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ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADES DE PÓS-GRADUAÇÃO NO PERÍODO DE SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS

Publicado: Sexta, 20 Março 2020 10:21 | Última Atualização: Terça, 24 Março 2020 11:35

ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADES DE PÓS-GRADUAÇÃO NO PERÍODO DE SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS

Conforme deliberações do Comitê Especial de Emergência para prevenção ao Coronavírus, a Pró-reitoria de Pós-graduação informa a comunidade acadêmica sobre os procedimentos administrativos a serem adotados durante o período de suspensão das atividades acadêmicas correlatas à Pós-graduação.

  • ATENDIMENTO AO PÚBLICO

Em conformidade com a Portaria nº 247/2020-Reitoria, que determina a obrigatoriedade de trabalho remoto para servidores, a PRPG informa que a partir de 23/03/2020 o atendimento ao público será realizado EXCLUSIVAMENTE pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. , no horário de 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00.

O atendimento presencial nas dependências da PRPG está SUSPENSO em decorrência do “Período de emergência em saúde pública ocasionado pelo Covid-19”.

  • DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES E ATUALIZAÇÕES

A divulgação de informações e atualizações sobre a situação decorrente do “Período de emergência em saúde pública ocasionado pelo Covid-19” será realizada através do site da PRPG (www.prpg.ufla.br).

Portanto, aconselhamos que discentes, docentes, secretários, técnicos administrativos, colaboradores e membros externos à comunidade acadêmica acessem o site com frequência.

  • PEDIDOS DE PRORROGAÇÃO DO PRAZO PARA DEFESA

Os discentes cujo prazo de defesa coincida com o período de suspensão das atividades acadêmicas poderão solicitar a prorrogação de prazo, inclusive aqueles que já estiverem em período de prorrogação e ficarem impedidos de defender nesse prazo. Os pedidos de prorrogação deverão ser enviados à PRPG após a normalização das atividades acadêmicas e administrativas. O pedido de prorrogação deve ser feito por meio do requerimento padrão, (disponível no site da PRPG), contendo as devidas assinaturas.

Obs.: o desligamento por decurso do prazo de conclusão não ocorrerá durante o período de suspensão das atividades acadêmicas.

  • TRÂMITES PÓS-DEFESA

A realização de trâmites pós-defesa será feita apenas para casos de urgência na emissão do diploma, mediante apresentação de justificativa. Os discentes que não possuírem tal urgência, poderão dar início ou continuidade nos trâmites após a normalização das atividades acadêmicas e administrativas. A cobrança de multa referente ao atraso na finalização dos trâmites pós-defesa será suspensa a partir do dia 21/03/2020.

Obs.1: Discentes que já estejam incorrendo no período de multa, não serão isentos do valor devido até o dia 20/03/2020.

Obs.2: Portaria da Biblioteca Universitária sobre trâmites pós-defesa

  • PROCESSO SELETIVO

A publicação de editais de seleção para 2020/2 está mantida até o momento, considerando que as inscrições são realizadas online e o envio de documentos pode ser feito via correio. A publicação está prevista para o dia 26/03/2020.

RETIFICAÇÃO: a PRPG informa a suspensão do processo seletivo para o período 2020/2, considerando a evolução dos problemas relacionados ao COVID-19, com implicações futuras ao calendário de seleção. Portanto, os editais previstos para publicação no dia 26/03/2020 estão suspensos por tempo indeterminado.

A divulgação de qualquer alteração sobre processos seletivos será feita no site da PRPG

  • MARCAÇÃO DE DEFESAS

A marcação de defesas no SIGAA, bem como realização de bancas de dissertação, tese ou trabalho de conclusão estão suspensas a partir do dia 23/03/2020, por tempo indeterminado.

Todas as qualificações estão suspensas a partir do dia 23/03/2020, por tempo indeterminado. Qualificações previamente agendadas e que não haja possibilidade de remarcação posterior podem ocorrer, desde que todos os membros participem exclusivamente por videoconferência, inclusive discente e orientador.

Defesas e bancas de dissertação, tese ou trabalho de conclusão que estavam previamente agendadas podem ser canceladas e remarcadas posteriormente.

Caso haja urgência na conclusão do curso, o discente deverá apresentar justificativa para realização da banca e é obrigatório que todos participem exclusivamente por videoconferência, inclusive discente e orientador (em conformidade com a Portaria CAPES nº 36, de 19 de março de 2020).

  • CADASTRAMENTO E CANCELAMENTO DE BOLSAS

Os formulários de cadastramento e cancelamentos de bolsas da CAPES e FAPEMIG podem ser enviados digitalizados por e-mail, devidamente preenchidos e assinados.

Obs.: Até o momento não existe qualquer orientação das agências de fomento em relação à suspensão ou cancelamento de bolsas. Neste sentido, todas as bolsas vigentes permanecem implementadas, sem a possibilidade de prorrogação.

  • ATIVIDADES REMOTA PARA DISCENTES DE PÓS-GRADUAÇÃO

As atividades de pós-graduação (exceto aulas) poderão ocorrer de forma remota e o cronograma de atividades a serem realizadas deverá ser definido com o orientador e encaminhado para a secretaria do programa. Cabe ao orientador o monitoramento das atividades dos estudantes sob sua orientação. Esse acompanhamento pode ser feito por email, através de relatos do discente sobre o andamento das atividades.

Obs.1: baixar formulário

Obs.2: Projetos com atividades experimentais em laboratório ou a campo devem permanecer até o seu término. Novos experimentos (campo ou laboratório) não devem ser iniciados.

Obs.3: Em relação ao preenchimento do formulário, informamos que o período pode ser deixado em branco, tendo em vista que não sabemos o prazo de suspensão das atividades. A descrição do cronograma deverá conter as atividades planejadas em conjunto entre discente e orientador, que deverão ser realizadas durante o período de trabalho remoto. Ou seja, o formulário servirá como um planejamento.  

  • LICENÇA MATERNIDADE

Os pedidos de licença maternidade devem ser encaminhados via email. O requerimento padrão, devidamente preenchido e assinado pela discente e o atestado médico devem ser digitalizados e enviados à secretaria do programa. Após ciência e concordância do orientador e coordenador, a secretaria deverá fazer o encaminhamento da documentação à PRPG.

Obs.1: As assinaturas do orientador e coordenador poderão ser substituídas por email enviado por ambos, em que conste a concordância em relação ao pedido.

Obs.2: Para fins de licença maternidade em relação à bolsa CAPES, a discente deverá enviar também cópia da certidão de nascimento do(a) filho(a).

Obs.3: Após a normalização das atividades acadêmicas e administrativas, o atestado médico original deverá ser entregue na PRPG para ser anexado à ficha cadastral da discente.

  • AFASTAMENTO POR MOTIVO DE SAÚDE

Pedidos para afastamento por motivo de saúde devem ser encaminhados via email para a secretaria do programa. Os pedidos devem ser feitos utilizando o requerimento padrão, contendo assinatura do discente e laudo médico que comprove a necessidade de afastamento.

Obs.1: As assinaturas do orientador e coordenador poderão ser substituídas por email enviado por ambos, em que conste a concordância em relação ao pedido.

Obs.2: Após a normalização das atividades acadêmicas e administrativas, o atestado médico original deverá ser entregue na PRPG para ser anexado à ficha cadastral do discente.

  • ALTERAÇÃO DE MATRÍCULA EM DISCIPLINAS

Os pedidos de alteração de matrícula em disciplinas deverão ser enviados após a normalização das atividades acadêmicas e administrativas, tendo em vista que a Câmara de Assuntos Acadêmicos ficará impedida de se reunir durante este período para avaliar os pedidos. Pedidos já entregues e ainda não avaliados também deverão aguardar o retorno das atividades da Câmara.

  • RECONHECIMENTO DE TÍTULO

Os pedidos de reconhecimento de título que já foram recebidos pela PRPG e estão em fase de pré-análise e análise serão mantidos em andamento. Em decorrência do “Período de emergência em saúde pública ocasionado pelo Covid-19”, poderá haver atraso nos prazos estabelecidos para condução das etapas do processo.

Pedidos que estão aguardando documentação complementar e aguardando pré-análise ficarão pendentes até a normalização das atividades acadêmicas e administrativas.

O recebimento de novos pedidos de reconhecimento de título ficará suspenso a partir de 23/03/2020, até normalização das rotinas administrativas. 

  • CONSELHOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU E LATO SENSU

Todas as reuniões ordinárias dos Conselhos de Pós-graduação Stricto Sensu e Lato Sensu estão suspensas a partir do dia 23/03/2020, por tempo indeterminado.

  • EDITAIS PROJETO CAPES/PRINT - UFLA

Os editais referentes ao Projeto CAPES/PRINT – UFLA serão retificados, prorrogando os prazos para saídas e chegadas do exterior. No caso específico do edital para doutorado sanduíche, será dilatado o prazo de inscrição mediante a necessidade de realização do teste de proficiência em língua estrangeira.

No caso de discentes e docentes que estejam no exterior, a PRPG já encaminhou as devidas orientações por email.

  • PUBLICAÇÃO DE ATOS DA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO

A publicação de portarias e resoluções da PRPG no Boletim Interno serão mantidas sem alterações.

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta: 8h - 12h / 14h - 18h (Horário de Brasília)
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