Defesa Fechada

As defesas da dissertação e da tese deverão ser realizadas publicamente, exceto quando os seus conteúdos envolverem conhecimentos passíveis de serem protegidos por direitos de propriedade intelectual, conforme atestado pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NINTEC) da UFLA.

Normatização: Portaria PRPG nº 1272/2021

Procedimentos:

• O Coordenador do Programa encaminha para o NINTEC um memorando demonstrando o interesse pela defesa fechada da Tese ou Dissertação, juntamente com o Questionário de Invenção (disponível em http://www.prp.ufla.br/nintec/index.html) devidamente preenchido.
  • O NINTEC realizará as buscas de anterioridade para averiguar a novidade da tecnologia.
  • O Núcleo de Inovação Tecnológica emitirá um parecer técnico sobre a necessidade de realização da defesa fechada.
  • Aprovada a realização da defesa fechada, o NINTEC providenciará o Termo de Sigilo ou Confidencialidade de todas as pessoas envolvidas no desenvolvimento da Tecnologia Patenteável.
  • Após a realização da defesa, o discente e/ou orientador deverá providenciar a Redação da Patente que deverá ser depositada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI no prazo de 90 dias.
  • Após a realização do depósito da patente no Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI o Núcleo de Inovação Tecnológica – NINTEC deverá encaminhar memorando com as informações pertinentes para a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, para dar encaminhamento na publicação da Dissertação ou Tese.
  • Os colegiados dos programas deverão definir, quando for o caso, outros procedimentos específicos para a realização da defesa de tese e dissertação fechada.

Núcleo de Inovação Tecnológica