Para a marcação de defesa de dissertação é imprescindível que o aluno já tenha feito sua qualificação.
1. TEMA
Para obtenção do título de mestre será exigida a defesa de dissertação vinculada à linha de pesquisa ou área de concentração do programa.
As dissertações deverão apresentar, respectivamente, uma contribuição significativa e original para o avanço do conhecimento científico sobre o tema em foco.
Os resultados de pesquisa originados das dissertações estão sujeitos às leis vigentes no país e às normas ou resoluções relativas à propriedade intelectual
2. REDAÇÃO
– A redação da dissertação deverá obedecer às normas estabelecidas no Manual de Normatização e Estrutura de Trabalhos
– Os discentes deverão submeter o conteúdo das dissertações à correção gramatical e de linguagem e à revisão da adequação às normas bibliográficas vigentes na UFLA.
3. INSTRUÇÕES PARA MARCAR A DEFESA
– Para dar início ao processo de marcação de defesa, o aluno deverá ter integralizado todos os créditos exigidos pelo PPGbiomat.
– Fazer o convite formal aos convidados para participar da banca, definindo data e horário que sejam compatíveis com a disponibilidade de todos.
– Encaminhar o FORMULÁRIO próprio de marcação de defesa, digitado,com a composição da banca e assinado pelo orientador e discente.
– Encaminhar a DECLARAÇÃO de integralização dos créditos assinada pelo orientador.
– O prazo para marcar a defesa é 30 DIAS antes da data escolhida.
4. COMPOSIÇÃO DA BANCA:
– Professor/pesquisador orientador
– 1 membro externo à UFLA ou ao PPGBIOMAT
– 1 membro
– 1 suplente
Total: 3 membros + 1 suplente
Observações:
– A banca de defesa de dissertação não poderá ter a mesma constituição do comitê orientador.
– A banca de defesa de dissertação não poderá ter a mesma constituição da banca do exame de qualificação.
– Todos os membros deverão ser portadores, no mínimo, do título de doutor.
– Evitar endogamia nas bancas, ou seja a repetição de mesmos participantes.
– Seguir as normas de ética, ou seja, os participantes da banca não poderão ter parentesco ou relação profissional com o aluno.
5. APÓS A DEFESA
– Prazo de entrega da dissertação corrigida (inglês, português, sugestões da banca, com ficha catalográfica e comprovante de submissão/aceite/publicação do artigo): 30 dias úteis após a data da defesa.
– O não cumprimento do prazo estabelecido implicará em pagamento de multa diária. Caso ultrapasse 90 dias o aluno perderá o direito ao título.
– A elaboração da ficha catalográfica deve ser feita pela Coordenadoria de Produtos e Serviços da Biblioteca Universitária da UFLA (ficha@biblioteca.ufla.br), com a apresentação de:
a) o arquivo da dissertação em formato .doc ou .pdf ;
b) ata de defesa escaneada;
c) de três a cinco palavras-chave diferentes das utilizadas no título.
– As revisões de português, inglês ou outra língua estrangeira, citações e referências são obrigatórias.
– O aluno deverá encaminhar o arquivo pronto para a secretaria do PPGBiomat para a conferência de todo o arquivo quanto à formatação (medidas) e as normas estabelecidas pela PRPG, sendo então emitido um parecer que já foi entregue ao discente juntamente com a ata de defesa.
– O arquivo final da dissertação juntamente com a cópia do parecer Câmara de Dissertação e Tese do Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia devem ser encaminhados para a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD/UFLA, através do e-mail bibliodigital@biblioteca.ufla.br.
– Encaminhar o arquivo para impressão, somente após receber a declaração de inclusão na Biblioteca Digital. O resumo geral e seu respectivo abstract (extensão .doc) deverão ser gravados CD-ROM .
– Os exemplares impressos e a declaração da BDTD deverão ser entregues na PRPG no prazo máximo de 30 dias úteis após a data da defesa.