Ir direto para menu de acessibilidade.

Defesa Fechada

As defesas da dissertação e da tese deverão ser realizadas publicamente, exceto quando os seus conteúdos envolverem conhecimentos passíveis de serem protegidos por direitos de propriedade intelectual, conforme atestado pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NINTEC) da UFLA.

A solicitação de defesa fechada de tese e dissertação deverá, após o NINTEC-UFLA atestar a necessidade de sigilo, ser encaminhada pelo coordenador do programa à PRPG, que será responsável por sua autorização nos termos definidos em resolução específica.

Os colegiados dos programas deverão definir, quando for o caso, outros procedimentos específicos para a realização da defesa de tese e dissertação fechada.

Procedimentos:

  • O Coordenador do Programa encaminha para a Pró-Reitoria de Pós-Graduação um memorando demonstrando o interesse pela defesa fechada da Tese ou Dissertação, juntamente com o Questionário de Invenção (disponível em http://www.prp.ufla.br/nintec/index.html) devidamente preenchido.
  • A Pró-Reitoria de Pós-Graduação encaminhará a solicitação de defesa fechada e o questionário de invenção para o NINTEC, que realizará as buscas de anterioridade para averiguar a novidade da tecnologia.
  • O Núcleo de Inovação Tecnológica emitirá um parecer técnico sobre a necessidade de realização da defesa fechada.
  • Aprovada a realização da defesa fechada, o NINTEC providenciará o Termo de Sigilo ou Confidencialidade de todas as pessoas envolvidas no desenvolvimento da Tecnologia Patenteável.
  • Após a realização da defesa, o discente e/ou orientador deverá providenciar a Redação da Patente que deverá ser depositada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI no prazo de 90 dias.
  • Após a realização do depósito da patente no Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI o Núcleo de Inovação Tecnológica – NINTEC deverá encaminhar memorando com as informações pertinentes para a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, para dar encaminhamento na publicação da Dissertação ou Tese.

Núcleo de Inovação Tecnológica

Capes
CNPq
Fapemig
Finep
Periódicos Capes
Plataforma Sucupira