Defesa de tese

1. TEMA

Para obtenção do título de doutor será exigida a defesa de tese vinculada à linha de pesquisa ou área de concentração do programa.

As teses deverão apresentar, respectivamente, uma contribuição significativa e original para o avanço do conhecimento científico sobre o tema em foco.

Os resultados de pesquisa originados das teses estão sujeitos às leis vigentes no país e às normas ou resoluções relativas à propriedade intelectual

2. REDAÇÃO

– A redação da tese deverá obedecer às normas estabelecidas no Manual de Normatização e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos.

– Os discentes deverão submeter o conteúdo das teses à correção gramatical e de linguagem e à revisão da adequação às normas bibliográficas vigentes na UFLA.

3. INSTRUÇÕES PARA MARCAR A DEFESA

Para a marcação de defesa  de tese é imprescindível que o aluno já tenha feito sua qualificação. ( A qualificação deve ser efetuada no minimo com quinze dias de antecedência à data da defesa da tese)

– Para dar início ao processo de marcação de defesa, o aluno deverá ter integralizado todos os créditos exigidos pelo PPGBiomat.

– Fazer o convite formal aos convidados para participar da banca, definindo data e horário que sejam compatíveis com a disponibilidade de todos.

– Encaminhar o FORMULÁRIO  próprio de marcação de defesa, digitado,com a composição da banca e assinado pelo orientador e discente.

– Encaminhar a DECLARAÇÃO de integralização dos créditos assinada pelo orientador.

– O prazo para marcar a defesa é 30 DIAS antes da data escolhida.

4. COMPOSIÇÃO DA BANCA:

– Professor/pesquisador orientador

– 2 membros externos à UFLA e/ou ao PPGBIOMAT

– 2 membros internos ou externos

– 2 suplentes

Total: 5 membros + 2 suplentes

Observações:

– A banca de defesa de tese não poderá ter a mesma constituição do comitê orientador.

– A banca de defesa de tese não poderá ter a mesma constituição da banca do exame de qualificação.

– A participação de co-orientador  é possível, desde que limitada a 1(um).

– Todos os membros deverão ser portadores, no mínimo, do título de doutor.

Evitar endogamia nas bancas, ou seja a repetição de mesmos participantes.

– Seguir as normas de ética, ou seja, os participantes da banca não poderão ter parentesco ou relação profissional com o aluno.

5. APÓS A DEFESA

– Prazo de entrega da tese corrigida (inglês, português, sugestões da banca, com ficha catalográfica e comprovante de submissão/aceite/publicação do artigo): 30 dias úteis após a data da defesa.

– O não cumprimento do prazo estabelecido implicará em pagamento de multa diária. Caso ultrapasse 90 dias o aluno perderá o direito ao título.

– A elaboração da ficha catalográfica deve ser feita pela Coordenadoria de Produtos e Serviços da Biblioteca Universitária da UFLA (ficha@biblioteca.ufla.br), com a apresentação de:

a) o arquivo da tese em formato .doc ou .pdf ;

b) ata de defesa escaneada;

c) de três a cinco palavras-chave diferentes das utilizadas no título.

– As revisões de português, inglês ou outra língua estrangeira, citações e referências são obrigatórias. Obs.: As revisões de português, citações e referências não podem ser feitas em arquivos eletrônicos ao mesmo tempo.

– O aluno deverá  encaminhar o arquivo pronto para a secretaria do PPGBIOMAT para que seja feita  a  conferência de todo o arquivo quanto à formatação (medidas) e as normas estabelecidas pela PRPG, sendo então emitido um parecer e entregue ao discente juntamente com a ata de defesa.

– O arquivo final da tese juntamente com a cópia do parecer da secretaria devem ser encaminhados para a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD/UFLA, através do e-mail bibliodigital@biblioteca.ufla.br

– Encaminhar o arquivo para impressão, somente após receber a declaração de inclusão na Biblioteca Digital. O resumo geral e seu respectivo abstract (extensão .doc) deverão ser gravados CD-ROM .

– Os exemplares impressos e a declaração da BDTD deverão ser entregues na PRPG no prazo de 30 dias úteis após a data da defesa.