O programa de Engenharia de Biomateriais se divide em duas áreas (Compósitos e Nanocompositos Lignocelulosicos e Produtos e nanoprodutos alimentícios). O candidato no momento da sua inscrição irá escolher uma das áreas no momento de sua inscrição.
Compósitos e Nanocompositos Lignocelulosicos
Compreende estudos técnicos científicos de partículas, fibras e nanofibras celulósicas para reforço de compósitos, micro e nano transistores de celulose, nanopartículas adesivas, elaboração de revestimentos funcionalizados por incorporação de nanopartículas ou nanocamadas, fibrocimento, compósitos plástico-madeira e a base de resíduos agricolas. Dessa forma, fornecendo subsídios tanto para geração de novos materiais quanto para estudos e políticas voltados à proteção intelectual, incubadora de empresas e transferência de tecnologias via Parque Cientifico e Tecnológico de Lavras.
Produtos e Nanoprodutos Alimentícios
Trata-se de pesquisas envolvendo o desenvolvimento de produtos na área de ciência dos alimentos – nanocompósitos. As nanopartículas têm uma ampla aplicação na área de alimentos englobando tanto produtos alimentícios propriamente ditos, como também embalagens e filmes para alimentos. Estas nanopartículas apresentam área de superfície elevada que, quando dispersa em uma matriz alimentar ou polimérica, promovem mudanças na dinâmica molecular que alteram as propriedades física, químicas e sensoriais dos produtos. Estas propriedades, seja do alimento adicionado de nanopartículas, embalagens funcionais, bionanocompósitoss, embalagens ou filmes poliméricos com nanocompostos ou alimentos acondicionados nestes polímeros devem ser avaliadas quanto as características químicas, físicas e sensoriais para obtenção de sucesso no mercado consumidor.