Linhas de Pesquisa

Área de Concentração:  Botânica Aplicada

linhas de pesquisa:

Estrutura e Funcionamento das Plantas: Trata dos trabalhos de pesquisa e aplicação de conhecimentos da estrutura das plantas, tanto sobre a morfologia e arquitetura externas como da citologia, histologia e anatomia bem como as suas relações com a produção vegetal. Nessa linha de pesquisa serão abordados, essencialmente, os aspectos relacionados com a otimização da produção vegetal, da reprodução vegetal, da adaptação das plantas em diferentes ambientes, do manejo de populações perturbadas, da recuperação de áreas degradadas, da prospecção de produtos naturais, preservação e manejo de espécies nativas.

Biossistemática Vegetal: Compreende estudos florísticos e sistemáticos em táxons vegetais de Monilophyta e Fanerógamas de biomas brasileiros, com ênfase em Campos, Campos Rupestres e Cerrados (através de análise morfológica clássica e/ou utilizando métodos filogenéticos) promovendo identificação, descrições, chaves, dados fenológicos e fitogeográficos. Entre os estudos florísticos e taxonômicos desenvolvidos no programa, destacam-se as famílias botânicas representadas na região de Lavras e arredores. Nesses estudos são empregados dados de naturezas diversas, sobretudo informações morfológicas, moleculares, citotaxonômicas, de biologia reprodutiva (biologia floral e estratégias reprodutivas) e biogeográficas, buscando reconstruir a história evolutiva dos táxons em questão. Dessa forma, fornecendo subsídios tanto para projetos sistemáticos e evolutivos quanto para estudos e políticas voltados à conservação e manejo de espécies da flora brasileira.

Estratégias de História de Vida em Plantas: Compreende estudos dos ciclos de vida das plantas, com ênfase nas criptógamas (algas e monilófitas), bem como suas estratégias adaptativas. Os projetos investigam os padrões de sobrevivência, crescimento e reprodução de plantas aquáticas, especialmente as Monilophyta aquáticas. Nesses estudos, comparamos as histórias de vida de espécies aparentadas ou não, e fornecemos informações valiosas sobre a história evolutiva das espécies. Isto porque tais espécies são expostas a pressões seletivas semelhantes, uma vez que vivem no mesmo ambiente, o aquático. Dentre as microalgas estudadas enfatizamos as estratégias de vida de cianobactérias associadas a fungos formando líquens.