HISTÓRICO

A seleção dos discentes é feita uma vez por ano em forma de edital. As três linhas de pesquisa são formadas por docentes com elevado grau de treinamento, muitos no exterior, e destacada experiência em suas áreas de atuação. O perfil dos discentes do PPGEF é bastante variável. Originados de várias regiões do país e do exterior, os discentes possuem diferentes conhecimentos técnicos e culturais. Muitos já ocupam alguma posição em sua instituição de origem, o que enriquece o PPGEF e contribui para o treinamento dos discentes recém formados. O egresso do PPGEF tem formação científica e cultural ampla, desenvolvida com os inúmeros créditos cursados em disciplinas regulares oferecidos na grade curricular do curso, ou em outros programas de pós-graduação, além do envolvimento em diversas atividades durante o período do curso. O egresso tem também oportunidade de evolução de sua capacidade em ensino, se envolvendo nas disciplinas de graduação na condição de Estágio Docência. Somado a isso, os egressos também têm oportunidades de participar de projetos de pesquisas em convênios com outras instituições de ensino e empresas públicas e privadas. Atualmente muitos egressos apresentam experiência internacional, adquiridos em estágios no exterior e também na interação com professores e pesquisadores visitantes estrangeiros na Universidade Federal de Lavras. O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal (PPGEF), nos níveis de Mestrado e Doutorado, tem como objetivo principal a capacitação de profissionais para a atuação em atividades de magistério superior, pesquisa, inovação e extensão, com aprimoramento do conhecimento em Ciências Florestais, em três linhas de pesquisa: Ecologia Florestal, Manejo Florestal e Silvicultura e Genética Florestal. O curso de mestrado em Engenharia Florestal teve início em março/1993, sendo recomendado pelo GTC/CAPES em parecer de 03/09/1992. O curso de doutorado em Engenharia Florestal teve início em março/2000, sendo recomendado pelo GTC/CAPES em parecer de 07/12/2000.

O PPGEF possui um sistema de acompanhamento dos discentes do Programa, com disponibilização das informações no site do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal, o que permitirá uma maior integração do Programa com os egressos e dessa forma aumentar a interação dos discentes com o mercado de trabalho. Muitos egressos continuam em contato permanente com os docentes e discentes do programa na posição de coorientação, projeto de pesquisa e participação de banca de defesa de dissertação ou tese.

Ecologia Florestal

Principais temas desenvolvidos: Avaliação de impactos ambientais, Dendrocronologia, ecologia da vegetação e fitogeografia, Ecologia de ecossistemas, Ecologia de comunidades e populações vegetais, Ecologia do fogo, Ecologia e manejo de unidades de conservação, Proteção ambiental. Docentes Permanentes: Ana Carolina Maioli Campos Barbosa, Eduardo van den Berg,  Marco Aurélio Leite Fontes e Rubens Manoel dos Santos. Docentes Colaboradores: Letícia Vieira.

Manejo Florestal

Principais temas desenvolvidos: Bioestatística, Biometria florestal, Colheita e transporte florestal, Economia florestal, Geotecnologia, Inventário florestal, Legislação e gestão ambiental, Manejo florestal, Planejamento florestal, Inteligência computacional. Docentes Permanentes: Fausto Weimar Acerbi Junior, Luís Antônio Coimbra Borges, José Marcio de Mello, José Roberto Soares Scolforo, Lucas Rezende Gomide, Luis Marcelo Tavares de Carvalho e Natalino Calegario.

Silvicultura

Principais temas desenvolvidos: Estudos e conservação genética de populações florestais, Melhoramento genético de espécies florestais, Recuperação de áreas degradadas, Sementes florestais, Silvicultura, Sistemas agroflorestais, Viveiros florestais. Docentes Permanentes: Anderson Cleiton José, Dulcinéia de Carvalho, Gilvano Ebling Brondani, José Marcio Rocha Faria, Lucas Amaral, Nelson Venturin, Otávio Campoé e Soraya Alvarenga Botelho.