicada à ciência florestal

Ementa: Introdução; Preliminares: Fundamentos de cálculo, estatística e geometria aplicados à otimização. Métodos de aprendizagem de máquinas supervisionados: classificação naive bayes; regressão; máquina de suporte de vetores; análise de componentes principais; redes neurais; árvores de decisão; outros. Métodos não supervisionados. Aplicações.

Créditos:

Professor responsável: Natalino Calegário

PCF519 – Biometria florestal I

Ementa: Introdução; Conceituação e considerações sobre biometria florestal; relações dendrométricas; forma da árvore e funções afilamento; Classificação dos sítios florestais; Modelos para expressar sobrevivência e seu comportamento; Densidade do povoamento e medidas de densidade por ponto; Crescimento e produção das variáveis dendrométricas; Modelos do povoamento para estudos de crescimento e produção de florestas plantadas; Modelos biomatemáticos para estudos de crescimento e produção de florestas plantadas; Modelos por classe diamétrica para estudos de crescimento e produção de florestas plantadas; Avaliação.

Créditos:

Professor responsável:

PCF520 – Economia florestal I

Ementa: Matemática financeira; Avaliação econômica de projetos florestais; A produção de madeira e os estágios de produção; Rotação econômica de espécies florestais; Estudos de casos.

Créditos:

Professor responsável:

PCF521 – Manejo florestal I 

Ementa: Introdução; O manejo de florestas plantadas no mundo; Definição silvicultural do espaçamento inicial, do número, intensidade e época ótima de desbastes e poda; O manejo de florestas de Pinus spp; O manejo de florestas de Eucalyptus spp; Os modelos de produção como instrumento de manejo de florestas plantadas – enfoque silvicultural; Os modelos de produção como instrumento de manejo de florestas plantadas – enfoque econômico; O impacto do manejo nas relações de crescimento das florestas plantadas; O estoque de carbono como agregador de receita ao manejo florestal (derivativos financeiros).

Créditos:

Professor responsável:

PCF801 – Economia florestal II

Ementa: Formulação de projetos florestais; Localização de projetos florestais; Avaliação econômica de danos aos povoamentos florestais; Princípios e métodos de depreciação; Substituição de máquinas e equipamentos; Análise econômica da substituição de povoamentos florestais; Estudos de casos.

Créditos:

Professor responsável:

PCF802 – Biometria florestal II

Ementa: Modelos com simuladores de desbastes para estudo e crescimento e produção em florestas plantadas; Modelo dinâmico para estudo de crescimento e produção de florestas plantadas; Modelo de árvores individuais para estudo de crescimento e produção de florestas plantadas; Modelos para retratar a estrutura de florestas nativas (cadeia Markov, Whallenberg, moviment).

créditos:

Professor responsável:

SILVICULTURA

PCF502 – Produção e tecnologia de sementes florestais

Ementa: Ontogênese e estruturas das sementes de angiospermas e gimnospermas; Maturação e dispersão; Fisiologia da germinação; Dormência; Avaliação da qualidade.

créditos:

Professor responsável:

PCF506 – Propagação de espécies florestais

Ementa: Localização de viveiros; Projetos e infra-estrutura; Técnicas de propagação de plantas; Métodos e técnicas de produção de mudas; Parâmetros de avaliação de qualidade de mudas; Custo de produção de mudas.

Créditos:

Professor responsável:

PCF507 – Melhoramento genético de espécies florestais

Ementa: Variação em espécies florestais; Sistemas de reprodução e composição genética das populações florestais; Seleção de árvores; Hibridação intra e interespecífica; Testes de procedências; Implantação de populações base; Predição de médias.

Créditos:

Professor responsável:

PCF514 – Sistemas agroflorestais

Ementa: Introdução; Situação atual do ensino e da pesquisa em Sistemas Agroflorestais; Sistemas agroflorestais – classificação; Práticas agroflorestais; Integração de sistemas a nível de fazendas; Espécies arbóreas de interesse para sistemas e práticas agroflorestais; Metodologia para diagnóstico e delineamento em projetos agrossilviculturais.

Créditos:

Professor responsável:

PCF522 – Princípios e métodos silviculturais I

Ementa: Introdução ; Classificação, composição e estrutura dos povoamentos florestais; Crescimento e desenvolvimento das árvores e dos povoamentos florestais; Sítios florestais; Métodos de regeneração natural; Sistemas silviculturais; Tratamentos intermediários.

Créditos:

Professor responsável:

PCF523 – Implantação de mata ciliar e recuperação de áreas degradadas

Ementa: Legislação pertinente ao reflorestamento ciliar e à recuperação de áreas degradadas; Diagnóstico das condições de sítio; Modelos de implantação; Seleção de espécies para mata ciliar e áreas degradadas; Métodos de implantação; Métodos de enriqucimento e regeneração natural; Custos de implantação de mata ciliar e de recuperação de áreas degradadas.

Créditos:

Professor responsável:

DEMAIS PROGRAMAS DE POS-GRADUAÇÃO DA UFLA